Você já reparou no que acontece com uma cidade quando , por causa de um temporal ou um acidente de trânsito , por exemplo , a única via de acesso a ela fica bloqueada? Todo o abastecimento dessa cidade é interrompido e , se o problema não é rapidamente resolvido , o caos logo se instala: faltam alimentos , medicamentos , gás de cozinha , combustível para os veículos etc. Comparando as vias públicas aos nossos vasos sanguíneos , podemos perceber que a situação em nosso corpo é muito parecida . A ingestão frequente de alimentos excessivamente gordurosos ou com excesso de cálcio pode levar ao entupimento de importantes vasos sanguíneos. A gordura (um tipo de lipídio) e o cálcio depositam-se nas paredes internas dos vasos sanguíneos, causando diminuição do seu diâmetro e o endurecimento das suas paredes, situação denominada aterosclerose. Essa situação se trona mais grave quando esse entupimento se desenvolve em importantes artérias do corpo , como a aorta (que recebe o sangue que está saindo do coração) e as coronárias (que irrigam o coração) . No caso das coronárias , a musculatura cardíaca deixa de receber alimento e oxigênio e para de contrair-se, desencadeando o infarto do miocárdio.
quinta-feira, 30 de abril de 2020
quarta-feira, 29 de abril de 2020
Coração: A Bomba Propulsora
O coração é a nossa grande bomba propulsora de sangue. Suas contrações ritmadas conferem pressão e velocidade ao sangue, impulsionando-o para todas as partes do corpo. Localiza-se no interior da caixa torácica, tem o tamanho aproximado de uma mão fechada e pesa, aproximadamente , 400 g. Assim com o de outros mamíferos e aves , nosso coração está dividido em quatro cavidades: duas superiores , os átrios (direito e esquerdo) , e duas inferiores , os ventrículos (direito e esquerdo). O lado direito do coração recebe sempre sangue venoso (que provém do corpo e tem maior concentração de gás carbônico). Nos seres humanos , o lado direito está completamente separado do esquerdo , que recebe sempre sangue arterial (vindo do pulmão e com maior concentração de gás oxigênio). Átrios e ventrículos comunicam-se pelas velvas: a valva tricúspide separa o átrio do ventrículo direito e a valva mitral ou bicúspide separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo. Três camadas de tecidos constituem o coração: o pericárdio, que reveste o coração externamente; o endocárdio , que o reveste internamente ; e o miocárdio , músculo responsável pelas contrações cardíacas que se localiza entre o endocárdio e o pericárdio.
terça-feira, 28 de abril de 2020
As Características Das Linguagens Artísticas
Para produzir uma imagem , o artista precisa necessariamente de algum material. Para o pintor , uma tela , tintas e pincéis ; um bloco de argila ou um pedaço de madeira para um escultor ; para o fotógrafo , uma máquina fotográfica , e uma filmadora para um cineasta . O material caracterizava a linguagem artística ; neste caso , estamos falando de linguagem visual. Entre as linguagens artísticas que buscam a imagem , vamos destacar a linguagem fotográfica , tão usada como documento da realidade , mas também tão apreciada e valorizada como expressões artística , pois pode transmitir ideias além da imagem , causar emoções , desencadear pensamentos e nos estimular a desenvolver atitudes críticas. A fotografia surgiu em 1839 , quando o artista francês Louis-Jacques Mandé Daguerre (1789-1851) , Paris , inventou um processo para fixar a imagem num papel especial , aperfeiçoando as experiências do químico francês Niépce (1765-1833) , que obteve imagens com cloreto de prata sobre papel e , em seguida , fixou uma imagem um pouco contrastada sobre uma placa metálica. O aperfeiçoamento para a técnica de fixação de imagens levou o nome de daguerreotipia , que consiste num processo em que ocorre a formação de imagens sobre uma placa de cobre recoberta por uma camada de prata. Essa placa é colocada numa câmara escura - o daguerreótipo - contendo um pequeno orifício por onde entra um feixe de luz que projeta sobre a placa das imagens dos objetos que estão no exterior . Como a prata é sensível à luz , as imagens ficam registradas na placa que , a seguir , é revelada em vapor de mercúrio. Obtém-se assim o negativo de uma imagem que , ao ser fixada em solução alcalina , se torna positivo . Esse mesmo processo foi aperfeiçoado com o tempo , até chegarmos a uma era digital em que as câmeras fotográficas oferecem esse recurso. Pode ser que você tenha em sua casa a tradicional caixinha de fotos de família , de amigos e acontecimentos de sua vida; possui também seu retrato nos principais documentos pessoais e , possivelmente , teve a oportunidade de conhecer seus antepassados por meio de fotos ; afinal , elas têm o poder de congelar um tempo que não voltará, uma situação única , uma pessoa querida , um objeto histórico e , assim , documentar , registrar . Na verdade , a fotografia tem uma linguagem familiar que enriquece em grande medida textos de jornais , revistas , livros.
segunda-feira, 27 de abril de 2020
A Conjuração Mineira (1789)
Em 1788, o governador de Minas , visconde de Barbacena , anunciou que a Coroa realizaria uma grande derrama para compensar impostos não pagos nos anos anteriores. A notícia foi suficiente para agitar um grupo de intelectuais , militares , profissionais liberais e funcionários que já vinha conspirado contra o domínio português. A derrama só viria a facilitar seus planos , porque provocaria o descontentamento da população e tornaria mais fácil aos conspiradores conseguir o apoio popular para um movimento armado contra o domínio português , que levaria à independência e à criação de um governo republicano , nos moldes dos Estados Unidos. E , tal como ocorrera naquele país , caso obtivesse sucesso , os conspiradores mineiros não pretendiam abolir a escravidão , já que a maioria deles pertencia à elite da colônia e tinha propriedades nas quais se empregava o trabalho escravo. A ideia inicial dos revoltosos era aguardar que fosse fixada a data da derrama para desencadear o movimento , executar o visconde de Barbacena e proclamar a república, tendo Tiradentes e o comandante dos Dragões , Freire de Andrade , papéis de liderança do movimento. Muito se tem estudado sobre a Conjuração Mineira e , de acordo com pesquisas recentes , vários dentro os conspiradores se envolveram no movimento por terem dívidas atrasadas a saldar com o governo português. Caso viesse a derrama , eles poderiam perder todo o seu patrimônio , daí o interesse em romper com a metrópole o quanto antes . Dentre estes , estava Joaquim Silvério dos Reis , que , em março de 1789 , denunciou a conspiração ao governador , visconde de Barbacena , em troca do perdão de suas dívidas com o tesouro metropolitano. Barbacena suspendeu a derrama e capturou os conjurados . Dentre os líderes presos estava o alferes Joaquim José da Silva Xavier , o Tiradentes . A devassa durou três anos , ao fim dos quais onze acusados foram condenados à morte . Destes , apenas um - o de origem mais humilde - foi executado , enquanto os demais tiveram a pena modificada para degredo perpétuo. Acusado de crime de lesa-majestade , ou traição ao rei , Tiradentes foi enforcado e depois esquartejado , em 21 de abril de 1792. Desse forma , podemos concluir que a Conjuração Mineira , apesar de sua importância para a história do Brasil - uma vez que , além de ter sido o primeiro movimento efetivamente separatista na colônia , introduziu os ideais iluministas no país - , foi reprimida antes mesmo de acontecer , não saindo , portanto , do campo das ideias.
domingo, 26 de abril de 2020
Congresso de Viena
Em 1815, reuniram-se em Viena , capital da Áustria , os representantes dos diversos reinos e governos europeus com a finalidade de restaurar a situação dos países europeus antes das mudanças ocorridas no período napoleônico . As principais decisões couberam à Inglaterra, Áustria , Rússia e Prússia. A mais importante delas baseava-se no chamado princípio da legitimidade, segundo o qual as dinastias derrubadas pela Revolução Francesa e por Napoleão deveriam reassumir o governo de seus reinos , cujas fronteiras também seriam restabelecidas . Por isso , o Congresso de Viena ficou conhecido como um período de restauração do absolutismo e de eliminação das conquistas burguesas decorrentes da Revolução Francesa e do período Napoleônico. Para evitar que novas revoluções acontecessem , Rússia , Áustria e Prússia formaram a Santa Aliança , uma aliança militar com autoridade para agir em toda a Europa e nas colônias americanas , reprimindo qualquer contestação aos padrões restaurados do antigo regime. Aparentemente , a obra da revolução estava vencida na França e na Europa , mas só aparentemente... Isso porque , depois de 15 anos de governo napoleônico , as novas leis e instituições liberais já estavam consolidadas, havendo transformado completamente as relações na sociedade , extinguindo a herança feudal e absolutista e preparando o terreno para o desenvolvimento do capitalismo industrial na Europa.
