Saiba Mais

Translate

domingo, 16 de junho de 2019

A Prosa Romântica Brasileira


O texto de José de Alencar mostra que a prosa romântica participa do mesmo projeto nacionalista da poesia. São evidentes as semelhanças entre "Iracema" e a poesia indianista de Gonçalves Dias : a idealização do índio como o "bom selvagem" , vivendo em perfeita harmonia com a natureza ; a idealização da "raça americana", formada pelo intercurso dos elementos índio e europeu ; a cor local, explorada nos mínimos elementos da linguagem descritiva , através do uso contínuo da analogia. É importante observar que "Iracema" foi publicado em 1865. A essa altura , a poesia romântica já estava transitando dos temas da segunda (ultra-romantismo) para os da terceira geração (condoreirismo) . Desse fato podemos tirar duas conclusões :

1° - A temática nacionalista-indianista perdurou na literatura brasileira , não se restringindo à primeira geração dos poetas românticos;

2° - o esquema da evolução da poesia em três gerações não se aplica à evolução da prosa romântica.

A prosa romântica não se limitou ao indianismo. Em suas décadas da evolução, diversificou os seus temas , num grande esforço para criar uma tradição literária brasileira. Por maiores restrições que se façam à literatura romântica , não se pode negar que ela  logrou seus objetivos programáticos : todo o desenvolvimento posterior de nossa literatura é devedor do empreendimento pioneiro dos ficcionistas românticos. 


Anuncios