A aplicação do ar em movimento no transporte em meio aquático é conhecida desde a antiguidade com os barcos a bela. No entanto esse tipo de veículo não é mais utilizado comercialmente pelos países desenvolvidos, devido à sua lentidão e por estar sujeito às condições do vento. Na verdade , até mesmo os mais sofisticados navios de carga ou de passageiros são relativamente lentos, se comparados aos aviões que se locomovem em outro meio, o ar. ESSA diferença é justificada em razão da resistência imposta pela água que limita a velocidade dos veículos marítimos: quanto mais veloz é o navio, maior a resistência da água e por isso maior é a energia gasta pelo navio para superá-la. Isso parece mostrar que o transporte marítimo nunca poderá ser ao mesmo tempo rápido e eficiente. Hoje , porém, existem veículos que estão contornando essa dificuldade, podendo atingir velocidades bem superiores a 100 quilômetros por hora. Quase não encontrado resistência ao seu movimento, esses aparelhos deslocam-Se sustentados por colchão de ar comprimido, não tocando a água; são comumente denominados hovercraft, devido ao nome da fábrica que desenvolveu os primeiros modelos. Não é difícil compreender como funcionam os veículos movidos a colchão de ar. Basta pensar em um copo emboscado sobre uma mesa , para o interior do qual se bombeiro continuamente ar por meio de um tuno. A pressão interna irá aumentando e produzirá uma força de baixo para cima que pode ser suficiente para levantar o copo. Suas bordas ficarão levemente distanciadas da mesa, e o ar escapará por esse espaço em quantidade igual que continua entrando. Não estando mais em contato com a mesa, já que a sustentação é feita pelo ar, o copo poderá se mover , desde que ele não se incline nem haja irregularidades na superfície. O mesmo ocorre nos veículos movidos a colchão de ar: eles se elevam acima da superfície, devido ao que flui para baixo. Podem ser impulsionados a altas velocidades, sujeitos apenas a uma pequena resistência do ar externo. Os hovercrafts movem-se indiferentemente sobre a água ou terre no sólido ou mesmo lama , desde que as irregularidades da superfície não ultrapassem certos limites. Eles não se elevam muito, mas em compensação gastam uma energia menor do que um veículo aéreo em sua sustentação.