Saiba Mais

Translate

terça-feira, 14 de abril de 2020

Privatizações


Privatização ou desestatização é uma venda de uma empresa ou instituição do setor público transformando a empresa em setor privado e isto acontece por meio de leilões públicos. 

Iremos utilizar um exemplo da desestatização do Sistema Telebrás.

Em 1998 , o sistema Telebrás foi desestatizado sendo que uma parte da propriedade da empresa ficou alienada em 20 % das ações. A União continuou sendo proprietária de parcela  da empresa com relação dos ativos societários. Antes da privatização havia um pouco mais de 22 milhões de linhas existentes aqui no Brasil , englobando telefones fixos e celulares. Depois da desestatização da empresa Telebrás , a média de números cresceu quase 20 milhões por ano. Na média , o investimento anual da estatal foi somente 2,4 bilhões. Depois de ser desestatizada, a Telebrás teve seu número disparado para mais de 16 bilhões por ano. Repare que investimento se traduz em geração de empregos , bens e serviços e renda melhores para a população consumidora. A linha telefônica tinha o valor de U$$1,000,00 (mil dólares) , sendo inacessível para a população mais pobre. Sem contar que a instalação de um telefone fixo durava entre 1 e 2 anos. Portanto , era algo tão custoso e demorado que existia aluguel de linhas telefônicas. Até mesmo havia uma existência de um mercado negro para fazer instalação mais rápida. Todavia , os custos dessa operação designada pelo mercado negro alcançavam U$$ 10,000,00 (dez mil dólares). Hoje em dia , a instalação é imediata e a linha é gratuita. Depois de 4 anos após a privatização da Telebrás , o Estado brasileiro fazia arrecadação de 2,6 x mais do que antes por meio dos tributos no setor de telefonia. Também aconteceu uma queda significativa dos valores que eram cobrados pelas ligações. Por fim , todos esses acontecimentos resolveram muitos problemas em favor da população em geral . Principalmente aqueles de baixa renda pelo fato desses passarem a ter acessos aos serviços.  Em 2 anos houve a criação de mais de 10.000 postos de emprego na questão da telefonia. Mesmo assim , apesar dos avanços que aconteceram por causa das privatizações, as ligações brasileiras permanecem caras quando comparadas à outros países. É caro pelo fato da existência do excesso de regulação do estado neste setor que resulta em gigantescas barreiras de entrada, diminuindo a competição e causando um oligopólio. Por causa da baixa concorrência , entraves acabam surgindo , evitando melhoras no desempenho das ligações telefônicas brasileiras. 

Vamos falar sobre os efeitos da privatização da Vale

O processo de desestatização da empresa Vale acabou por contemplar os números da companhia. Ainda no ano de 1997 , foram vendidas 27% das ações da companhia. Antes da privatização , o lucro da Vale era de 325 milhões de dólares em 1997 e foi ara 1,5 bilhão em 2003. Com apenas 1 ano após ser privatizada , a Vale havia aumentado o seu número de lucro pela metade. Com isso , o faturamento também disparou uma vez que de 3,9 bilhões foi para 5,5 bilhões de dólares.  Após a privatização , a empresa recebeu mais de U$$ 44,6 bilhões em investimentos, enquanto , na verdade , por meio século , a Vale , enquanto era estatal , havia recebido pouco mais de 20 bilhões. A capacidade da empresa gerar riqueza para o país obteve um salto astronômico uma vez que no ano da venda , a produção de Ferro Gusa , Aço e Ferro foi de 184 milhões de toneladas. Depois disso , esse número seguiu a trajetória ascendente até que em 2007 chegou ao número de 335 milhões de toneladas.
Esses são dois de muitos exemplos que observamos dos quais demonstram o quanto a privatização é benéfica para a sociedade em geral. 

Anuncios