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quarta-feira, 1 de abril de 2020

A Farmácia de Platão


A crítica de Derrida a Saussure é parte da crítica a um quadro mais amplo , a uma tradição de pensamentos que Derrida chama de fonocentrismo. Segundo Derrida , o pensamento ocidental sempre privilegiou a fala em detrimento da escrita (que ele chama de "escritura"), o que tem implicações em diversos aspectos da vida humana. Platão , por exemplo , assim se refere à escrita em Fedro , uma obra sobre o amor e a retórica que tem Sócrates como protagonista:

" Sócrates : Pois bem , ouvi uma vez contar que , na região de Náucratis , no Egito , houve um velho deus deste país , deus a que é consagrada a ave que chama íbis , e a quem chamavam Thoth . Dizem que foi ele quem inventou os números e o cálculo [...] e finalmente , fica sabendo , os caracteres gráficos (escrita) . Nesse tempo , todo o Egipto era governado por Tamuz [...] . Thoth encontrou-se com o monarca , a quem mostrou as suas artes , dizendo que era necessário dá-las a conhecer a todos os egípcios. [...] Mas quando chegou a vez da invenção da escrita , exclamou Thoth : "Eis , ó rei , uma arte que tomará os egípcios mais sábios e os ajudará a fortalecer a memória, pois com a escrita descobri o remédio para a memória . " "Oh, Thoth , mestre incomparável , uma coisa é inventar uma arte , outra é julgar os benefícios ou prejuízos que dela advirão para os outros! Tu , neste momento e como inventor da escrita , esperas dela e com entusiasmo , todo o contrário do que ela pode vir a fazer! Ela tornará os homens mais esquecidos , pois que, sabendo escrever, deixarão de exercitar a memória; confiando apenas nas escrituras , e só se lembrarão de um assunto por força de motivos exteriores , por meio de sinais , e não dos assuntos em si mesmos. Por isso , não inventaste uma remédio para a memória , mas sim para a rememoração. Quanto à transmissão do ensino , transmite aos  teus alunos não a sabedoria em si mesma , mas apenas uma aparência de sabedoria , pois passarão a receber uma grande soma de informações sem a respectiva educação! Hão de parecer homens de saber , embora não passem de ignorantes em muitas matérias e tornar-se-ão , por consequência , sábios imaginários , em vez de sábios verdadeiros".

-Platão , Fedro ou da Beleza. Lisboa: Guimarães Editores , 2000. p. 120-121; 35. 

Assim ,  o rei Tamuz justifica gentilmente a recusa do presente. Mas não sem antes acrescentar outros efeitos nocivos da escrita para a avida política e social. Por meio dela , o cidadão que se encontra no exercício do poder tem de se comprometer com o que escreveu. Dessa maneira, a escrita dá poder aos estratos inferiores da sociedade , pois , por meio dela , os escravos têm amparo para reclamar dos mais nobres, as mulheres para reclamar dos homens , os filhos para reclamar dos pais, etc. , subvertendo , desse modo , a ordem . O deus Thoth ofereceu a escrita como remédio para a alma , mas o rei Tamuz joga com o duplo significado da palavra grega "Pharmakón" , que pode ser traduzida tanto como remédio quanto como veneno. Assim , por enfraquecer a memória e colocar em risco a autoridade , o Rei Tamuz argumenta que a escrita é um veneno para a alma. Derrida identifica três sérios problemas no argumento platônico. Primeiro: se temos acesso a essa história por meio daquilo que Platão escreveu , não é paradoxal que alguém condene a escrita por meio de um texto escrito Segundo: há uma passagem do livro em que Platão usa a escrita como metáfora ao tratar do discurso verdadeiro, um "discurso conscienciosamente escrito com a ciência da alma". Por que  se referir à escrita ao discorrer sobre a verdade , se  a escrita é um mal a ser eliminado?  Terceiro: se Platão afirma a superioridade da razão sobre o mito , por que usar um mito (o do Deus Thoth) para argumentar em favor da razão? Com base nessa crítica , Derrida procura desconstruir a visão de que a fala é anterior e superior à escrita . Ele busca assim um caminho oposto não só ao de Platão , mas também ao de outros pensadores , como Rousseau , Hegel e Saussure. 

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