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sexta-feira, 7 de junho de 2019

Animal Político


O filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) afirmava que o ser humano é por natureza um ser social, pois , para sobreviver , não pode ficar completamente isolado de seus semelhantes. Assim, constituída por um impulso natural do ser humano, a sociedade deve ser organizada conforme essa mesma natureza humana. O que deve guiar , então, a organização de uma sociedade? É a busca de um determinado bem, correspondente aos anseios dos indivíduos que a organizam. Para aristóteles , a organização social adequada à natureza humana é a pólis : "? A cidade (pólis) encontra-se entre as realidades que existem naturalmente, e o homem é por natureza uma animal político" (Política , p. 15) . A pólis grega , portanto , é vista pelo filósofo como um fenômeno natural. Por isso , o ser humano em seu sentido pleno é um animal político, isto é , envolvido na vida da pólis. Assim, Aristóteles toma um fenômeno social característico da Grécia  como modelo natural de todo o gênero humano. Aristóteles também entende que a cidade tem precedência sobre cada um dos indivíduos , uma vez que , isoladamente , o indivíduo não é autossuficiente , e a falta de um indivíduo não destrói a cidade. Assim, afirmou : " o todo deve necessariamente ter precedência sobre as partes" (Política, p. 15). É por isso que, para Aristóteles , conforme vimos, a política é uma continuidade da ética , ou melhor , a ética é entendida como uma parte da política. A ética dirige-se ao bem individual , enquanto a política volta-se para o bem comum.


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