sábado, 25 de abril de 2020
Império da França (1804-1815)
Desde a época da Convenção Nacional , a guerra revolucionária adquiriu dupla finalidade: defender a França das potências inimigas e propagar a causa da liberdade humana, colaborando com todos os povos que quisessem rebelar-se contra o antigo regime. Assim , os franceses ajudaram e foram ajudados pelos belgas , holandeses , italianos , alemães (os dois últimos povos divididos numa multiplicidade de reinos). Uma vez aliados à França , os governos das diferentes regiões empreendiam reformas jurídicas , econômicas e culturais nos moldes franceses. Entretanto , uma situação contraditória também se estabelecia e , em poucos anos , cobraria o seu preço : em nome da "causa da liberdade" , o Estado francês cobrava tributos dos aliados para financiar as guerras e a reconstrução do país e , como as guerras não acabavam , essa cobrança tornava-se cada vez mais impopular. A persistente resistência de ingleses e austríacos e a formação de novas coligações contra a França napoleônica impunham também , aos povos aliados , a obrigação de enviarem homens para lutar junto ao exército , com alto custo para a população jovem masculina. E , para piorar , aquilo que estrategicamente representava a força do exército francês , ou seja , sua grande mobilidade de deslocamento , apesar dos milhares de soldados , devia-se em parte ao fato de as tropas não transportarem muitos mantimentos durante as campanhas , contando principalmente com pedidos e saques às populações locais.
domingo, 19 de abril de 2020
Natureza da Poluição
A poluição quanto à natureza pode ser:
a) Química : quando os poluentes são de natureza química. Quando a poluição acorre por uma descarga maciça de produtos químicos é dita Brutal. Quando a incidência é lenta e gradativa é dita INSIDIOSA. Os produtos químicos tidos como poluentes são detergentes, metais pesados, ácidos , álcalis, hidrocarbonetos etc;
b) Biológica : quando os poluentes são excretos orgânicos fermentáveis , provenientes de esgotos de cidades, indústrias de tecidos, celulose e de alimentos;
c) Radioativa : quando os poluentes são resultantes de processos atômicos , chamados de poeira radioativa . Você deve estar lembrado que as irradiações ionizantes alteram a bagagem hereditária do indivíduo.
d) Mecânica : Quando ocorre deslocamento maciço de areias, rios provenientes de acúmulo de água, inundações , chuvas torrenciais, drenagem de canais etc;
e) Térmica : quando os poluentes são provenientes das caldeiras industriais, reatores de usinas atômicas , refinarias etc;
f) Sonoras: quando os poluentes são sons estridentes de buzinas de carros, fábricas , aparelhos de terraplanagem etc; .
sábado, 18 de abril de 2020
Bioquímica Comparada
A bioquímica comparada mostra a grande semelhança existente entre dois principais compostos orgânicos: DNA e proteínas . O DNA apresenta maiores semelhanças entre os animais de parentesco mais próximo m Milhares de testes realizados em diferentes animais revelaram grande semelhança entre as proteínas do sangue dos mamíferos . Como sabemos , os peixes eliminam amônia, os anfíbios , ureia e os répteis , ácido úrico. Um embrião de ave inicialmente elimina amônia , depois ureia e, finalmente, ácido úrico , atestando uma recapitulação do processo evolutivo do metabolismo nitrogenado.
A seleção e o cruzamento de plantas cultivadas e de animais domésticas demonstra os mecanismos evolutivos. Inúmeras variedades de cães, todas originadas de uma ou de algumas espécies de cão selvagem ou de lobo. No caso dos vegetais, as plantas hoje cultivadas representam variedades produzidas por seleção e intercruzamentos de outras.
sexta-feira, 17 de abril de 2020
O Que É A OPEP?
É uma organização internacional formada por países em desenvolvimento cuja principal fonte de receita provém das vendas de petróleo. Qualquer país que seja exportador de petróleo pode se filiar à OPEP. Os atuais membros são Arábia Saudita, Argélia , Catar , Emirados Árabes Unidos, Indonésia , Irã, Iraque , Kuwait , Líbia , Nigéria e Venezuela. As vendas de petróleo são vitais para o desenvolvimento econômico dessas nações . Por isso elas procuram trazer estabilidade ao mercado do petróleo , ajustando a sua produção para ajudar a equilibrar a balança entre a oferta e a demanda. Duas vezes por ano, ou mais frequentemente se necessário , os membros da OPEP se reúnem para decidir quanto oferecer do produto e considerar se é preciso ajustar a quantidade para o mercado. Os onze membros da OPEP, juntos, suprem cerca de 40% da produção mundial de petróleo e possuem mais de 3/4 das reservas mundias de óleo.
quinta-feira, 16 de abril de 2020
Especiação
A especiação é o processo de formação de uma nova espécie. Os cientistas classificam a especiação sob dois processos:
A anagênese que ocorre quando a população vai se modificando gradativamente , em função das modificações do meio. E a cladogenese que ocorre por irradiação adaptativa, isto é, a partir de grupos que se isolam da população original e se adaptam a diferentes regiões. Depois de longo tempo de isolamento , as populações originam novas espécies. Considerando uma população vivendo em um ambiente homogêneo que de repente sofre uma modificação forçando a separação da população em dois grupos , A1 e A2 que são isolados por uma barreira geográfica (como uma cadeia de montanhas ou uma massa de água), ocorrendo assim o isolamento geográfico, fator que impedirá a troca de genes entre as populações A1 e A2
. Isoladas geograficamente e submetidas a diferentes pressões seletivas, as populações passarão a constituir raças geográficas ou subespécies. Com o tempo, aumentará a diferenciação entre as populações separadas, de maneira que, mesmo colocadas no mesmo ambiente , não conseguirão cruzar , devido aos mecanismos de isolamento reprodutivos. A essa altura A1 e A2 podem ser consideradas espécies distintas.
quarta-feira, 15 de abril de 2020
Conforto da Religião
Para muitos filósofos , a questão sobre o sentido da vida remete a uma explicação geral , a um fundamento único sobre o qual são estabelecidos os sentidos de cada uma de nossas vidas individuais . Eles não estão à procura de um significado particular para cada vida , mas , sim , de um significado único que se relacione com a vida de toda a humanidade. Em geral , essa é a abordagem dos pensadores religiosos , para os quis a existência humana na Terra se explica por um propósito divino . Porém , a busca por um fundamento último para explica o sentido da vida humana não é exclusividade dos filósofos religiosos. Pensadores gregos antigos , como Platão e Aristóteles , explicavam a existência humana com base na ideia a alma humana tende para o bem ou com base em uma oposta racionalidade do cosmo do qual o ser humano faria parte. Em outras palavras , para eles , embora não acreditassem na existência de um Deus pessoal , como o do cristianismo , também havia um sentido único para a existência humana que era vitalício para cada ser humano em particular. De qualquer modo , no pensamento religioso encontramos uma expressão particularmente clara do modelo do quebra-cabeça . Para dar sentido à vida , juntamos as peças de um argumento que , ao final, revelará a imagem de um Deus bom , inteligente e amoroso que criou o mundo e dá sentido ao absurdo da existência humana. Essa , por exemplo , é a visão do pensador dinamarquês Sören Kiekegaard , que viveu no século XIX (você já conheceu algumas ideias dele no capítulo anterior). Para esse filósofo , a inevitabilidade da morte tornava absurda qualquer iniciativa do ser humano . Pra fugir da angústia e do desespero , poderíamos buscar a distração com os prazeres do mundo , poderíamos dar um "salto no escuro", por meio da experiência religiosa. É essa terceira possibilidade que Kierkgarrd acreditava ser mais acertada. Ainda no século XIX , Tolstói apresenta-se como outro exemplo de um pensador que buscava na religião a resposta para a questão sobre sentido da vida. Já vimos que Tolstói , na velhice , sentia-se em crise, como se estivesse se segurando em um galho e como se nada mais em sua vida fizesse sentido . Em suas próprias palavras:
"Eu tinha simplesmente entendido que a vida não tem sentido , eu poderia ter sido capaz de aceitar isso tranquilamente; eu poderia ter reconhecido que essa era a minha sina. Mas eu não conseguia me contentar com isso. Se eu tivesse sido como um homem que vive numa floresta da qual ele sabe que não há saída , eu poderia ser capaz de continuar a viver; mas eu era como um homem perdido, como um homem que estivesse andando apressadamente , esperando encontrar caminho e sabendo que cada passo ia em direção a uma confusão ainda mais profunda , e que ainda assim não conseguia deixar de andar apressadamente."
