Saiba Mais

Translate

sábado, 31 de março de 2018

Crosta Terrestre


   A crosta terrestre , uma camada de  10 a 70 km de espessura , fica acima do manto . É constituída principalmente por silício e alumínio. As extensas porções de água - a hidrosfera - isolam regiões mais elevadas da crosta, formando os continentes. A crosta terrestre é subdividida em placas - as placas tectônicas. Sobre elas estão apoiados os continentes. Essas placas estão em constante movimento , impulsionadas pelas correntes  do manto. Portanto, os continentes se deslocam sobre o magma , como se estivessem flutuando. Esse fenômeno é chamado deriva continental . No passado essa movimentação provocou a formação de cordilheiras e grandes conjuntos montanhosos. Atualmente. Nos limites que separam as placas tectônicas em movimento situam-se regiões sujeitas a terremotos e erupções vulcânicas. A deriva continental é quase imperceptível : poucos centímetros por ano. Mas como a Terra existe há muitos milhões de anos, a posição dos continentes mudou várias vezes no decorrer desse tempo. Envolvendo todo o nosso planeta existe uma camada de ar - a atmosfera. A atmosfera é constituída principalmente pelos gases nitrogênio , oxigênio, gás carbônico (em pequena quantidade) e por vapor de água. As regiões do planeta onde existe vida que interage com o ar, a água e o solo constituem a biosfera.  O primeiro instrumento capaz de detectar os movimentos da terra foi inventado em 132 pelo filósofo chinês Chang Heng . Consistia em uma grande vasilha de bronze , com cerca de 2 m de diâmetro , em cuja superfície havia, a distâncias regulares , oito cabeças de dragão com mandíbulas móveis que sustinham oito esferas. Dentro da vasilha havia um pêndulo  ligado a oito braços , cada um deles terminando numa espécie de alavanca que abria as bocas dos dragões. Quando um movimento sísmico fazia o pêndulo vibrar , o braço ligado  à cabeça de dragão voltada para o lugar de onde provinham os abalos fazia a mandíbula se abrir , deixando cair a esfera na boca aberta de um dos oito sapos colocados em volta da vasilha. O instrumento era bastante sensível para detectar um terremoto cujo epicentro estivesse a 600 km de distância. Mas só e 1856 foi possível instalar no observatório do Vesúvio um sismógrafo capaz de registrar a passagem das ondas sísmicas e medir sua amplitude , o momento de seu início e sua direção.

Eleição de Pio IX


   Com a morte do papa Gregório VII, foi eleito o papa Pio IX , que era a favor do liberalismo . Concedeu liberdade aos que participaram dos movimentos de insurreição. O papa logo ganhou o apelido de "O Libertador" . O povo o aplaudia e muitas vezes, quando passava com sua carruagem , além de aplausos , jogavam-lhe pétalas de flores. Toda a Itália estava convencida do patriotismo de Pio IX.  No Levante siciliano, os austríacos tentaram passar com sua tropas , porém PIO IX proibiu que as tropas austríacas atravessassem o território pontifício. Os austríacos ficaram isolados. O rei das Duas Sicílas ficou sem auxílio e concedeu a Constituição em 29 de janeiro de 1848 , esperando  salvar sua "coroa" . Seu exemplo foi seguido pelo rei Carlos Alberto (Do Piemonte) , que no dia 18 de fevereiro de 1848 anunciou a concessão de um estatuto, o famoso Estatuto Albertino (publicado em 4 de março de 1848) , que vigorou por um século. Também  o  rei Leopoldo II , da Toscana , e Pio IX promulgaram Constituições. Assim , em pouquíssimo tempo, quase toda a Itália via se realizar pacificamente uma das mais importantes esperanças dos patriotas , que eram leis que protegessem sem seus direitos de liberdade civil e política. Em 1849, Mazini comandou , justamente com Garibaldi , a República romana , contando com o apoio do famoso exército dos camisas-vermelhas (um exército de voluntários) , para defender a unificação da Itália. Giuseppe Garibaldi (1807-1882) foi e ainda é considerado pelos italianos a mais viva voz dos movimentos e das lutas pela liberdade na Itália. Os movimentos revolucionários aconteciam por toda a Itália , mas fracassavam. O rei Carlos Alberto , do Piemonte,  pressionado pelos populares, declarou guerra à Áustria. Os demais Estados italianos se uniram às tropas do rei Carlos Alberto, mas foram derrotados na Batalha de Novara , em  1849. O rei italiano abdicou em favor de seu filho Vitor Emanuel II, que continuou a obra de seu pai e teve o apoio do ministro Camilo Cavour no papel da unificação italiana.

