Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Enredo Linear e Não Linear


A sequência do enredo pode ser linear ou não-linear. É linear quando as personagens, tempo e o espaço são apresentados de maneira lógica e as ações e situações desenvolvem-se cronologicamente, atribuindo à narrativa um começo , um meio e um fim. Veja um exemplo de enredo linear:

"Fui afundando o rosto naquela cabeleira e veio a noite , se não os cabelos (mas juro que eram cabelos macios) me machucavam  os olhos. Depois que não vi nada , ficou fácil continuar enterrando a cara , a cara toda , a alma , a vida , naqueles cabelos , que maravilha! Até que o meu nariz tocou num pescocinho roliço. Então fui empurrando os meus lábios , tinhas uns bonitos lábios grossos , em eram lábios , era beiço , minha boca foi ficando encanudada até que encontrou o pescocinho roliço .  Será que ela dorme de verdade? ... Me ajeitei muito sem cerimônia, mulherzinha ! E então beijei. Quem falou que este mundo é ruim ! Só recordar ... Beijei Maria , rapazes! Eu nem sabia beijar , está claro , só beijava mamãe , boca fazendo bulha , contato nenhum calor sensual. Maria , só um leve entregar-se , uma levíssima inclinação para trás me fez sentir que Maria estava comigo em nosso amor. Nada mais houve. Não, nada mais houve. Durasse aquilo uma noite grande , nada mais haveria porque é engraçado como a perfeição fixa a gente. O beijo me deixara completamente puro , sem minhas curiosidades nem desejos de mais nada, adeus pecado e adeus escuridão! Se fizera em meu cérebro uma enorme luz branca , meu ombro bem que doía no chão , mas a luz era violentamente branca , proibindo pensar , imaginar , agir .  Beijando. Tia velha , nuca eu gostei de Tia Velha , abriu a porta com um espanto barulhento . Percebi muito bem, pelos olhos dela, que o que estávamos fazendo era completamente feio.
-Levantem! ... Vou contar pra sua mãe, Juca!

Mas eu, levantado com a lealdade mais cínica deste mundo!

-Tia velha me dá um doce?

Tia Velha - eu sempre detestei TIA VELHA , o tipo da bondade Berlitz , injusta , sem método - pois Tia Velha teve a malvadeza de escorrer por mim todo um olhar que só alguns anos mais tarde pude compreender inteiramente. Naquele instante , eu estava só pensando em disfarçar fingindo uma inocência que poucos segundos antes era real."

-Mário de Andrade

O enredo não-linear , como o próprio nome revela , desenvolve-se descontiuamente , com saltos , com cortes , com vaivéns na sequência da história, com retrospectivas e/ou antecipações e com rupturas do tempo e do espaço em que se desenvolve a ação. O tempo cronológico , dos relógios , mistura-se ao tempo psicológico , da duração das vivências das personagens. O espaço objetivo , exterior , também se mistura aos espaços interiores, da memória e da imaginação.

Anuncios