Saiba Mais

Translate

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Genética Das Populações


A genética de populações tem por objetivo o estudo das distribuições dos genes nas populações e de modo pelo qual as frequências desses genes e dos genótipos se mantêm constantes ou se modificam nessas populações com o suceder das gerações. A genética de populações nasceu no início do século XX com Hardy (matemático Inglês) e Weimberg (médico alemão) , que lançaram , em 1908 , independentemente um do outro , uma afirmativa que depois ficou consagrada como Lei de Hardy-Weimberg: Numa população grande com cruzamentos aleatórios e nenhuma seleção entre os genótipos , a frequência relativa de genes  alelos tende a permanecer constante de geração em geração. A lei de Hardy-Weimberg estabelece que uma população só se mantém estável geneticamente se obedecer às seguintes condições: 

I - A população deve ser Panmítica. Na panximia , os cruzamentos se fazem aleatoriamente , isto é , ao acaso , sem preferências sexuais ou qualquer tipo de segregação.
II - Restrição a endogamia , uma vez que esta dificulta a heterose (=vigor híbrido) , ou seja , a recombinação dos genes nos descendentes. 

A heterose ou vigor híbrido é a melhoria das qualidades genéticas de uma população. 
Os cruzamentos entre descendentes de linhagens sem qualquer parentesco facilitam a ocorrência da heterose . A endogamia , ao contrário , dificulta a heterose , pois tende a gerar indivíduos predominantemente homozigotos. 
III- Grande população . Nas pequenas populações , qualquer erro de amostragem pode ter uma importância elevada para fins estatísticos. 
IV - Não ocorrência de mutações  ou então , sejam tão raras que possam ser desprezadas.
V- Não pode ocorrer seleção natural , todos os genótipos devem ter igual taxa de sobrevivência.
VI - Não ocorrência de migrações para dentro da população de indivíduos provenientes de outras de outras populações dotadas de gene-pool diferente. 
Hardy e Wimberg encontraram numa equação matemática a maneira de calcular as variações gênicas e fenotípicas de uma população , para isso usou uma equação (p + q)² = 1. Aqui p representa o gene dominante e q o gene recessivo . Desmembrando a equação temos:
(p + q)² = p² + 2PQ +Q².

Podemos encontrar uma perfeita concordância dessa expressão matemática com as combinações genotípicas possíveis em um par de alelos , quando se consideram cruzamentos de uma população panmítica. 

Anuncios