Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Sentimento de Si e do Objeto


Vejamos , agora , o que é  a consciência do ponto de vista neurocientífico. Adotaremos , para tanto , a interpretação de António Damásio, que combina biologia com um pouco de filosofia.

¤Neurocientífico - relativo às neurociências , isto é , aos diversos ramos da ciência que estudam o sistema nervoso , como a neurobiologia , a neurofisiologia , a neuropisiquiatria etc.

"Sempre me fascina o momento exato em que , da plateia , vemos abrir-se a porta que dá para o palco e um artista sair à luz; ou, de outra perspectiva , o momento em que um artista que aguarda na penumbra vê a mesma porta abrir-se , revelando as luzes , o palco e a plateia. Percebi há alguns anos que o poder que esse momento tem de nos emocionar , de qualquer ponto de vista que o examinaremos , nasce do fato de ele personificar um instante de nascimento , uma passagem de um limiar que separa um abrigo seguro mas limitador das possibilidades e dos riscos de um mundo mais amplo à frente . [...] tenho a intuição de que sair à luz é também um eloquente  metáfora para a consciência , para o nascimento da mente conhecedora , para a simples mas decisiva chegada do sentido do self [si mesmo] ao mundo mental . [...] Escrevo sobre o sentido do self e sobre a transição da inocência e da ignorância para o conhecimento e o autointeresse . (O mistério da consciência, p. 19-18).

Desse modo , segundo Damásio , estar consciente envolve não apenas um ato de conhecer o que acontece , como geralmente se entende : implica , basicamente e como primeiro estágio , um sentir.  Vejamos o que isso significa. Enquanto você lê este texto e capta o significado dele , ocorre um processo em seu cérebro que lhe indica que é você e não outra pessoa que está envolvido nesse ato de ler e entender o texto. Esse processo, diz o neurocientista , configura uma "presença" - a "presença" do observador que é você. Ela corresponde , em seu organismo, a uma sensação ou sentimento. Trata-se do :

"[...]  sentimento do que acontece quando seu ser é  modificado pelas  ações de apreender alguma coisa [os processos físico-químicos que ocorrem dentro de seu cérebro]. Essa presença nunca se afasta , do momento em que você desperta até o momento em que seu sono começa. Ela tem de estar presente , caso contrário você não existe.  (O mistério da consciência , p. 26).

Em algumas patologias mentais , por exemplo, acredita-se que a pessoa perde contato com essa "presença". Dizemos que ela se "ausenta" , embora esteja acordada e reaja aos estímulos externos até certo ponto de maneira normal , mas automaticamente. Essa pessoa estaria tendo, portanto , um distúrbio da consciência. Assim, no processo de conhecer , a consciência seria o "padrão mental" unificado que se forma quando se conjugam o sentimento de si (self) e o objeto que se percebe e se torna conhecido. Sem sensação ou sentimento de si não há consciência (cf. DAMÁSIO , "O Mistério da Consciência, p. 26-27).

Anuncios