Tolstói, Liev. Confession. New York : W.W. Norton , 1983. p. 32-33. (tradução do autor.)
Ao procurar consolo para sua angústia nos escritos de filósofos , Tolstói chegou à conclusão de que o pensamento racional abordava suas preocupações de maneira muito vaga e impessoal . Por esse motivo , ele passou então da Filosofia à religião , como ele mesmo nos conta:
"Tendo entendido isso , percebi que eu não podia procurar uma resposta para minha pergunta no conhecimento racional . A resposta dada pelo conhecimento racional é meramente uma indicação de que uma resposta pode ser obtida somente por uma formulação diferente da pergunta , ou seja , somente quando o relacionamento entre o finito e o infinito é introduzido na pergunta. Eu também percebi que , não importa o quão irracional e pouco atrativas possam ser as respostas dadas pela fé , elas têm a vantagem de trazer a cada resposta uma relação entre o finito e o infinito , sem a qual não pode haver resposta . Entretanto, eu posso colocar a questão de como devo viver e a resposta é : de acordo com a lei de Deus. Há alguma coisa verdadeira que acontecerá a mim ? Tormento eterno ou felicidade eterna. Que sentido há que a morte não destrua? União com o Deus infinito , paraíso."
Tolstói , Liev. Confession . New York : W.W. Norton, 1983. p.60. (Tradução do autor.)
Tanto para Tostói como para maior parte dos filósofos religiosos , a crença em um ser supremo governando o Universo poderia trazer conforto à angústia do ser humano. Lois Hope Walker , por exemplo , uma pensadora cristã contemporânea , argumenta que a crença em Deus sustenta nossa confiança na justiça , fornece um fundamento para a ideia de que os seres humanos são todos iguais e alimenta a nossa esperança de uma vida após a morte e de que , ao final , o bem triunfará sobre o mal . Acreditar em Deus , contudo , exige um ato de fé. Assim , a explicação religiosa é suficiente somente para aqueles que aceitarem dar esse "salto no escuro".
Nossa Relação Com O Passado
"Não lhe ocorreu que fosse aquela a primeira manifestação do esquecimento , porque o objeto tinha um nome difícil de lembrar. Mas poucos dias depois, descobriu que tinha dificuldade de se lembrar de quase todas as coisas do laboratório . Então , marcou-as com o nome respectivo , de modo que bastava ler a inscrição para identificá-las. Quando seu pai lhe comunicou o seu pavor por ter-se esquecido até dos fatos mais impressionantes da sua infância, Aureliano lhe explicou o seu método , e José Arcadio Buendía o pôs em prática para toda a casa e mais tarde o impôs a todo o povoado . Com um pincel cheio de tinta , marcou cada coisa com o seu nome: mesa , cadeira , relógio , porta , parede , camada , panela. Foi ao curral e marcou os animais e as plantas : vaca , cabrito, porco , galinha , aipim , taioba , bananeira. Pouco a pouco , estudando as infinitas possibilidades do esquecimento , percebeu que podia chegar um dia em que se reconhecessem as coisas pelas suas inscrições , mas não se recordasse a sua utilidade. Então foi mais explícito. O letreiro que pendurou no cachaço da varanda era uma amostra exemplar da forma pela qual os habitantes de Macondo estavam dispostos a lutar contra o esquecimento. Esta é a vaca , tem-se de ordenhá-la todas as manhãs para que produza o leite e é preciso ferver para misturá-lo com o café e fazer café com leite. Assim , continuaram vivendo uma realidade escorregadia momentaneamente capturada pelas palavras , mas que haveria de fugir sem remédio quando esquecessem os valores da letra escrita."
- Márquez , Gabriel García. Cem anos de solidão. Rio de Janeiro : Record, 1994 , p. 47-48.
Nesse trecho do romance "Cem anos de solidão, do escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014) , os habitantes da aldeia fictícia de Macondo estão "dispostos a lutar contra o esquecimento" , causado por uma doença da insônia que levava progressivamente à perda da memória. Poderíamos então imaginar o futuro dessa comunidade à medida que a perda de memória é agravada: as pessoas simplesmente parariam de agir , pois não saberiam o que fazer. A palavra memória faz parte de nosso dia a dia respeito a algo que em geral temos como positivo. Por meio da memória , somos capazes de evocar lembranças necessárias para orientar nossas ações. Graças a ela , podemos nos lembrar de compromissos assumidos , favores prestados , contas a pagar , piadas que ouvimos alguém contar , além de uma série de outras informações. Quando temos dificuldade em nos lembrar das coisas , dizemos que a memória está "fraca" , que na maioria das vezes consideramos algo negativo . Tanto assim que uma das coisas que mais assustam as pessoas é o mal de Alzheimer , que causa a perda progressiva da memoria. Nossa relação com o passado pode se dar não só no âmbito individual como também no coletivo. Assim como a perda da memória apavora José Arcadio Buendía , personagem do romance de García Márquez , ela também representa uma ameaça à comunidade de Macondo. Isso acontece porque as sociedades desenvolvem modos coletivos de se relacionar com o passado. No Ocidente , podemos identificar duas formas principais de representação do passado coletivo : a memória (social ou coletiva) e a história. A primeira consiste em uma manifestação relativamente espontânea da coletividade, que busca no passado elementos para compreender a si mesma no presente. A história , por sua vez , se apresenta como uma representação formal do passado com base em uma análise crítica de suas fontes. Em breve , conheceremos algumas das inúmeras reflexões que a tradição filosófica nos legou sobre essas formas de lidarmos com a passagem do tempo e nos relacionarmos com o passado.
O Falso Raciocínio: As Falácias
Uma das tarefas da lógica é denunciar as falhas no raciocínio , também chamadas de falácias. Um raciocínio pode ser incorreto por vários motivos. Em primeiro lugar , as premissas podem ser falsas. Lembre-se do exemplo apresentado anteriormente , que tinha como premissa : "Nenhum homem tem pulmões". Já que essa proposição é falsa, a conclusão também é, embora o raciocínio fosse formalmente correto.
-Todo bode tem quatro patas.
-Todo elefante tem quatro patas.
- Logo , todos os elefantes são bodes.
Nesse raciocínio , partimos de premissas verdadeiras. É verdade que todo bode tem quatro patas , assim como é verdade que o elefante também as tem. Mas o raciocínio é incorreto porque o termo médio (ter quatro patas) não é tomado em sentido universal em nenhuma das premissas. Em outras palavras , a forma como foi construído o raciocínio é que nos leva ao equívoco.
Há outras formas fáceis de identificar silogismos inválidos. Por exemplo :
- De duas premissas negativas nada se conclui.
- De duas premissas particulares nada se conclui.
- Se uma premissa for particular , a conclusão não pode ser geral.
- Se uma premissa for negativa , a conclusão não pode ser afirmativa.
- Duas afirmações não podem gerar uma negação.
- Em pelo menos uma das premissas o termo médio tem de ser tomado como universal.
- A conclusão não deve conter o termo médio.
Muitas vezes , os raciocínios são considerados falsos por uma questão de redundância. Se alguém , por exemplo , argumenta que " a democracia é o governo da maioria" porque , "no governo da maioria se dá a democracia" , na verdade não houve silogismo . O que se fez simplesmente inverter os termos : o que era sujeito virou predicado , e o que era predicado virou sujeito. A conclusão , portanto , não passou de uma maneira diferente de dizer o que havia sido afirmado antes.
Vejamos outros exemplos de falácias:
- Todo brasileiro é flamenguista.
- Eu sou brasileiro.
- Logo , eu sou flamenguista.
Nesse caso , o raciocínio é formalmente válido mas ainda assim é uma falácia , pois o conteúdo de uma de suas premissas é falso: "não é verdade que todo brasileiro , é flamenguista".
- Nenhum cachorro é bípede.
- João não é cachorro.
- Logo , João não é bípede.
Nesse caso , o raciocínio também é uma falácia , embora as premissas sejam verdadeiras. O erro acontece porque as duas premissas são negativas , pelo uso das expressões "nenhum" e "não é". E, de acordo com as regras da lógica formal , de duas negativas nada se conclui.
