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sexta-feira, 7 de junho de 2019

Teatro: O Renascimento do Gênero


Em 1943 , durante a Segunda Guerra Mundial , profissionais de teatro estrangeiros chegaram ao Brasil , desencadeando grandes mudanças em nossa dramaturgia - o gênero menos desenvolvido ao longo do período modernista. Nesse "renascimento teatral" , destacam-se alguns autores cuja produção caracteriza-se pela revolta e pela denúncia sociais , em seus mais variados matizes. Nélson Rodrigues ( "A Mulher Sem Pecado", 1939 ; "Vestido de Noiva" , 1943 ; "Toda nudez será castigada", 1969; "A Serpente", 1978), numa obra expressionista e freudiana , concentra seu foco nos mais profundos abscessos que permeiam os comportamentos sociais institucionalizados.  Jorge Andrade ( " A Moratória" , 1955 ; "Pedreira das Almas", 1958; "Milagre na cela" , 1977) adota como tema a decadência da oligarquia cafeeira paulista , num equivalente dramatúrgico do romance neorrealista dos anos 1930 , centrado no Nordeste açucareiro. Ariano Suassuna ("Auto da compadecida" , 1959 ; "O santo e a porca" e "O casamento suspeitoso", ambas escritas em 1958 e encenadas apenas em 1964) produz comédias populares , ao gosto do teatro ibérico do século XVI , explorando a contestação da pobreza nordestina. Com essa mesma orientação temática , salientando ainda o racismo "de classe" , desenvolve-se a obra de Hermilo Borba Filho , que levou ao palco trabalhos de Gilberto Freyre ("João sem terra", 1952; "Auto da Mula do Padre", 1955 ; "Sobrados e Mocambos" , 1960). O teatro citadino ganha expressão na produção de Gianfrancesco Guarnieri ("Eles não usam black-tie" , 1958 ; "Gimba" , 1959 ; " A Semente" , 1963), que enfoca os problemas decorrentes da industrialização nos grandes centros urbanos. Já a obra de Dias Gomes (" O Pagador de Promessas" , 1960 ; "Revolução dos Beatos", 1962; "Odorico, o bem-amado", 1962; "Dr. Getúlio, sua vida e sua glória", em parceria com Ferreira Gullar , 1968 ; "O túnel", 1962; "As primícias", 1977) abrange tanto temas urbanos atuais quanto temas relacionados ao misticismo popular. Chico Buarque de Hollanda ("Roda Viva", 1968; "Calabar" , 1973; "Gota d'água", em parceria com Paulo Pontes , 1975 ;  "A Ópera do Malandro", 1978) , cantor , compositor e romancista mundialmente conhecido , introduz o canto e a dança em peças de contestação política. Augusto Boal ("Revolução na América do Sul" , 1960 ; "Arena conta Zumbi" , 1965 ; "Arena conta Tiradentes" , 1967) , um dos fundadores do teatro do oprimido latino-americano , mostra , em sua obra , a dor e também e esperança presentes num continente praticamente desconhecido. Autor dos já classicos "Barrela" (1958) , "Dois perdidos num noite suja" (1966) , "Navalha na carne" (1967) e "O Abajur Lilás" (1969), Plínio Marcos é um dos pioneiros teatrólogos  brasileiros a retratar a vida dos submundos , com seus temas "malditos" , como homossexualismo , marginalidade , prostituição e violência . Autoproclamando-se "figurinha difícil" , procurou jamais fazer concessões a quaisquer hipocrisias.

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