Camilo Cavour E A Unificação Italiana


   Em 1852, Camilo Cavour representou um momento decisivo na história do Risorgimento italiano. Trabalhou com afinco pela melhoria da economia italiana. Na parte administrativa , reformulou métodos administrativos, promoveu a construção de ferrovias , canais de irrigação, linhas telegráficas , multiplicou as linhas navegação a vapor e reorganizou o exército. O ministro Cavour acreditava que seria mais fácil conseguir a unificação com o apoio da França. Para isso , interveio na Guerra da Crimeia , para ganhar a amizade   de Napoleão III. Depois do acordo feito com Napoleão III, provocou a Áustria para que esta lhe declarasse guerra , o que efetivamente aconteceu. O exército Ítalo-francês obteve vitórias em Magenta e Solferino, ao mesmo tempo que os republicanos italianos, dispostos a colaborar com Cavour, reagiram em Modena, Toscana e outras cidades italianas. Nesse momento , Napoleão III, preocupado com a opinião pública francesa, ante a situação do papa , ameaçado pelos piemonteses e temendo , além do mais , que a Prússia interviesse a favor da Áustria , firmou com esta um compromisso de paz, que não satisfaz a Cavour. Desenganado , o ministro italiano compreendeu que fazer uma aliança com os republicanos era melhor. Começou uma política de apoio a estes. O exército italiano, dirigido por Garibaldi , apoderou-se na Sicília e de Nápoles , enquanto os piemonteses tomavam uma boa parte dos Estados pontifícios. O parlamento italiano declarou a unidade do reino italiano em 1861, na cidade de Turim. Porém , para acontecer a unidade efetiva, faltavam duas possessões : Veneza e Roma. A cidade de Veneza conseguiu sua liberdade , com o abandono dos austríacos. Porém, Roma estava sendo apoiada pelos franceses. O papa queria manter Roma como um Estado independente dentro da própria Itália. Por fim, a queda do imperador francês Napoleão III permitiu ao rei Vitor Emanuel entrar em Roma , em 1870 , e estabelecer ali a capital do seu reino (1871) , sob o protesto do papa. Cavour , que tanto tinha trabalhado por esse objetivo , não pôde assistir a esse grande dia , por ter morrido uns anos antes. Em 1870 , a Itália estava unificada. Só em 1929 é que o papa e o governo italiano entraram em acordo. Era papa da Itália Pio XI. Esse acordo foi firmado com Mussolini pelo Tratado de Latrão, que concedia ao papa o Território do Vaticano com Estado independente.

O Ambiente Está em Equilíbrio


    Você deve ter percebido , ao estudar as unidades anteriores , que o solo, a água e o ar não podem ser considerados isoladamente. Isso porque esses componentes estão inter-relacionados na natureza. Da mesma forma, todos os seres vivos mantêm relações uns com os outros e com o meio ambiente. A ciência que estuda essas relações é a Ecologia . Quando estudamos o ciclo da água , a influência da luz na vida das plantas , a interdependência entre animais e vegetais , a interferência do homem no solo, na água e no ar , estamos tratando de Ecologia. Existe um equilíbrio entre os componentes de uma ambiente natural . Como você pode observar, nela existem diversos seres vivos. Para sobreviver , estes seres dependem de um conjunto de fatores , como : - Luz; Água; Temperatura apropriada; Oxigênio Disponível; Nutrientes .  Além desses elementos , que compõem o ambiente físico , os seres vivos dependem uns dos outros: - Os sapos se alimentam de insetos que comem os vegetais das margens da lagoa ; - os girinos (filhote de sapos ) servem de alimento aos peixes; - as fezes e os corpos mortos dos animais vão ser transformados em nutrientes necessários aos vegetais; - As plantas absorvem o gás carbônico que os animais eliminam na respiração e liberam o oxigênio que é aproveitado pelos animais. Como você viu , a lagoa é formada por um conjunto de seres vistos que se relacionam com os fatores físicos e entre si. A lagoa , assim como qualquer outro ambiente natural , é denominada ecossistema. A lagoa está em equilíbrio ecológico, pois existe um relacionamento perfeito entre os seres vivos e o ambiente. Porém qualquer alteração nesse ecossistema pode levar ao desequilíbrio. Veja: Se os sapos fossem eliminados da lagoa , o número de insetos aumentaria muito e estes poderiam acabar com a vegetação. Após um certo tempo os peixes também morreriam . Isso porque os girinos, dos quais os peixes se alimentam , não mais existiriam . Assim. O relacionamento perfeito deixaria de existir e a lagoa estaria em desequilíbrio ecológico . O desequilíbrio ecológico é muito prejudicial à vida de todos os seres da natureza , inclusive do homem que, nesse caso, não teria mais o que pescar. Além disso , suas plantações ainda poderiam ser atacadas pelo grande número de insetos. Como você pode perceber , cada um dos seres vivos desempenha um papel para manter o equilíbrio ecológico. Os vegetais são os únicos seres que conseguem fabricar o seu próprio alimento através do processo da fotossíntese. Por isso são chamados seres produtores. Além do alimento (glicose), os vegetais necessitam de sais minerais do solo para crescerem saudáveis.