- Todo os vegetais têm células.
- Todos os animais têm células.
- Logo , todos os animais são vegetais.
Novamente , as premissas são verdadeiras. É verdade que todos os vegetais têm células , assim como é verdade que todos os animais têm células . Mas não é verdade que todos os animais sejam vegetais. A forma do raciocínio é inválida , pois o termo médio ocupada o lugar de predicado nas duas premissas.
- Alguns médicos são mato-grossenses.
- Alguns mato-grossenses não têm curso superior.
- Logo , alguns médicos não têm superior.
Novamente , o problema é a forma do raciocínio . As premissas são verdadeiras, pois é verdade que alguns médicos sejam mato-grossenses, assim como é verdade que alguns mato-grossenses não têm curso superior. Mas a conclusão é equivocada , pois de dois enunciados particulares nada se conclui.
-Toda cidade grande tem controle de trânsito.
- Tóquio é uma cidade grande.
- Logo, há o controle de trânsito em uma cidade grande.
Nesse silogismo , as premissas são verdadeiras e a conclusão também . Onde está o erro então? Veja que a conclusão é simplesmente uma decorrência da primeira premissa: se é verdade que toda cidade grande tem controle de trânsito , é necessariamente verdadeiro que em uma cidade grande haja controle de trânsito. A segunda premissa é simplesmente desnecessária para a conclusão. Não se trata, nesse caso , de um verdadeiro raciocínio , mas de uma redundância , pois a conclusão já está compreendida em uma das premissas. Assim como as demais formas de raciocínio , as falácias também fazem parte de nosso dia a dia. Em muitas soluções , é comum a utilização de argumentos mal formulados para não admitir contradições ou ignorância sobre um determinado assunto. Analisando discursos desse tipo à luz da lógica , podemos identificar os mais consistentes e rejeitar os incoerentes. Do mesmo modo , no trabalho , na escola ou em outros momentos da vida, a lógica nos torna mais aptos para avaliar as ideias de outras pessoas , assim como torna nosso próprio discurso mais coerente para as outras pessoas.
As Ideias Em Uma Perspectiva Histórica
As principais questões colocadas pela Filosofia são comuns a diversos povos e a várias épocas. Reflexões filosóficas sobre o sentido da vida e da morte , o bem e o mal , o conhecimento , o ser , a beleza e a justiça ocuparam a mente dos filósofos do passado e continuam sendo importantes até os dias de hoje. Por causa disso , podemos dizer que os textos de filósofos do passado são tão relevantes hoje em dia como na época em que foram escritos. Mas não podemos nos esquecer de que o desenvolvimento da Filosofia se deu ao longo da história , por indivíduos particulares , que viveram contextos sociais , políticos , econômicos e existenciais também particulares. As pessoas do passado, como nós , pensavam , conversavam , amavam , trabalhavam . No entanto , o que elas pensavam , sobre o que conversavam , etc., tudo isso era diferente . Assim , se interpretarmos os textos filosóficos do passado de acordo com os conhecimentos e valores do presente , corremos o risco de não entendê-los bem . Esse é um erro muito comum chamado anacronismo. É por isso que o estudo da história da Filosofia é fundamental : conhecendo o contexto específico em que um filósofo viveu e escreveu , podemos ter maior clareza quanto ao tipo de indagação que ele procurava responder. Entre os defensores de uma abordagem contextualista para o estudo da história das ideias, destaca-se o historiador britânico Quentin Slinner. Para ele , o maior problema e grande fonte de equívocos de escritos de pensadores do passado é ler esses escritos como se fossem nossos contemporâneos, ou buscar neles uma "sabedoria perene" a forma de "ideias universais", desligadas do contexto histórico no qual foram produzidas. Para Skinner , o estudo da história do pensamento com base apenas na estrutura interna dos textos do passado incorre geralmente em três tipos de erros : a mitologia da doutrina , a mitologia da coerência e a mitologia da prolepse.
A mitologia da doutrina consiste na:
"[...] expectativa de que cada autor (digamos na história das ideias éticas ou políticas) será encontrado enunciando alguma doutrina sobre cada um dos tópicos que se supõe fazerem parte de seu objeto de estudo."
Skinner, Quentin . Meaning and undestandign in the History os ideias. History and Theory , v.8 , n, 1 , p.7 , 1969.
Por causa dessa atitude , corremos o risco de tomar um conjunto de observações dispersas como constituindo uma "doutrina' que o próprio autor nunca formulou. A mitologia da coerência consiste na atribuição antecipada de uma unidade nos escritos de um mesmo autor o que nem sempre se verifica . Essa atitude leva o intérprete de textos do passado a desconsiderar ou reduzir a importância de passagens do texto que pareçam contradizer a coerência do todo , quando de fato elas podem ser indício de incertezas do próprio autor quanto ao assunto sobre o qual ele escreve. Finalmente , a mitologia da prolepse diz respeito à consideração de eventos posteriores à escrita do texto , e que certamente não estavam na mente do autor no aumento da escrita. Por exemplo : as obras do filósofo John Locke , escritas no século XVII , serviram de inspiração para movimentos revolucionários no século XVIII. Mas será que Locke tinha ideia das implicações revolucionárias que seus textos ganhariam no século XVIII? Há motivos para crer que não. Assim , Skinner defende a ideia de que o papel principal da história das ideias é recuperar as intenções primárias , o que o autor "realmente quis dizer" , sendo fundamental conhecemos o contexto em que o autor vivia.
" 1. Nós devemos recuperar as intenções do autor do escrever , de modo a entender o significado do que ele escreve.
2. De modo a recuperar tais intenções é [...] essencial cercar o texto dado com um apropriado contexto de suposições e convenções com base nas quais o significado exato pretendido possa ser decodificado.
3. Isso leva à crucial conclusão de que um conhecimento dessas suposições e convenções dava ser essencial ao entendimento do sentido do texto."
-Skinner , Quentin, Hermeneutics and the role of history. New Literary History, 7 , p.216, 1975/1976.
A ênfase que Skinner dá à relação entre texto e contexto é importante para evitar interpretações anacrônicas dos textos filosóficos do passado. Contudo , é importante lembrar também que nenhuma leitura é neutra e objetiva . Nosso interesse pelo passado é dirigido em grande parte pelas preocupações do presente. É esse o posicionamento do filósofo alemão Ernst Cassirer (1874-1945).
"Uma nova compreensão do passado nos dá , ao mesmo tempo , uma nova perspectiva do futuro , que , por sua vez, se transforma num impulso para a vida intelectual e social. Para esta dupla visão do mundo em perspectiva e em retrospecto, o historiador precisa escolher seu ponto de partida . Não pode encontrá-lo senão em seu próprio tempo , nem pode ir além de sua experiência presente. O conhecimento histórico é a resposta a perguntas definidas , que tem de ser dada pelo passado ; mas as próprias perguntas são ditadas pelo presente - por nossos interesses intelectuais presentes e por nossas necessidades morais e sociais presentes."
- Cassirer , Ernst. Antropologia filosófica . São Paulo: Mestre Jou, 1977 . p. 282.
Assim , por mais que seja válido o esforço de entendermos os pensadores passado em seus próprios termos , não podemos nos esquecer de que o estudo da história da Filosofia se faz com base em questões que o presente lança ao passado. O estudo histórico da Filosofia é importante não porque busca reconstruir o pensamento do passado , mas porque esse pensamento ajuda a iluminar o presente.
O Sentido da Vida E A Busca Do Prazer | Filosofia
Para muitos filósofos , o objetivo maior da vida humana é buscar o que dá prazer e evitar o que causa dor. Trata-se de um doutrina chamada "hedonismo" . Em geral , os filósofos hedonistas nos aconselham a não pensar na morte , e sim na vida que está sendo vivida aqui e agora. Usufuir a vida em tudo o que ela tem de bom e enquanto ela durar seria o propósito maior da existência humana , ideal muito bem expresso pelo poeta Horácio , que , no século I a.C., em um de seus poemas , diz "colhe o dia", ou seja , aproveite o momento presente e não pense no futuro. Dito assim , poderíamos sr levados a pensar que os filósofos hedonistas seriam contrários a qualquer princípio moral . Poderíamos vê-los como defensores de um egoísmo sem limites pelo qual o ser humano se entregaria à satisfação de todo tipo de apetite , em uma busca desenfreada pelo prazer. A realidade , porém , é outra. Embora realmente alguns filósofos hedonistas tenham defendido o egoísmo e a busca do prazer individual , a maioria deles assume uma posição mais moderada e até favorável a uma vida rígida.
