Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Civilização Islâmica


O islão , ou civilização islâmica , tem como base a religião muçulmana ou maometana , que , assim como o cristianismo e o judaísmo , é  monoteísta. Mas a religião muçulmana exerce uma influência muito maior sobre a cultura islâmica do que o cristianismo e o judaísmo em relação ao Ocidente. Os islâmicos afirma ter valores mais espiritualizados que a cultura ocidental , que tem por base a crença no progresso material. Exemplificando : um ocidental típico (com exceção de uma minoria que pensa de forma diferente) tem como principal objetivo na vida ganhar muito dinheiro e adquirir bens materiais, como uma casa e um automóvel. Já um islâmico típico , ao contrário (salvo raríssimas exceções), tem como principal objetivo na vida seguir os ensinamentos do Alcorão , o livro sagrado da religião maometana. Entre os ensinamentos do Alcorão , ou obrigações dos fiéis , destacam-se : 
-A necessidade de ir ao menos uma vez na vida até Meca, a cidade sagrada do islamismo , localizada na Arábia Saudita; 
- A oração obrigatória cinco vezes ao dia , ajoelhado e com o rosto virado em direção a Meca .
-O jejum obrigatório durante o Ramadã , ou mês sagrado , período no qual muitos alimentos são proibidos e só é permitido comer à noite , depois que o sol se pôs;
- o dízimo ou obrigação de dar uma parte da renda aos pobres.

Existem ainda outros hábitos islâmicos , como a forte separação social entre o homem (que deve sempre liderar) e a mulher (que deve ficar mais em casa , ser submissa e usar um véu que cobre o rosto quando sai à rua), a proibição de bebidas alcoólicas , o castigo físico e em público (chicoteamento ou decepamento da mão) de desordeiros e ladrões, etc. Mas estes últimos hábitos , ao contrário daquelas obrigações que são indiscutíveis , às vezes são questionados por alguns islâmicos mais liberais. Nos últimos anos tem predominado o fundamentalismo , isto é , as correntes islâmicas mais radicais e menos abertas , que defendem com fanatismo esses hábitos e criticam (às vezes até ameaçam) aqueles que tentam suavizá-los . Uma escritora do Paquistão que há alguns anos defendeu a igualdade das mulheres perante os homens , dizendo que elas tinham de lutar por seus direitos , foi ameaçada de morte e teve de deixar o país. 

Anuncios