A Revolução de 1830


    Após a derrota de Napoleão , um rei Bourbon , Luís XVIII (1814-1824) , subira ao trono da França . A tradição de Luís XVIII pertencia ao Antigo Regime . Gericault , como muitos camponeses , trabalhadores urbanos e a maior parte da burguesia, fazia oposição a seu governo. Em 1824 faleceram Géricault  e Luís XVIII , assumindo o trono francês Carlos X, ligado a conservadores ferrenhos , chamados de ultra , que desejavam apagar os últimos 25 anos da história da França e restabelecer o poder e os privilégios da Igreja e da aristocracia. O novo governo mandou indenizar os emigrados pela perda de seus bens durante a Revolução, censurou a imprensa e deu à Igreja um controle maior sobre a educação. A burguesa se sentia na Jangada do Medusa , abandonada à própria sorte. Na eleição de 1830, a oposição liberal conquistou uma vitória decisiva . Carlos X respondeu com as Ordenações de Julho , que dissolveram a câmara recém-eleita. A burguesia , os estudantes e os trabalhadores se rebelaram. Os insurgentes esperavam estabelecer uma República , mas a burguesia abastada que tomou as rédeas da revolução temia o radicalismo republicano.  Ofereceram o trono ao duque de Orleans; Carlos X abdicou e foi para o exílio na Inglaterra. O novo rei , Luís Filipe (1830-1848) , jamais se esqueceu de que devia seu trono à burguesia , por isso fortaleceu o Legislativo e aboliu a censura , mas manteve o voto censitário. Por temer o radicalismo, o governo ignorou o proletariado , que tinha lutado por uma república e por reformas econômicas para diminuir sua pobreza e que se sentia se traído. A Revolução de 1830 , como ficou conhecido o movimento, no entanto, sepultou o projeto restaurador do Congresso de Viena e estimulou uma onda revolucionária. Levantes nacionalistas ocorreram em várias partes da Europa , caso da Bélgica, que conseguiu sua independência da Holanda estabelecendo um governo liberal. No Brasil, D. Pedro I foi obrigado a abdicar . Mas foi em 1848 que  movimento nacionalista liberal atingiu seu ápice.