Vejamos o que escreveu o filósofo grego Epicuro de Samos em uma carta a seu discípulo e amigo Meneceu:
"Acostuma-se à ideia de que a morte para nós não é nada, visto que todo o bem e todo o mal residem nas sensações , e a morte é justamente a privação das sensações. A consciência clara de que a morte não significa nada para nós proporciona a fruição da vida efêmera , sem querer acrescentar-lhe tempo infinito e eliminando o desejo de imortalidade. Não exite nada terrível na vida para quem está perfeitamente convencido do que não há nada de terrível em deixar de viver. É tolo portanto quem diz ter medo da morte , não porque a chegada desta lhe trará sofrimento , mas porque o aflinge a própria espera : aquilo que não nos perturba quando presente não deveria aflingir-nos enquanto está sendo esperado. Então , o mais terrível de todos os males , a morte , não significa nada para nós , justamente porque , quando estamos vivos , é a morte que não está presente ; ao contrário , quando a morte está presente , nós é que não estamos. A morte , portanto , não é nada , nem para os vivos , nem para os mortos , já que aqueles ela não existe , ao passo que estes não estão mais aqui . E , no entanto , a maioria das pessoas ora foge da morte como se fosse o maior dos males , ora a deseja como descanso dos males da vida. O sábio , porém , nem desdenha viver , nem teme deixar de viver; viver não é um fardo e não viver é um mal. [...] É por essa razão que afirmarmos que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz. Com efeito , nós o identificamos como o bem primeiro e inerente ao ser humano , em razão dele praticamos toda a escolha ou recusa , e a ele chegamos escolhendo todo bem de acordo com a distinção entre prazer e dor. Embora o prazer seja nosso bem primeiro e inato , nem por isso escolhemos qualquer prazer há ocasiões em que evitamos muitos prazeres , quando deles advém efeitos o mais das vezes desagradáveis; ao passo que consideramos muitos sofrimentos preferíveis aos prazeres , se um prazer maior advier de suportarmos essas dores por muito tempo. Portanto , todo prazer constitui um bem por sua própria natureza; não obstante isso , nem todos são escolhidos ; do mesmo modo , toda dor é um mal , mas nem todas devem ser evitadas. Convém , portanto , avaliar todos os prazeres e sofrimentos de acordo com o critério dos benefícios e dos danos. Há ocasiões em que utilizamos um bem como se fosse um male, ao contrário , um mal como se fosse um bem. "
- Epicuro . Carta sobre a felicidade. São Paulo : Ed. da Unesp, 2002.p. 27-31;37-39.
Para epicuro , portanto , o sentido da vida reside na busca pelo prazer , entendida não como um impulso cego , mas como ação do sujeito em benefício próprio guiada pela razão. Esse ideal de felicidade hedonista foi retomado em outras épocas da história e interpretado de acordo com contextos sociais e políticos bastante interpretado de acordo com contextos sociais e políticos bastante diferentes daquele em que vivia Epicuro. Jeremy Bentham e John Stuart Mill , por exemplo , foram pensadores do século XIXI que defendiam a ideia de que ações humanas deveriam visar ao maior grau possível de felicidade. Nos dias de hoje , filósofos , como o francês Michael Onfray ou a espanhola Esperanza Guisán defendem princípios semelhantes aos de Epicuro , mas tem em vista questões atuais , como a pluralidade cultural e a igualdade de gêneros. Poderíamos nos perguntar , então , a qual dos dois modelos corresponde o hedonismo : o quebra-cabeça ou o mosaico ? Os filósofos hedonistas propõem um ideal que deve ser aceito para a vida? Mas essas são perguntas difíceis de responder, porque há vários tipos e graus de hedonismo . Se tomarmos uma posição radical de extremo egoísmo , talvez possamos ver uma compreensão em que cabe a cada um de nós tarefa de produzir o próprio sentido da vida , aproximando-se assim do modelo do mosaico . Mas , ao interpretar o prazer como um princípio comum a todos ,e ao frequentemente inspirar ações visando ao bem comum , os hedonistas em geral se aproximam muito mais do modelo do quebra-cabeça.
RELEMBRE: Léo Pinheiro Reforçou Que Lula Era O Dono Do Sítio
Léo Pinheiro , executivo da OAS , havia reafirmado as acusações que fez contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ainda disse que em nenhum momento havia sido coagido a mudar suas declarações para obter um acordo de delação premiada com a Lava Jato . As declarações foram feitas numa carta enviada ao jornal Folha de S. Paulo , que foi divulgada numa quinta feira. Aquela teria sido a primeira vez que Léo Pinheiro falava à imprensa desde que havia sido preso , lá em 2016. Léo Pinheiro havia sido uma das principais testemunhas do processo do Triplex do Guarujá (SP) - processou que levou à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , o maior ladrão que surgiu no território brasileiro. Léo Pinheiro ressaltou que suas declarações foram endossadas por provas de que Lula teria sido beneficiado com esquemas . Segundo Léo Pinheiro , ele havia conseguido um acordo de delação antes de ser preso sendo que não sofreu pressão de autoridades. Para ele , o fato de delatar o Lula foi uma forma de tentar "passar a limpo os erros". Léo ainda disse que seu compromisso com a verdade era "irrestrito e total".
"Não sou mentiroso nem vítima de coação alguma", afirmou Léo Pinheiro .
Naquela carta , Léo Pinheiro , ex-executivo da OAS nega mudanças de versões e disse que a primeira vez que foi ouvido por uma autoridade sobre o caso Triplex havia sido no dia 20 de abril de 2017, perante o Juiz Federal Sergio Moro. Léo Pinheiro assegurou na mensagem enviada em papel jornal que o apartamento nunca havia sido colocado à venda porque o ex-presidente Lula era o seu real proprietário e assim relembrou o que ele havia afirmado a Sergio Moro no depoimento. Logo após, Léo Pinheiro reforçou que as benfeitorias no imóvel tiveram ordens seguidas por Lula e familiares.
"É preciso dizer que as reformas não foram um presente", disse Léo Pinheiro.
Pinheiro ainda havia repetido as acusações que fez ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos processos judiciais, dando detalhes das idas ao tríplex e ao sítio junto com Lula e garantiu que os depoimentos fornecidos ao Poder Judiciário foram feitos de uma maneira espontânea e voluntária, sem qualquer benefício prévio pactuado , onde ele abriu mão direito constitucional ao silêncio. Léo Pinheiro teria mudado seu depoimento por duas vezes . Já em 2017 , afirmou que o Triplex seria de Lula. O ex-executivo ainda havia afirmado que as obras no apartamento e no Sítio Atibaia tinham financiamento da OAS e era descontada em propina ao PT.
Manipulação da Mídia
A utilização de técnicas ou táticas de informações que são transmitidas pelos meios de comunicação como uma maneira de favorecer algum interesse político ou ideológico chama-se "Manipulação da Mídia". Nem sempre pode ser atribuído aos jornalistas a responsabilidade ou a origem nos casos de manipulação dos meios de comunicação de massa mesmo que eles sejam os gestores diretos do material informativo. O fluxo de informação é originado das organizações complexas (órgãos do governo , empresas privadas e instituições científicas) carregadas de uma específica competência que não são passíveis de verificação imediata. Essas organizações são denominadas como spin doctors e são autorizados a relacionar-se diretamente com a determinada imprensa. Embora possam também estar sujeitas a imparcialidade, as atividades de divulgação de informações dessas organizações não são colocados ao código deontológico do jornalista. Desde então, algumas vezes , a informação manipulada tem origem alheios aos órgãos de imprensa. As táticas de manipulação da informação da mídia se trata desde o uso de falácias lógicas e outros artifícios retóricos que passam por técnicas de propaganda e de manipulação psicológica . A pura fraude também faz parte disso , é óbvio. Assim , frequentemente há manipulação e omissão de dados e a exclusão de opiniões divergentes da agenda que uma determinada mídia adota, tendo a finalidade de levar alguns argumentos verdadeiros em descrédito. Em algumas vezes , procura-se desviar a atenção do publico por meio de uma crescente oferta de informações sobre vários assuntos. Com isso , vários métodos de manipulação da mídia ( meios de comunicação de massa ) baseiam-se na distração , assumindo-se o pressuposto de que o público tem uma restrita atenção em algum tema que poderia chocar-lhe ao deparar-se com ele.
