Saiba Mais

Translate

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Mutações


As teorias mais modernas da evolução baseiam-se capítulo da hereditariedade, procurando explicar dessa maneira , a transformação das espécies e a evolução das mesmas. Esses estudos foram feitos por Hugo e Vries e Morgan , principalmente. Hugo de Vries trabalhou com vegetais da espécie Oenothera Lamarckiana e verificou que apareciam bruscamente entre esses vegetais algumas espécies diferentes quer no porte, quer na forma e tamanho das folhas , flores e frutos. Essas modificações realizavam-se bruscamente , eram permanentes e, ainda se transmitiam hereditariamente. Fato análogo foi verificado por Morgan em experimentos com Drosophilas Melanogaster . Notou que em laboratório obtinha drosophilas de asas normais e drosophilas de asas vestigiais. Trabalhando unicamente com drosophilas de asas normais , obtinha bruscamente o aparecimento de asas vestigiais. A este fenômeno os cientistas denominaram mutação. As mutações podem ser espontâneas ou provocadas por determinados fatores como drogas químicas e radiações e podem ocorrer tanto nos genes quantos nos cromossomos. 
As mutações podem ser:

a) Gênicas - São mudanças na estrutura do gene , sendo , portanto , transmissíveis hereditariamente.
b) Cromossômica - As mutações cromossômicas dizem respeito a transformações estruturais ou numéricas do cromossomo.

As mutações  estruturais denominam-se aberrações cromossômicas e podem ocorrer por deficiência ou deleção (falta de pedaço do cromossomo), por duplicação (há um pedaço duplicado no cromossomo) , por translocação (dois cromossomos fraturados trocam pedaços) e por inversão (um cromossomo é bifaturado e o pedaço solto sofre um giro de 180º e se liga novamente ao cromossomo). As mutações numéricas podem ocorrer por aneuplodia e por euploidia. Aneuploidia é a alteração do número de cromossomos componentes de um genoma ; pode ser o acréscimo ou perda. Dai , os nomes monossomia (perda de um cromossomo , isto é , 2n- 1), nulissomia (falta de um par de cromossomos homólogos , isto é , 2n-2) , trissomia (acréscimo de um cromossomo , isto é , 2n+1) , tetrassomia (acréscimo de dois cromossomos , ou seja , 2n+2) etc. 
Na espécie humana , citam-se s seguintes casos de aneuplodia :
1- Mongolismo : com fórmula genotípica 45 + XY e 45 +XX.
2- Síndrome de Turner : com a fórmula genotípica 44 + x0.
3- Síndrome de Klinefelter : com a fórmula 44 + XXY.

Euplodia é a perda de um conjunto todo de cromossomo de um genoma, ou acréscimo de um ou mais genomas. As mutações podem ocorrer em tecidos normais que possuam diferentes constituições cromossômicas (mosaicismo).

Anuncios