Os Primórdios do Socialismo


    Vinculado ao movimento cartista surgira os socialistas, propondo a criação de uma sociedade baseada na cooperação, e não na competição , um sistema socioeconômico em que a produção e a distribuição de bens seriam planejadas para o bem geral da sociedade . Esse temário viria a ser base do materialismo histórico, tese do filósofo que mais influenciou o século XX, o alemão Karl Mar, cujas obras , muitas das quais foram escritas em colaboração com Friedrich Engels, forneceram os fundamentos teóricos para os partidos socialistas europeus , tanto revolucionários como evolucionários. Anteriormente a Marx , alguns socialistas , classificados com utópicos , esboçaram modelos para um mundo melhor. Eles foram assim chamados por não terem criados uma doutrina organizada visando a destruição da sociedade capitalista.   Saint-Simon (1760-1825) , socialista francês , renunciou a seu título de nobreza durante a Revolução Francesa , mas , segundo ele , filosofia iluminista , embora tivesse ajudado a destruir a ordem antiga, não proporcionara uma orientação para a reconstrução da sociedade. Ele tomou para si  a missão de construir  a nova sociedade, proporcionando compreensão clara da nova era a ser modelada pela ciência e pela indústria. A nova unidade agora exigida , diferente da propiciada pela Igreja na Idade Média, deveria nascer do conhecimento científico. Os cientistas , industriais , banqueiros , artistas e escritores substituiriam os clérigos e aristocratas na elite governantes.  O clero tradicional , tendo colocado o dogma acima a lei moral , perdera o direito de liderar a Europa naquela nova era , e um novo clero, inteiramente a par do conhecimento científico , instruiria os fiéis a se amarem uns aos outros . Haveria um novo cristianismo, despojado de mitos e dogmas , ajustado à nova era da ciência unindo espiritual e moralmente todos os povos da Europa. Charles Fourier (1772-1837) , outro socialista francês, acreditava  que a infelicidade humana devia-se ao conflito entre as necessidades naturais do homem e a disposição da sociedade de então. Enquanto  Saint-Simon e seus adeptos pensavam em reorganizar a sociedade em grande escala- grandes indústrias e gigantescas estradas de ferro e sistemas de canais - , Fourier idealizava pequenas comunidades, nas quais homens e mulheres pudessem desfrutar de prazeres simples e satisfazer suas verdadeiras necessidades humanas.  Nessas comunidades, chamadas falanstérios , todos trabalhariam em tarefas que lhes interessassem e produziriam para si e para outro. Dinheiro e bens não seriam distribuídos igualmente ; aqueles com dotes especiais e responsabilidades seriam recompensados de acordo . Isso para que as pessoas tivessem um desejo natural de ser reconhecidas por suas realizações. Fourier apoiava a igualdade entre os sexos. As mulheres , tanto quanto os homens , deveriam escolher seus empregos. O casamento seria pura brutalidade, por negar as necessidades (...) Penalizado com os maus-tratos frequentemente infligidos aos trabalhadores , aumentou os salários , melhorou as condições de trabalhado, providenciou-lhes moradia, alimentação e vestuário e preços razoáveis e recusou-se contratar crianças menores de 10 anos. Além disso , forneceu oportunidades educacionais para as crianças e iniciou um programa de ensino para os adultos. Owen quis assim demonstrar que um melhor tratamento dispensado aos trabalhadores não era incoerente com os lucros. Mais felizes e mais saudáveis, eles produziriam mais. Ele acreditava que a ordem social e econômica de então, fundada na competição , devia ser substituída por um sistema baseado na vida um grupo harmoniosa. Estabeleceu uma comunidade-modelo em New Harmony, Indiana , mas essa experiência também terminou em fracasso.

O Congresso de Viena : Um Mundo Restaurado


    Após a derrota napoleônica , Europa viveu um novo período de choques entre as forças desencadeadas pela Revolução Francesa e as do Antigo Regime. O período iniciou-se com o Congresso de Viena , que , entre 1814 e 1815 , preparou um acordo de paz para a Europa . A figura central foi o príncipe austríaco Metternich (1773-1859). Pertencente à velha ordem das cortes e dos reis , ele encarava o liberalismo como um doença perigosa e acreditava que a estabilidade internacional dependia da monarquia e do respeito à aristocracia . A Revolução Francesa , dizia, tinha levado a 25 anos de terror e guerra. Para restabelecer a estabilidade e a paz , a velha Europa precisava suprimir as idéias liberais e  esmagar as manifestações revolucionárias. As potências monárquicas imaginaram estar passando uma borracha na Revolução Francesa. Metternich defendia o retorno das famílias governantes depostas por mais de duas décadas de guerras ao poder e a restauração do equilíbrio entre os países europeus , de modo que nenhum tivesse condições de dominar o continente , como tinha acontecido com Napoleão. O czar russo Alexandre I (1777-1825) desejava criar uma comunidade européia baseada nos ensinamentos cristãos e propôs a criação de uma organização capaz de sufocar qualquer manifestação nacionalista ou liberal : a Santa Aliança. Isso tornou-se impraticável e ineficaz , até porque a Inglaterra da Revolução Industrial não demorou a converter-se na pátria do liberalismo, defendendo, por exemplo, a independência da América Latina. Representando a França no Congresso estava o príncipe Talleyrand (1754-1838) , que fora ministro do Exército de Napoleão e trabalhara pela restauração da monarquia em seu país, quando parecia inevitável o fim da era napoleônica. Hábil diplomata , ele procurou remover da França o estigma da Revolução e de Napoleão. Estabeleceu-se que a França pagasse um grande indenização aos países invadidos durante um período de cinco anos e se submetesse à ocupação aliada até que o compromisso fosse cumprido , mas ela praticamente não perdeu territórios. Os governantes considerados legítimos , que tinham sido destituídos pela Revolução e pelas guerras napoleônicas, foram restituídos a seus tronos na França , na Espanha , em Portugal , no Reino das Duas Sicílias , nos Estados Pontificiais e em muitos Estados germânicos. Nenhum país saiu do Congresso suficientemente forte para dominar o continente ; nenhuma grande potência estava tão insatisfeita a ponto de recorrer à guerra para desfazer o acordo. O equilíbrio de poder não foi perturbado até a unificação da Alemanha. A Europa não viveu outro conflito da magnitude das guerras napoleônicas  até a Primeira Guerra Mundial , em 1914.