Lula e a Acusação Na Compra de 36 Caças | Aprenda Mais
A denúncia aponta que o filho de Lula , Luiz Cláudio Lula da Silva , teria recebido 2,5 milhões de reais como um resultado de esquema criminoso. Luiz Inácio Lula da Silva e seu filho foram denunciados pelo Ministério Público Federal em Brasília (MPF-DF), por meio da Operação Zelotes - que faz investigação de esquema de sonegação de grandes empresas. No conteúdo da denúncia , um esquema de tráfico de influência , lavagem de dinheiro e organização criminosa são narrados em negociações que levaram à compra de 36 aviões caças suecos pelo modelo Gripen através do Governo brasileiro. Com isso houve a prorrogação de incentivos fiscais que eram destinados a montadores de automóveis por meio da Medida Provisória 627. Ainda de acordo com o Ministério Público de Brasília, este esquema aconteceu quando Lula não estava ocupando a presidência da República Federativa do Brasil, uma vez que ocorria entre os anos 2013-2015. Neste esquema , Mauro Marcondes e Cristina Mautoni , sócios da consultoria Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia LTDA, também foram denunciados. Os procuradores apontaram que o esquema fazia vendas de promessas de que os clientes da consultoria MMC (que é Montadora da Mitsubishi no Brasil), SAAB e Grupo Canoa , seriam beneficiados em trabalhos com o Governo por meio da interferência de Luiz Inácio Lula da Silva. Marcondes e Mautoni teriam repassado 2,5 milhões de reais para a LFT Marketing Esportivo, empresa do filho de Lula, para obterem influência do ex-presidente do Brasil. O MPF afirma que a empresa sueca SAAB já teria feito desistência de participar do edital de compra de aviões militares até que em 2012 passou a trabalhar diretamente com a consultoria M&M. Desde então, Lula teria atuação junto ao Governo para que a SAAB pudesse ser a escolhida. Um dos artigos da Medida Provisória, incluído pelo então deputado Eduardo Cunha, a prorrogação de incentivos fiscais às montadoras MMC e Caoa era garantida até 2020, contrariando a posição técnica do Ministério da Fazenda. Com isso , mais uma vez , a M&M teria feito promessa de influência de Luiz Inácio Lula da Silva para firmar contratos milionários com os dois empreendimentos. Os procuradores Hebert Mesquita , Frederico Paiva e Anselmo Lopes , relatam que uma relação triangular dava sustento ao esquema e que na primeira ponta o clientes da consultoria marcavam presença no esquema. A segunda ponta era preenchida pelo ex-presidente e os dois sócios da M&M. Por fim , na terceira , estava um agente público que teria o poder de tomar as decisões que beneficiava os primeiros. Mas não fica claro quem seria esse Agente. Entretanto , algo mais avassalador estava prestes a tomar atenção : o nome da ex-presidente Dilma Rousseff foi citado no texto da divulgação do MPF . Depois disso foi dito que os indícios que apontavam que a então presidente tivesse conhecimento do esquema criminoso não foram encontrados.
Recordando: Quando Hardt Condenou Lula Pelo Caso Sítio de Atibaia | Lula , o Maior Ladrão do Brasil
A juíza da 13º Vara Federal de Curitiba , Gabriela Hardt, condenou Lula a 12 anos e 11 meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva , numa ação penal cujo o sítio Santa Bárbara , em Atibaia, foi a questão que estava em julgamento. De acordo com a magistrada, embora o processo não discuta a propriedade do imóvel , o fato da família do ex-presidente Lula ter frequentado é igualmente a ter recebido como uma forma do submundo do suborno. A juíza afirmou que era fato que a família do ex-presidente Lula era frequentadora assídua do imóvel, bem como que usufruiu dele como se dona fosse. E que em 2014 , o dono do Sítio , Fernando Bittar , havia alegado que sua família já não o frequentava com assiduidade e assim o sítio foi amplamente usado pela família Lula. A magistrada Hardt também afirmou que ficou comprovado no caso que a OAS havia feito reformas no sítio a pedido de Lula e em benefício da família do ex-presidente . Umas dessas provas é o fato do ex-presidente ter acompanhado o arquiteto responsável pela obra . Ainda segundo Hardt, não havia dúvidas de que a OAS , por coordenação de Léo Pinheiro e atendendo o pedido do ex-presidente , foi o responsável pela execução e custeio da reforma da cozinha do sítio de Atibaia em 2014. Para a Juíza , havia diversas benfeitorias no sítio.
"Toda a execução da obra foi realizada de forma a não ser identificado quem estava executando o trabalho e em benefício de quem seria realizada. Além disso , todos os pagamentos efetuados pela OAS à empresa Kitchens foram feitos em espécie no intuito de não deixar rastros de quem era o pagador e não houve ressarcimento à OAS dos valores desembolsados pela empresa em benefício de Lula e de sua família", alegou a magistrada.
Nesta decisão , Hardt havia decretado a interdição de Lula para o exercício do cargo ou em função pública de acordo com o período equivalente ao dobro da pena que foi estabelecida e essa medida atingiu outros réus como o Léo Pinheiro - dono da OAS , na época -, José Carlos Bumlai, Emílio Odebrecht, Alexandrino Alencar , Carlos Paschoal , Emyr Dinis , Roberto Teixeira , Fernando Bittar e Paulo Gordilho.
Neoliberalismo
A palavra "Neoliberalismo" já era registrada e alguns escritos dos séculos XVIII e XIX. Porém , a palavra começou a aparecer com mais evidência na literatura acadêmica durante o final dos anos 80, como uma maneira de rotular o que seriam um surgimento do liberalismo como ideologia fixada na política e economias internacionais. O motivo é que durante um determinado período , o liberalismo estava perdendo espaço para Keynesianismo. O Keynesianismo foi inspirado pelo trabalho de John Maynard Keynes e ele defendeu a tese de que os gastos do governo deveriam impulsionar a economia , principalmente em tempos de recessão. Lembrando que Keynes era favorável ao Estado de Bem-Estar Social. A partir dos anos 1970 , o mundo passou a presenciar o declínio do modelo de Estado de Bem-Estar Social e isto deu espaço para que idéias liberais pudessem surgir como uma das preferências na política. Uma dessas experiências esteve presente no Chile, que era controlada pelo ditado Augusto Pinochet. Augusto Pinochet fez contato com academias da Escola de Chicago , que fizeram recomendações de medidas pró diminuição do Estado e liberalização do mercado. A redução dos gastos públicos estavam entre essas medidas e junto dele ainda havia a ideia da demissão em massa de servidores públicos e desestatização de empresas controladas pelo governo. As eleições de Ronald Reagan, nos EUA, e Margareth Thatcher no Reino Unido , foram mais alguns dos indicativos desse fenômeno , no início dos anos 1980. Até os dias atuais, ambos são considerados líderes neoliberais. Em 1989 , veio o conjunto mais óbvio de idéias consideradas neoliberais, porque o economista John Williamson fez publicação de um artigo apresentando uma conjuntura de regras econômicas ligadas por economistas de grandes instituições financeiras . E essas regras ficaram conhecidas como Consenso de Washington . Após esses anos , o ideal neoliberal daria orientação para a construção das políticas econômicas que eram recomendadas por grandes agências internacionais. Com isso , no início dos anos 1990, foram implementadas em diversos países que estavam em desenvolvimento , inclusive aqui no Brasil.
A disciplina fiscal , reforma tributária , redução dos gastos públicos , juro de mercado , câmbio de mercado , abertura comercial , investimento estrangeiro direto , privatização de empresas estatais , direito à propriedade intelectual e flexibilização de leis econômicas e trabalhistas (desregulamentação) são regras neoliberais. Por isso , enquanto a designação de "liberal" é grande e abriga formas de pensamento bem distintos entre si mesmos , designação de neoliberal é muito mais específica uma vez que se trata de uma doutrina prática que é voltada a ações econômicas sólidas e concretas.
terça-feira, 14 de abril de 2020
Privatizações
Privatização ou desestatização é uma venda de uma empresa ou instituição do setor público transformando a empresa em setor privado e isto acontece por meio de leilões públicos.
Iremos utilizar um exemplo da desestatização do Sistema Telebrás.
