Saiba Mais

Translate

terça-feira, 14 de abril de 2020

Clima e Vegetação | Europa Meridional


O clima europeu é predominantemente temperado. Sua principal característica é a presença de quatro estações bem definidas. Os fatores que interferem nos climas europeus são:
- Latitude. Varia de 34º N e 75º N , portanto acima do trópico de Câncer (23º 27' N); o continente é atravessado pelo currículo polar Ártico (66º 33' N). Situa-se , pois , predominantemente na zona temperada do norte.
- Altitude . Nas altas montanhas , representadas por maciços antigos e dobramentos modernos , os invernos são mais rigorosos e prolongados. 
- Maritimidade. A Proximidade do mar e um relevo baixo facilitam a penetração de massas de ar oceânicas no litoral , que regulam a quantidade de chuvas e a temperatura ; os locais próximos ao mar sofrem varações térmicas menores que os situados no interior do continente.
- Correntes Marítimas . A presença de uma corrente quente , a corrente do Golfo , ameniza as baixas temperaturas do litoral inglês e do litoral norueguês.
- Massas de ar. A ação dos ventos polares acentua as baixas temperaturas no norte, e os ventos secos , provenientes do Saara , contribuem para a escassez de chuvas na região mediterrânea; ventos vindos do oeste proporcionam a entrada de massas úmidas do Atlântico , responsáveis pela ocorrência de chuvas mais frequentes nas áreas próximas ao litoral. 

Anuncios