Braços Cruzados, Máquinas Paradas


  Sabotagem . A palavra deriva da francesa sabot , "tamanco" em português. Os operários , responsabilizando as máquinas por sua situação miserável , enfiavam seus tamancos em meio às engrenagens , interrompendo a produção e danificando os equipamentos. Se as máquinas podiam produzir tanta riqueza e tantos produtos , muitos se perguntaram por que havia tantas pessoas pobres. Ned Ludd (homem de cuja existência muitos duvidam), considerando que as máquinas eram responsáveis por seu sofrimento , quebrou o tear de seu patrão. Ludd acabou emprestando seu nome a um movimento, o dos luditas , que sabotavam as novas máquinas.  Movimento veio num crescendo que culminou, em 1811, com o assalto à manufatura de William Cartwright. O Estado inglês reagiu, condenando 13  de seus líderes à morte. O ludismo inaugurou uma das mais importantes discussões da sociedade industrial : que relação desejamos ter com as máquinas? Apontando para outra direção , surgia o movimento cartista. A questão era : se o Parlamento , que faz as leis , era controlado pela burguesia , as leis e ações do Estado só seriam favoráveis a ela. A partir das trade unions , primeiros sindicatos de trabalhadores, o movimento elaborou em 1838 a chamada Carta do Povo , reivindicando sufrágio universal secretou, limitação dos mandatos e elegibilidade de não-proprietários , ou seja , o direito dos operários de participarem do Parlamento. Foi o primeiro movimento político dos operários na Inglaterra. Um de seus líderes, Bronterre O'Brien , antecipando as discussões do socialismo , afirmava que a propriedade era um roubo.

A Questão dos Trabalhadores


   Os pobres sempre existiram , mas , com a industrialização , os problemas enfrentados pelos assalariados nas fábricas converteram-se numa preocupação especial. Os artesãos foram desaparecendo à medida que o número de trabalhadores fabris aumentava pela multiplicação das máquinas. Para competirem com os artigos mais baratos produzidos nas fábricas, tentaram de tudo. Começaram por rebaixar o nível de seus talentos, reduzindo o tempo de aprendizagem ou obrigando seus auxiliares a trabalharem maior número de horas com materiais de baixa qualidade. Sem sucesso , foram definhando em toda parte , enquanto as fábricas se estabeleciam. Os operários das fábricas diferiam dos artesãos em muitos aspectos. Geralmente , eram recém-chegados de áreas agrícolas e não possuíam nenhuma habilidade artesanal ou a tradição de trabalhar em grupo. Muitas vezes , vinham para as fábricas sozinhos e assim permaneciam até poderem sustentar a família na cidade, ou eram homens e mulheres solteiros , que não encontravam emprego como criados ou agricultores nas vizinhanças de seus lares. Ingressavam rapidamente em indústrias em desenvolvimento , onde eram comuns as longas jornadas de trabalho- às vezes de quinze horas. Viviam com frequência em moradias abarrotadas , em condições miseráveis. Os operários viviam em regime de privações. Trabalhavam com 20 a 100 outros empregados e tinham pouco contato com seus patrões . Além , havia os capatazes , contratados para fazê-los trabalhar duramente e com eficiência . Assim , sua relação com o ambiente da cidade era pequena , pois passavam a maior parte do tempo nas fábricas.  A Igreja, que poderia servir de refúgio e consolo , geralmente parecia intimidadora , inacessível.