Em 1998 , o sistema Telebrás foi desestatizado sendo que uma parte da propriedade da empresa ficou alienada em 20 % das ações. A União continuou sendo proprietária de parcela da empresa com relação dos ativos societários. Antes da privatização havia um pouco mais de 22 milhões de linhas existentes aqui no Brasil , englobando telefones fixos e celulares. Depois da desestatização da empresa Telebrás , a média de números cresceu quase 20 milhões por ano. Na média , o investimento anual da estatal foi somente 2,4 bilhões. Depois de ser desestatizada, a Telebrás teve seu número disparado para mais de 16 bilhões por ano. Repare que investimento se traduz em geração de empregos , bens e serviços e renda melhores para a população consumidora. A linha telefônica tinha o valor de U$$1,000,00 (mil dólares) , sendo inacessível para a população mais pobre. Sem contar que a instalação de um telefone fixo durava entre 1 e 2 anos. Portanto , era algo tão custoso e demorado que existia aluguel de linhas telefônicas. Até mesmo havia uma existência de um mercado negro para fazer instalação mais rápida. Todavia , os custos dessa operação designada pelo mercado negro alcançavam U$$ 10,000,00 (dez mil dólares). Hoje em dia , a instalação é imediata e a linha é gratuita. Depois de 4 anos após a privatização da Telebrás , o Estado brasileiro fazia arrecadação de 2,6 x mais do que antes por meio dos tributos no setor de telefonia. Também aconteceu uma queda significativa dos valores que eram cobrados pelas ligações. Por fim , todos esses acontecimentos resolveram muitos problemas em favor da população em geral . Principalmente aqueles de baixa renda pelo fato desses passarem a ter acessos aos serviços. Em 2 anos houve a criação de mais de 10.000 postos de emprego na questão da telefonia. Mesmo assim , apesar dos avanços que aconteceram por causa das privatizações, as ligações brasileiras permanecem caras quando comparadas à outros países. É caro pelo fato da existência do excesso de regulação do estado neste setor que resulta em gigantescas barreiras de entrada, diminuindo a competição e causando um oligopólio. Por causa da baixa concorrência , entraves acabam surgindo , evitando melhoras no desempenho das ligações telefônicas brasileiras.
Vamos falar sobre os efeitos da privatização da Vale
O processo de desestatização da empresa Vale acabou por contemplar os números da companhia. Ainda no ano de 1997 , foram vendidas 27% das ações da companhia. Antes da privatização , o lucro da Vale era de 325 milhões de dólares em 1997 e foi ara 1,5 bilhão em 2003. Com apenas 1 ano após ser privatizada , a Vale havia aumentado o seu número de lucro pela metade. Com isso , o faturamento também disparou uma vez que de 3,9 bilhões foi para 5,5 bilhões de dólares. Após a privatização , a empresa recebeu mais de U$$ 44,6 bilhões em investimentos, enquanto , na verdade , por meio século , a Vale , enquanto era estatal , havia recebido pouco mais de 20 bilhões. A capacidade da empresa gerar riqueza para o país obteve um salto astronômico uma vez que no ano da venda , a produção de Ferro Gusa , Aço e Ferro foi de 184 milhões de toneladas. Depois disso , esse número seguiu a trajetória ascendente até que em 2007 chegou ao número de 335 milhões de toneladas.
Esses são dois de muitos exemplos que observamos dos quais demonstram o quanto a privatização é benéfica para a sociedade em geral.
Lula - O Maior Ladrão do Brasil
Além da condenação do caso do Triplex , o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado também em 1ª instância no caso Sítio de Atibaia. Ele também é réu ou denunciado em outros 8 PROCESSOS.
1- Sítio de Atibaia - Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão . Resumindo : Lula foi condenado por receber propinas das construtoras OAS e Odebrecht por meio de reformas no Sítio Atibaia , no interior de São Paulo . O imóvel pertence formalmente ao ex-empresário Fernando Bittar, mas para o Ministério Público , Lula é o verdadeiro dono do Sítio e era o principal usuário do local.
2- Nomeação para a Casa Civil - Lula foi denunciado. Resumindo: Em 2017 , os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff foram denunciados por obstrução de justiça por causa da nomeação de Lula para ministro da Casa Civil do governo Dilma. Segundo a Procuradoria Geral da República , a decisão era para garantir Foro Privilegiado ao ex-presidente , que na época , já era ALVO DA LAVA JATO.
3- Empréstimos do BNDES - Lula é réu. Para o Ministério Público Federal Lula cometeu os crimes de corrupção , lavagem de dinheiro e tráfico de influência ao supostamente pressionar o BNDES a liberar empréstimos para obras da Odebrecht na África.
4- Terreno do Instituto Lula - Lula é réu. Nesse caso , o Ministério Público Federal acusa Lula de receber propina da Odebrecht , inclusive por meio da compra de um terreno em São Paulo por 12 milhões de reais, que seria usado para a construção de uma nova sede para o Instituto Lula. A empreiteira teria comprado o apartamento vizinho ao ex-presidente em São Bernardo do Campo.
5- Compra de Aviões Caça- Lula é réu. Lula se tornou réu por tráfico de influência , lavagem de dinheiro e organização criminosa por supostamente interferir na compra de 36 caças pelo governo brasileiro da fabricante sueca Saab AB.
6- MP das Montadoras - Lula é réu. A justiça federal aceitou denúncia contra Lula por corrupção passiva pelo recebimento de propina para aprovar uma medida provisória que prorrogou incentivos fiscais para montadoras.
7- Quadrilhão do PT - Lula virou réu. Lula é réu por formação de organização criminosa no caso que ficou conhecido como Quadrilhão do PT , segundo a denúncia , a cúpula do Partido dos Trabalhadores recebeu 1 bilhão e 680 milhões de reais de propina em dinheiro desviado dos cofres públicos.
8- Guiné Equatorial , Instituto Lula- Lula virou réu. Neste caso , o ex-presidente é acusado de receber propina de 1 milhão de reais para influenciar decisões do presidente da Guiné Equatorial Teodorin Obiang , que resultaram em negócios com empresas brasileiras . O pagamento teria sido feito por meio de doação ao Instituto Lula.
9- Propina da Odebrecht - Lula é réu. Neste caso , Lula é réu por corrupção por envolver suposto pagamento de propina da Odebrecht em troca de favorecimento do governo federal.
Exosfera
O nome da camada de gás mais externa da atmosfera da Terra recebe o nome de Exosfera. A exosfera antecede o espaço sideral. A exosfera fica localizada acima da termosfera logo depois da camada intermediária designada termopausa. A exosfera tem mil quilômetros de altitude a partir da superfície da Terra. Devemos lembrar ao leitor que a distância pode ter variação de acordo com o ciclo de atividades executadas pelo Sol . Acontece que , com isso , a exosfera chegue a cerca de 500 quilômetros de altitude. A exosfera não é considerado por alguns cientistas como uma camada da atmosfera e por isso ela pode ser considerada como uma base da termosfera ou uma base do espaço sideral. Essa distância da exosfera em relação à superfície da Terra , ela acaba recendo mais influência da força da pressão do sol do que da gravidade terrestre. A exosfera é altamente rarefeita e isto faz com que as colisões entre as moléculas contidas seja uma raridade. O Hélio e o Hidrogênio são os gases encontrados na exosfera e por ali não encontramos ar para respirar. A temperatura pode alcançar até 1000 ºC. A exosfera é bem distante da Terra e é nela que os satélites artificiais orbitam.
Potenciais Riscos da Maconha Para A Saúde Do Coração , Segundo Estudos
Uma revisão publicada pela Associação Médica Americana sugere que fumar maconha (na forma de um cigarro ou no vaporizador) pode colocar o coração em situação gravíssima. O artigo destaca alterações no funcionamento do organismo que poderiam abalar a saúde cardíaca e possíveis interações irregulares com medicamentos. O aumento no uso da planta nos Estados Unidos tem como pano de fundo a busca por evidências científicas na área e , por isso , de acordo com os cálculos dos autores mais de 2 milhões de pacientes com funcionamentos cardíacos irregulares fumam maconha de forma terapêutica ou recreativa no país. O cardiologista Muthiah Vaduganathan , um dos autores do levantamento , afirma que as evidências ainda são modestas mas que há dados suficientes para recomendar cautela no consumo aos pacientes que possuem alto risco cardíaco. Famosos medicamentos para doenças cardíacas entraram na revisão. Um exemplo disso são as estatinas , que baixam o colesterol, porque elas podem ter seu nível em circulação crescente quando são usadas junto com a maconha. Com isso , o risco de reações adversas são elevadas. Esse problema é semelhante aos anticoagulantes que são empregados para prevenir infartos e AVCs em algumas situações. Além de servir com um alerta, esse tipo de informação ajudaria os médicos a fazerem ajustes com a dosagem dos fármacos em casos de pacientes que fumem maconha e não desejem parar mais. Os indicados para hipertensão ou os bloqueadores de canais de cálcio , como podem ser chamados , também teriam desempenhos afetados pela planta. Contudo , há poucos dados sobre esse assunto. As arritmias cardíacas também são estudadas como possíveis malefícios da maconha. O estímulo do sistema nervoso adrenérgico, que controla o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos , é suspeito para que a arritmia ocorra. As plaquetas parecem ser superativadas pelos princípios ativos da maconha e a droga poderia danificar as paredes das artérias.
