Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Brasil


"O Brasil que , sem justiça , andava mui cego e torto , vós e metereis no porto se lançar de si a cobiça que de vivo o torna morto." - In Poesias . São Paulo , Comissão do IV Centenário , 1954.

Como já vimos, as crônicas dos viajantes e os documentos informativos não possuem um caráter propriamente literário. Por isso a obra de José de Anchieta diferencia-se do conjunto dos escritos do século XVI. Além de cartas e relatórios de valor documental e histórico , o jesuíta também escreveu poesia e teatro. Entretanto, não deve esquecer que Anchieta era, antes de tudo, um missionário. Com seus escritos não tinha de "fazer obra de arte". Pretendia sobretudo realizar seu trabalho de catequese , o que determinava a função pedagógica e didática de sua obra.
Daí as características de sua poesia e de seu teatro : uma certa ingenuidade na concepção de vida e do mundo - divididos entre as forças do Bem e do Mal - e uma simplicidade de meios expressivos que buscam , basicamente , a eficiência comunicativa. Não se deve , portanto , procurar na obra de Anchieta as características da literatura clássica renascentista. Sua poesia e seu teatro inserem-se na tradição medieval :

¤Concepção Teocêntrica do Mundo ;
¤Utilização de versos redondilhos ;
¤Temática religiosa e moral;
¤Teatro alegórico (ao modo dos autos de Gil vicente).

Anchieta escreveu nas línguas que se falavam na Colônia - Português , Espanhol e Tupi - e em Latim.

-Obras:

¤Arte da gramática mais usada na costa do Brasil (primeira gramática da língua tupi - 1595);

¤Cartas , informações , fragmentos históricos e sermões (1554/1594 - publicada em 1993);

¤De Beata Virgine Dei Matre Maria (longo poema , em latim , em louvor à Virgem Maria);

¤Poemas (em português, espanhol , tupi e latim);

¤Teatro (são conhecidos oito autos . O mais importante é na Festa de São Lourenço).

Muitos autores do século XIX e XX buscaram sugestões para obras nos cronistas do século XVI e. Os autores modernistas , sobretudo , fizeram uma releitura da Literatura Informativa , frequentemente com intenções satíricas . Murilo Mendes , em sua obra História do Brasil, foi um deles.



Anuncios