Apesar de Mendel ter realizado cruzamento entre diferentes variedades de ervilhas , a chave de seu sucesso foi ter considerado apenas uma característica de cada vez . Antes de iniciar os cruzamentos , Mendel certificou-se de estar lidando com plantas de linhagens puras. Segundo ele , eram puras as linhagens que originavam , por auto fecundação , somente plantas iguais a si. Uma linhagem pura alta , por exemplo , quando a cruzada com outra idêntica a si , só produz descendentes altos. Se uma planta produzisse , ao se alto fecundar , algum , algum descendentes diferente dela, era chamada híbrida. Mendel realizou cruzamentos entre plantas puras de variedades alternantes em uma característica , por exemplo , planta pura de semente amarela com planta pura de semente verde. Essa geração de plantas puras era denominada geração parental. A descendência desses cruzamentos era chamada por Mendel de primeira geração híbrida (F1). A descendência resultante de auto fecundação da primeira geração híbrida era a segunda geração (F2).
Observou-se que os descendentes híbridos da geração F1 eram sempre iguais a um dos pais , e a outra característica ficava "em recesso" , ou seja, encoberto , reaparecendo na F2. Os traços que desaparecia nas plantas híbridas foi denominado recessivo , enquanto o traço que se manifesta foi denominado dominante. Depois de confirmar seus resultados em vários cruzamentos, Mendel procurou explicá-los com as seguintes hipóteses:
1- Cada organismos possui um par de fatores responsável pelo aparecimento de determinada característica.
2- Esses fatores são recebidos do pai de fatores responsável pelo aparecimento de determinada característica.
3- Quando um organismo tem dois fatores diferentes , pode ocorrer que apenas um "a" das características se manifeste - a característica dominante - , enquanto outra não aparece - característica recessiva.
4- Os fatores de um par contrastante não se misturam . Durante a formação dos gametas , os fatores aparecem em dose simples, ou seja , cada gameta possui apenas um fator.
A ultima conclusão acima ficou conhecida como primeira lei de Mendel ou lei da segregação de um par de fatores ou ainda lei de monoibridismo.