300 Mil Pessoas No Mundo Estão Recuperadas Pelo COVID-19
A China , país onde o vírus surgiu , ainda não saiu da liderança em números de curados , carregando mais de 77 mil pessoas que foram recuperadas. Segundo dados da universidade americana John Hopkins , até a semana passada, mais de 200 mil pessoas foram curadas pelo COVID-19. Contudo , já nesta terça-feira (08 de abril de 2020), o número passou da marca de 300 mil , sendo que até às 13 horas e 19 minutos , 308.617 pessoas haviam sido curadas. Depois da China vem a Espanha , que carrega o número de 48 mil curados. A Alemanha tem 35 mil curados e o Irã carrega um pouco mais de 27 mil curados. Até o momento , o Brasil tem 127 pessoas que foram curadas pelo vírus , isto de acordo com o monitoramento em tempo real feito pela John Hopkins. Mais de 13 mil casos foram confirmados . Segundo dados do Ministério da Saúde , 600 pessoas morreram pelo Covid-19 e a maioria foi no estado de São Paulo. Até o exato momento , não há prazo estabelecendo a quantidade de tempo que leva para uma pessoa ser curada pelo COVID-19. As autoridades tem requisitado 14 dias de quarentena para casos mais leves. A China havia estabelecido outros 14 - tendo um total de 28 dias - antes de estabelecer que um paciente havia sido curado de fato.
Mais Um Pouco Sobre O Benelux
Aprendam mais sobre o Benelux. |
Pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial , em 1944 , Bélgica , Países Baixos e Luxemburgo decidiram criar uma organização econômica conhecida por Benelux . A sigla foi formada com as letras iniciais dos nomes dos países : Bélgica , Nederland (Países Baixos) e Luxemburgo. O objetivo era o fortalecimento econômico desses países mediante a ampliação das trocas comerciais , principais das riquezas minerais representadas pelo carvão e pelo ferro , matérias-primas básicas do modelo industrial pautando na indústria siderúrgica. Após 1945 a formação do Benelux e a ajuda econômica norte-americana (Plano Marshall) favoreceram a industrialização de toda a região. A organização é considerada o embrião do processo de integração econômica iniciado após a Segunda Grande Guerra e que culminou na formação da União Européia.
Europatúnel - A Obra de Engenharia do Século
Até o início da década de 1990 , a França se comunicava com a ilha da Grã-Bretanha , e sobretudo com a Inglaterra, exclusivamente por via marítima ou aérea, o que acontece ainda hoje de forma intensa. Uma importante obra de engenharia , concluída em 1994 , mudou esse quadro para sempre : após oito anos de construção , o Eurotúnel , como ficou oficialmente conhecido , passou a fazer a ligação submarina entre a ilha e o continente europeu. O túnel liga Folkestone (próximo a Dover) , na Inglaterra , a Calais , na França . A construção foi realizado no estreito de Dover , ponto mais próximo entre os dois países , com 50 quilômetros de extensão . Os franceses denominarem essa área de Pas de Calais . A obra custou 15 bilhões de dólares e é considerada uma das novas maravilhas do mundo , ou seja , uma construção monumental . Apesar disso , o Eurotúnel mereceu críticas de ambientalistas , devido a possíveis danos ecológicos , e de economistas , por seu elevado custo. O trem subterrâneo desenvolve alta velocidade . A travessia dura cerca de 35 minutos , permitindo a um viajante ir de Londres a Paris (cerca de 400 quilômetros) em 3 horas , ou de Londres a Bruxelas (capital da Bélgica) em 3 horas e 15 minutos.
Clima e Vegetação | Europa Meridional
O clima europeu é predominantemente temperado. Sua principal característica é a presença de quatro estações bem definidas. Os fatores que interferem nos climas europeus são:
- Latitude. Varia de 34º N e 75º N , portanto acima do trópico de Câncer (23º 27' N); o continente é atravessado pelo currículo polar Ártico (66º 33' N). Situa-se , pois , predominantemente na zona temperada do norte.
- Altitude . Nas altas montanhas , representadas por maciços antigos e dobramentos modernos , os invernos são mais rigorosos e prolongados.
- Maritimidade. A Proximidade do mar e um relevo baixo facilitam a penetração de massas de ar oceânicas no litoral , que regulam a quantidade de chuvas e a temperatura ; os locais próximos ao mar sofrem varações térmicas menores que os situados no interior do continente.
- Correntes Marítimas . A presença de uma corrente quente , a corrente do Golfo , ameniza as baixas temperaturas do litoral inglês e do litoral norueguês.
- Massas de ar. A ação dos ventos polares acentua as baixas temperaturas no norte, e os ventos secos , provenientes do Saara , contribuem para a escassez de chuvas na região mediterrânea; ventos vindos do oeste proporcionam a entrada de massas úmidas do Atlântico , responsáveis pela ocorrência de chuvas mais frequentes nas áreas próximas ao litoral.
Setor Primário | Alemanha
A atividade agropecuária que predomina no país é a familiar , com a utilização de métodos intensivos. Na produção alemã destacam-se alguns produtos como trigo , batata , beterraba açucareira , cevada e centeio. As principais regiões voltadas para a agricultura são o Börde , situado em torno de Colônia , bem como as planícies dos rios Danúbio e Reno . Nessas últimas , são particularmente importantes as vinhas . Apesar de empregar modernas técnicas de cultivo , a Alemanha não tem uma produção agrícola auto-suficiente. Com relação à pecuária , a suinocultura vem em primeiro lugar , seguida da criação de gado bovino . As principais regiões de atividade pecuária situam-se próximo aos sopes das áreas elevadas da Baviera , a sudeste do país , onde se realça , sobretudo , a produção leiteira. Ainda no setor pecuário , pode ser citada a criação de carneiros e cavalos. A Alemanha não conta com reservas minerais expressivas . Por isso , é obrigada a onerar sua balança comercial com a importação de petróleo e outros minérios , o que faz com que o setor primário tenha pequena importância para a economia do país , menor do que para os ingleses e franceses.
As Paisagens Naturais E A Ocupação do Espaço | Europa Setentrional
Uma das maiores riquezas da Europa setentrional , particularmente da Suécia , da Noruega e da Finlândia , são suas florestas de coníferas. Ao norte do círculo polar Ártico aparece um segundo tipo de formação vegetal : a Tundra . E ao sul da região estão as florestas temperadas de folhas caducas. A grande riqueza das florestas de pinheiros é a madeira , cuja extração se processa de maneira intensiva , não só na Suécia e na Noruega , mas também na Finlândia . Nesta última , cerca de 60% do território é coberto por bosques de pinheiros , a exploração florestal é sua maior fonte de riqueza e a base de uma série de indústrias. A exploração da madeira contribui para o desenvolvimento de várias indústrias ligadas ao setor. Ela é aproveitada para a obtenção de carvão vegetal e de alcatrão; da polpa dos pinheiros extrai-se celulose, matéria-prima utilizada na fabricação de papel . Além disso , os países da Europa setentrional utilizam madeira para a fabricação de móveis e a construção de casas. O frio intenso do inverso prolongado dificulta as atividades ligadas à agricultura e à pecuária , mas tem-se ampliado a produção intensiva , com técnicas aprimoradas , em campos fechados e climatizados , com resultados compensadores. A atividade pesqueira é intensa , sobretudo na Noruega . A presença da corrente do Golfo - uma corrente marítima quente que percorre o litoral norueguês - faz com que as atividades comercial e pesqueira da Noruega não sejam interrompidas ao longo do ano. Por isso , o país tornou-se importante exportador de pescado , com destaque para o bacalhau e o salmão. De outra parte , o Báltico não contribui para amenizar o frio dos países que banha , pois está afastado da corrente que aquece o mar do Norte ; daí a presença de gelo marítimo e continental nesses países.
Assinar:
Postagens (Atom)