Saiba Mais

Translate

domingo, 25 de março de 2018

A Colônia Vista Por Um Estrangeiro



   "O inglês John Luccock esteve no Brasil entre 1808 e 1818. Comerciante , chegou ao Rio de Janeiro como outros tantos ingleses após a abertura dos portos , em 28 de janeiro de 1808. Tinha o costume de anotar e descrever situações e pessoas, dos lugares por onde passava. Neste pequeno trecho relata , com ironia e surpresa, o comportamento social dos habitantes da capital do Brasil e sede do império português . Leia-o com atenção: "[...] O orgulho tolo e a presunção formalizada , que dominava em todas as classes da sociedade brasileira , atingiam nesta categoria de homens um absurdo singular e ridículo . [...] Tornou-se necessário abrir uma fechadura de que se perdera a chave , e tão rara era a habilidade necessária para tanto que o gerente e o copeiro do hotel, onde então morava, ficaram grandemente perplexos quando perguntei em que sítio se a poderia encontrar. Afinal aconselharam-me que me dirigisse a um carpinteiro inglês que se achava estabelecido no Rio fazia perto de dois anos e que tinha muitos empregados , dos quais um foi mandando ir comigo (porque nesse tempo os mestres não se atreviam a executar trabalhos fora), com a garantia de que haveria de me contentar. Fez- se esperar por Largo tempo, mas , afinal , para compensar a demora, apareceu-me vestido de grande gala , de tricórnio, fivelas nos sapatos e abaixo dos joelhos e outras  magnificências. À porta da casa tornou a estacar , na intenção de aluar algum preto para que lhe carregasse o martelo, a talhadeira e um outra ferramenta pequena. Lembrei-lhe que, sendo leves , eu me encarregaria de uma parte ou do todo, mas isso constituiria solecismo tão grande como o de usar ele próprio suas mãos. O cavalheiro esperou pacientemente até que aparecesse um negro , tratou com ele e então prosseguiu em devida forma, seguido pelo seu criado temporário .  Em pouco tempo deu cabo da tarefa , quebrando fechadura uma vez de abri-la com gazua, após o que, o homem importante , puando uma profunda referência , retirou-se com seu lacaio. " 

- Luccock, John . Notas sobre o Rio de Janeiro e partes meridionais do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1975.p.73.


Anuncios