Os Artrópodes de Importância Parasitológica

    

  Nesse filo , há várias ordens de insetos , com muitas espécies que podem ser ectoparasitas ou transmissores (vetores) de parasitas humanos, além de alguns ácaros , carrapatos e do causador da sarna ou escabiose , o Sarcoptes Sacabiei. Há várias ordens de insetos com espécies que se alimentam de sangue (hematófagas), especialmente as dos dípteros (mosquito, borrachudo, motuca), dos hemípteros (percevejo , barbiro), dos sifonápteros (pulga , bicho-do-pé) e dos anopluros (piolho , chato). As larvas de alguns insetos também podem parasitar a pele humana e a do gado , caso do berne e das bicheiras (miíases), feridas nas quais se desenvolvem larvas de moscas , que se alimentam de tecidos vivos ou necrosados. São numerosos os exemplo de insetos vetores , ou seja, importantes por transmitirem parasitas humanos, vírus , bactérias , protozoários e até vermes.  Alguns exemplos já foram citados : Anopheles (malária), Culex (elefantíase), Aedes (febre amarela e dengue) , Lutzomyia (leishmaniose) e Triatoma (doença de Chagas) . A Xenopsylla , a pulga dos ratos , transmite a bactéria Yersinia Pestis , causadora da peste bubônica. Outros animais , incluindo vertebrados , podem ser reservatórios de alguns importantes parasitas humanos. Chamamos de zoonoses as doenças causadas poe esses parasitas. São exemplo a leptospirose , transmitida por ratos ; a raiva , transmitida por cães e gatos , e a toxoplasmose , transmitida por gatos.

sexta-feira, 30 de março de 2018

Introdução : Testículos e Ovários


   Na espécie humana , assim como em todos os animais , a reprodução sexuada depende da produção de células especiais , os gametas feminino (óvulo) e masculino (espermatozoide), que se unem para formar o zigoto , a primeira célula de um novo organismo. A partir do zigoto , resultante da fecundação , começa o desenvolvimento embrionário , que inicialmente mostra apenas uma sequência de divisões mitóticas, seguindo-se o estágio de diferenciação , com o surgimento dos primeiros tecidos (histogênese) e dos órgãos (organogênese) que constituirão os sistemas do novo indivíduo . Quando falamos em desenvolvimento embrionário , estamos nos referindo a um complexo processo de crescimento e diferenciação.   Gônadas é o nome genérico de testículos e ovários. Os testículos são órgãos ovalados , que ficam protegidos no interior de uma bolsa escrotal resistente , fibrosa. Um corte histológico do testículo mostra alguns lóbulos , separados por septos de tecido conjuntivo , onde ficam enrolados muitos canalículos seminais (túbulos seminíferos). Em suas paredes as células as células sofrem mitoses  e em seguida meioses , produzindo diariamente milhões de espermatozoides durante toda a vida do homem . Esse processo é a espermatogênese . Uma vez prontos , os espermatozoides ficam livres , na luz dos canalículos. E acumulam-se finalmente no epidídimo , de aspecto esponjoso , localizado na região superior do testículo. Daí podem ser eliminados por um longo canal diferente que chega até a base do pênis. No ovário , a produção de óvulos ocorre na periferia , a partir do epitélio germinativo , que reveste todo o órgão . As células esse epitélio multiplicam-se , produzindo pequenas esferas , os folículos ováricos , cheios de líquido . É neles que ocorre a ovogênese (ou ovulogênese), originando-se um único óvulo por folículo. Ao se romper um folículo maduro , o óvulo é expulso , sendo lançado na parede da abertura da tuba uterina , onde poderá ser fecundado. Essa expulsão do óvulo e chamada de ovulação. Na ovulação , é expelido do ovário não um óvulo , mas um ovócito II, pois nesse momento a meiose ainda não está terminada . É a penetração do espermatozoide que estimula o ovócito a completar a sua maturação , transformando-se em óvulo. Só então ele termina a meiose e separa o segundo polócito. No entanto, para simplificação , costuma-se falar em óvulo já a partir do momento da ovulação.

