1. Voz lírica masculina. Nas cantigas de amor , a voz lírica é sempre masculina.
2. Expressão da vida aristocrática . Com as convenções do amor cortês , as cantigas de amor refletem o refinamento da vida palaciana , em sua ambientação aristocrática e culta.
3. Convenções do amor cortês:
a. A idealização. A mulher aparece sempre idealizada. Na cantiga de D. Dinis , por exemplo . A voz lírica louva as qualidades da amada : formosura , bondade , lealdade , honra , desenvoltura ao falar , discrição ao rir. Deus a fez tão cheia de qualidades que vale mais que todas as outras do mundo.
b. A Vassalagem amorosa . Com esta convenção da linguagem amorosa , desenvolve-se o tema do amor impossível. A dama idealizada é alcançada à posição de senhora (observe na cantiga a expressão mia senhor) e o homem se rebaixa à condição de seu vassalo.
c. A Coita . Esta palavra de origem galego- portuguesa significa a dor , o sofrimento causado pelo amor incorrespondido. Nas cantigas de amigo nem sempre a coita é o tema , mas nas cantigas de amor é praticamente o único.
4. Origem Provençal. A Provença , região do sul da França , foi o centro irradiador da poesia trovadoresca . Podemos dizer que a cantiga de amor é uma adaptação simplificada e empobrecida de um gênero da poesia provençal , a cansó. D. Dinis declara sua intenção de seguir a modo provençal em sua cantiga :
"Quer' eu em maneira de proençal
fazer agora um cantard'amor".