Saiba Mais

Translate

terça-feira, 11 de junho de 2019

Pensamento Complexo


O pensamento complexo é outra forma de abordagem do novo paradigma , mas que propõe uma espécie de síntese entre a perspectiva reducionista e a holista. De acordo com um dos principais teóricos dessa corrente , o pensador francês Edgar Morin (1921-) , as pessoas estavam totalmente condicionadas a buscar compreender as partes separadas do todo (reducionismo). E , quando descobriram a abordagem sistêmica , ficaram tão fascinadas com ela que caíram no outro extremo , passando a ver apenas da perspectiva do todo (holismo). Assim, para Morin , o holismo seria uma espécie de reducionismo invertido (com o nível superior determinando o inferior). No entanto , conforme argumenta o pensador francês , nos sistemas complexos operam dois princípios :

¤ Princípio de emergência , que , como já vimos , relaciona-se com a possibilidade de emergirem propriedades que não estavam nas partes isoladas do todo. É a criatividade do sistema ( = o todo é mais que a soma das partes);

¤ Princípio de Imposição , que expressa a possibilidade de as partes não manifestarem todas as suas propriedades potenciais (isto é , de mantê-las latentes) em benefício da harmonia do sistema. Ou seja, o todo se impõe às partes . É a repressão do sistema (= o todo é menos que a soma das partes isoladas).

Por isso seria importante adotar, ao mesmo tempo, as perspectivas do todo e das partes (holista e reducionista) para compreender a complexidade do mundo.
" É a viagem em busca de um modo de pensamento capaz de respeitar a multidimensionalidade , a riqueza , o mistério do real ; e de saber que as determinações - cerebral , cultural , social , histórica - que impõem a todo o pensamento, codeterminam sempre o objeto de conhecimento. É isto que eu designo por pensamento complexo ". (Morin, O Método II : A Vida da Vida , p. 14).

Anuncios