Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Índices De Crescimento Populacional



       Segundo a ONU, a taxa média de fecundidade necessária para a reposição da população sem que haja decréscimo no total é de 2,1 filhos por mulher. Os números da tabela mostram que, enquanto em muitos países essa taxa supera esse valor , em outros ela é inferior. Nesses casos , ou esses países incentivam a natalidade e aceitam a entrada de imigrantes , ou suas populações tendem a diminuir.  Caso a projeção da ONU se mantenha , entre 2010 e 2025 a população de 31 países pobres (Níger, Afeganistão e outros) vai duplicar ou aumentar ainda mais , enquanto em 45 países (Alemanha , Rússia e outros) a população vai decrescer no mesmo período.  Atualmente , o que se verifica na média mundial é uma queda dos índices de natalidade e mortalidade , embora em alguns países as taxas ainda se mantenham muito elevadas. Essa queda está relacionada principalmente ao êxodo rural (saída de pessoas do campo para se fixarem nas cidades) e suas consequências no comportamento geográfico, como :

1¤- Maior Custo Para Criar Os Filhos - é mais caro criar filhos na cidade , pois é necessário adquirir maior quantidade de alimentos básicos , que deixam de ser cultivados pela família . Além disso , o ingresso dos dependentes no mercado de trabalho urbano costuma acontecer mais tarde que no campo, o preço da moradia é mais elevado e as necessidades gerais de consumo - com vestuário , lazer , medicamentos , transportes , energia , saneamento e comunicação - aumentam substancialmente.  

2- Acesso a métodos anticoncepcionais - com a urbanização , as pessoas passaram a ter mais informação e acesso a farmácias , hospitais e postos de saúde e a pílulas anticoncepcionais , preservativos e esterilização, entre outros métodos contraceptivos.

3- Trabalho Feminino Extra-domiciliar - No meio urbano , aumenta sensivelmente o percentual de mulheres que trabalham fora e desenvolvem uma carreira profissional. Para essas mulheres , sucessivas gestações acarretam queda no padrão de vida e comprometem a atividade profissional. 

4- Aborto - Por ser um procedimento ilegal na maioria dos países , os índices de abortos clandestinos são desconhecidos. Sabe-se , porém, que a urbanização elevou bastante sua ocorrência , contribuindo para a queda da natalidade. 

5- Acesso a Assistência Médica , Saneamento Básico e Programas de Vacinação- Nas cidades , a expectativa  de vida é maior que no campo. Portanto, com a urbanização , principalmente nos países em desenvolvimento , caem as taxas de mortalidade. A partir da Segunda Guerra , os avanços na ciência médica - principalmente a descoberta dos antibióticos e o desenvolvimento de vacinas - aliados à urbanização causaram uma grande queda nas taxas de mortalidade , mesmo em países pobres. O crescimento vegetativo aumentou em todo o planeta até a década de 1970.  A partir daí, as taxas de mortalidade , em condições normais - excluindo-se, portanto , os países que enfrentaram guerras , epidemias ou grandes desastres - tenderam a estabilizar-se em níveis próximos a 0,6% nos países desenvolvidos e a continuar apresentando pequenas quedas nos países em desenvolvimento.

Anuncios