Saiba Mais

Translate

sábado, 11 de abril de 2020

Relevo e Hidrografia | África


No continente africano as formas de relevo são relativamente homogêneas. Podemos dizer que o continente é um grande planalto , formado em sua maior parte por rochas antigas , com altitude média de 700 metros . Há planícies , em geral litorâneas ou fluviais. O continente pode ser dividido em duas porções:
a norte-ocidental , de formas mais baixas , e a sul-oriental , de topografia mais elevada.

Em geral , as terras altas africanas chegam até perto do mar , onde formam padrões abruptos que caem para as estreitas planícies costeiras. Essa característica aparece principalmente na parte sudoeste do continente  e constitui um obstáculo à penetração do interior. Os europeus sentiram essa dificuldade quando , no século XIX , desbravaram e conquistaram o interior do território. Elevações importantes da África são o planalto da Etiópia e o planalto dos Grandes Lagos , situados no lado oriental do continente , e os montes Adamauouá, que ocupam Camarões e se estendem até a Guiné , no lado ocidental. Além dos planaltos , o relevo africano apresenta extensas áreas de depressões , onde se instalam os desertos continentais. Apesar de os grandes planaltos dominarem a África , há algumas cadeias de montanhas no continente. Entre elas , duas merecem destaque :

- Cadeia do Atlas. Localizada no noroeste africano, é formada por dobramentos ocorridos um pouco antes dos que deram origem às montanhas jovens da Europa e da Ásia. As elevações chegam a 4 mil metros de altura , e o ponto culminante é o monte Toubkal , com 4 166 metros.

- Cadeia de Drakenberg . Situada no extremo sul , é formada por dobramentos antigos que datam da era Paleozóica . As montanhas alcançam cerca de 3 mil metros , e o ponto mais elevado é o monte Thabana Ntlenyana , com 3.650 metros. 

Anuncios