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quarta-feira, 15 de abril de 2020

Manipulação da Mídia


A utilização de técnicas ou táticas de informações que são transmitidas pelos meios de comunicação como uma maneira de favorecer algum interesse político ou ideológico chama-se "Manipulação da Mídia". Nem sempre pode ser atribuído aos jornalistas a responsabilidade ou a origem nos casos de manipulação dos meios de comunicação de massa mesmo que eles sejam os gestores diretos do material informativo. O fluxo de informação é originado das organizações complexas (órgãos do governo , empresas privadas e instituições científicas) carregadas de uma específica competência que não são passíveis de verificação imediata. Essas organizações são denominadas como spin doctors e são autorizados a relacionar-se diretamente com a determinada imprensa. Embora possam também estar sujeitas a imparcialidade, as atividades de divulgação de informações dessas organizações não são colocados ao código deontológico do jornalista. Desde então, algumas vezes , a informação manipulada tem origem alheios aos órgãos de imprensa. As táticas de manipulação da informação da mídia se trata desde o uso de falácias lógicas e outros artifícios retóricos que passam por técnicas de propaganda e de manipulação psicológica . A pura fraude também faz parte disso , é óbvio. Assim , frequentemente há manipulação e omissão de dados e a exclusão de opiniões divergentes da agenda que uma determinada mídia adota, tendo a finalidade de levar alguns argumentos verdadeiros em descrédito.  Em algumas vezes , procura-se desviar a atenção do publico por meio de uma crescente oferta de informações sobre vários assuntos. Com isso , vários métodos de manipulação da mídia ( meios de comunicação de massa ) baseiam-se na distração , assumindo-se o pressuposto de que o público tem uma restrita atenção em algum tema que poderia chocar-lhe ao deparar-se com ele. 

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