Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 8 de abril de 2020

O Governo do Imperador Otávio | Roma Antiga



Otávio e seus soldados venceram as forças de Marco Antônio pondo fim à República e estabelecendo um novo regime político: O Império. Além de ter o comando de todos os exércitos romanos , Otávio Augusto , como passou a ser chamado , podia propor e rejeitar leis , convocar o Senado e as Assembleias e intervir militarmente em Roma , na Itália e em todas as províncias romanas. Dono de um poder extraordinário , Augusto dedicou-se  a promover uma série de reformas:

- Definiu os limites do Império Romano e enviou tropas para proteger suas fronteiras;

- Distribuiu terras aos seus soldados;

- Confiou a administração de algumas províncias aos senadores , enquanto manteve outras , como o Egito  (importante fornecedor de trigo a Roma) , sob sua responsabilidade. 

- Modernizou a cidade de Roma , que , na época , tinha cerca de 1 milhão de habitantes ; a cidade ganhou um prefeito , um corpo de bombeiros e monumentos que glorificavam o governo. Com essas reformas , o governo de Otávio Augusto (27 a.C.-14 a.C.) possibilitou o início de um longo período de estabilidade conhecido como Pax Romana , que durou mais de duzentos anos. Durante esse período , as fronteiras foram fortalecidas, as cidades romanas ganharam estradas , teatros e aquedutos . Sob o imperador Trajano , em 117 d.C., o Império adquiriu sua máxima extensão. A relativa estabilidade política vivida pelo Império Romano nos dois primeiros séculos da nossa era favoreceu  crescimento da economia e a expansão do comércio romano. A existência de bons pontos e de uma rede de estradas bem construídas , bem como o uso de uma moeda única em todo o Império (o denário) , também ajudaram nessa expansão comercial. 

Anuncios