Saiba Mais

Translate

quinta-feira, 6 de junho de 2019

A Vida de Maomé


Acredita-se que Maomé nasceu no ano 570 . Sua família pertencia à um ramo humilde da tribo coraixita. Maomé era menino ainda quando ficou órfão e foi morar com o avô no deserto, entre os beduínos. Aos 15 anos voltou para Meca e, com apoio de seu tio Abu Taleb , começou a trabalhar como condutor de caravanas. Como caravaneiro viajava para lugares distantes, como Síria e Palestina , onde entrou em contato com duas importantes religiões monoteístas: o cristianismo e do judaísmo . Aos 25 anos , Maomé casou-se com Cadija , uma viúva rica. Ao mesmo tempo , foi se interessando pela vida religiosa e passou a fazer retiros espirituais nas montanhas da região. Conta-se que num desses dias de meditação ele teria ouvido um anjo - o arcanjo Gabriel - chamando-o para ser mensageiro de Deus. Maomé passou, então , a transmitir as mensagens que acreditava ter recebido do anjo. A principal delas era que aqueles que se submetessem à vontade de Deus (Alá) podiam confiar na sua misericórdia . Aos poucos , Maomé foi reunido à sua volta um grupo de crentes , os chamados muçulmanos . Com isso, ganhou a inimizade dos mercadores coraixitas , que enriqueciam comerciando com a multidão que ia a Meca cultuar os deuses locais. Por isso, dia a dia, a situação do líder árabe foi ficando difícil. Maomé decidiu então se mudar de Meca para Yatreb , chamada mais tarde de Medina. Essa mudança, conhecida como Hégira, ocorreu em 662, data que os muçulmanos usam como o ano I do seu calendário. Pouco a pouco, o poder de Maomé se espalhou do oásis para o deserto, conquistando os beduínos . Convencidos de que lutavam tendo Deus e os anjos ao seu lado, Maomé e seus seguidores decidiram propagar a nova religião com uma "guerra santa" , a jihad. Inicialmente , Maomé e seus seguidores conquistaram Meca, entregue quase sem resistência por seus líderes . Ele reservou para si a guarda do templo e ordenou a destruição das imagens dos deuses locais. A Caaba, no entanto, foi conservada, e, desde então , Meca tornou-se a cidade santa da fé muçulmana . Corria o ano de 630, que pode ser considerado como o do nascimento do Islão . Medina continuou como capital politica e residência do líder árabe , que, em formado por crentes , e o tesouro público era abastecido por doações em dinheiro e impostos cobrados dos que se convertiam. Em 632, ano de sua morte, Maomé fez uma última visita a Meca , ocasião em que deixou a seus seguidores uma mensageira fraterna e, ao mesmo tempo, guerreira : 

"Sabei que todo muçulmano é irmão do outro, e que os muçulmanos são irmãos (...) os muçulmanos devem combater todos os homens, até que digam : só há um Deus." 

(Hourani, Albert . Uma História Dos Povos Arabes. p. Adaptado.)

Por ocasião da morte de Maomé , os povos árabes tinham superado muitas de suas antigas rivalidades e tinham na fé maometana um ponto de forte união. 



Anuncios