Saiba Mais

Translate

terça-feira, 11 de junho de 2019

Despertar Pela Angústia


Um dos objetivos básicos de sua obra "Ser" e "tempo" é investigar o sentido do ser. Para efetuar tal tarefa , Heidegger começou pela análise do ser que nós próprios somos. Criando uma terminologia própria , e por vezes obscura , denominou o modo de ser do ser humano , nossa existência , com a palavra "Dasein" , cujo sentido é ser-aí , estar-aí. Analisando a vida humana , o filósofo descreveu três etapas que marcam a existência e que , para a maioria dos indivíduos , culminam em uma existência inautêntica :

¤fato da existência - o ser humano é "lançado" ao mundo, sem saber por quê. Ao despertar para a consciência da vida , já está aí, sem ter pedido para nascer;

¤Desenvolvimento da existência - o ser humano estabelece relações com o mundo (ambiente natural e social historicamente situado). Para existir , projeta sua vida e procura agir no campo de suas possibilidades. Move  uma busca permanente para realizar aquilo que ainda não é. Em outras palavras , existir é construir um projeto;

¤Destruição do Eu- Tentando realizar seu projeto , o ser humano sofre  a interferência de uma série de fatores adversos que o desviam de seu caminho existencial. Trata-se do confronto do eu com os outros , confronto no qual o indivíduo  comum é , geralmente , derrotado . O seu eu é destruído , arruinado , dissolve-se na banalidade do cotidiano, nas preocupações da massa humana. Em vez de se tornar si-mesmo, torna-se o que os outros são ; assim , o eu é absorvido no com-o-outro e para-o-outro. O sentimento profundo que faz o ser humano despertar da existência inautêntica é a angústia, pois ela revela o quanto nos dissovemos em atitudes impessoais , o quanto somos absorvidos pela banalidade do cotidiano, o quanto anulamos nosso eu para inseri-lo alienadamente, no mundo do outro.

"O mundo surge diante do homem , aniquilando todas as coisas particulares que o rodeiam e , portanto, apontando para o nada . O homem sente-se , assim, como um ser-para-a-morte. A partir desse estado de angústia , abre-se para o homem , segundo Heidegger , uma alternativa : fugir de novo para o esquecimento de sua dimensão profunda , isto é , o ser , e retornar ao cotidiano ; ou superar a própria angústia , manifestando seu poder de transcendência sobre o mundo e sobre si mesmo. Aqui surge um dos temas-chave de Heidegger : o homem pode transcender ,  o que significa dizer que o homem está capacitado a atribuir um sentido ao ser. (Chauí, em Heidegger , Conferências e Escritos filosóficos, p. 10).


Anuncios