O Absolutismo Na França


    O século XVI tinha sido o da hegemonia da Espanha. O século XVII foi o grande século da França. Assassinado Henrique III (1589) , o último dos Valois. Sobe ao trono o francês Henrique IV (1589-1598) , o primeiro monarca da dinastia dos Bourbons . Henrique IV era protestante , mas converteu-se ao catolicismo , a fim de agradar a maioria dos seus súditos . Nessa ocasião , ao abjurar do protestantismo para poder subir ao trono da França, Henrique IV teria pronunciado a cínica e famosa frase "Paris vaut bien une messe (Paris bem vale uma missa)". Em 1598 Henrique IV assinou o Edito de Nantes , que concedia liberdade de culto aos protestantes (Huguenotes) e direitos políticos (em igualdade quase total com os católicos), inclusive garantias jurídicas e militares. Os huguenotes ficavam com quatro universidades, uma centena de praças fortes(por oito anos) e a acessibilidade a todos os empregos. Edito de Nantes é um documento fundamental na história da tolerância religiosa. Henrique IV, excelente estadista , incrementou a agricultura , a indústria e o comércio - e restaurou as finanças de uma França abalada pela corrupção e pelas guerras religiosas. Politicamente , Henrique IV foi um rei absolutista , não convocou os Estados Gerais (Assembleias dos representantes da nação ) e dedicou-se a aniquilar o poder remanescente da nobreza , isto é , dos senhores feudais. Durante o reinado dos três primeiros Bourbons (Henrique IV, Luís XIII e Luís XIV ) - século XVIII - a monarquia francesa consolidou seu poder aristocrático e atingiu seu apogeu de força e esplendor ; os Estados Gerais foram praticamente anulados ( a ultima reunião foi realizada em 1614) , e os nobres e protestantes foram submetidos.

A Globalização Econômica e o Neoliberalismo


    Em meados da década de 1970 , começou um período que muitos analistas chamam de Terceira Revolução Industrial , com o desenvolvimento da microeletrônica e das comunicações e a popularização da informática. Redes de computadores , comunicação por fibra óptica e satélites proporcionaram o processamento e a difusão de informações numa velocidade cada vez maior . As facilidades de comunicação e transporte possibilitaram a expansão de empresas transnacionais pelo mundo todo. Estas passaram a aproveitar as vantagens econômicas, fiscais e trabalhistas dos países onde se instalavam. Daí o surgimento do conceito de globalização, que representa uma nova etapa na mundialização de capitais. Nesse contexto , ocorre um maior intercâmbio e a interpenetração entre recursos econômicos e investimentos , dando origem a fusões e aquisições de grande empresas e formando oligopólios transnacionais em vários ramos da indústria e do setor de serviços. O grande mercado mundial também foi ampliado com a abertura dos países comunistas. Nesse cenário , economias antes dirigidas deram origem a novas economias de mercado, o que tornou possível o acréscimo de milhões de novos consumidores. A partir dos anos 1980 , a mundialização do capital atingiu novos patamares , não se restringindo mais às trocas de produtos e serviços . Ela se centrou também na internacionalização das operações financeira. Os Estados Nacionais, aos poucos , ficaram fragilizados diate das grandes corporações internacionais e dos megainvestidores do mercado financeiro. Toda essa situação foi sustentada por um discurso político-econômico que ficou conhecido como neoliberalismo. Esse conjunto de ideias se fortaleceu a partir da crise econômica iniciada nos anos 1970 , que acabou gerando uma espécie de reação contra o Estado intervencionista e de Bem-Estar Social. Segundo alguns teóricos , como Friedrich Hayek, a crise era decorrente  do excessivo poder dos sindicatos e do movimento operário, que pressionavam o Estado a aumentar os gastos sociais, minando as bases da acumulação capitalista e levando o mundo a uma baixa taxa de crescimento econômico. Para fazer frente à crise , seguindo as proposições neoliberais , sobretudo a partir dos anos 1980 , medidas de liberalização e desregulamentação dos mercados foram implementadas. Dessa maneira , pretendia-se dar maior dinamismo ao mercado internacional. Na prática, o neoliberalismo ganhou terreno a partir dos governos de Margareth Thatcher (1979-1990), na Inglaterra , e Ronald Reagan (1980-1988), nos Estados Unidos. Aos poucos , as receitas neoliberais foram colocadas em prática em outros lugares , como na Europa Oriental e na América Latina . A pressão de órgãos internacionais de financiamento , como o FMI, colaborou para essa situação. Dessa forma , na década de 1980 e, especialmente , na de 1990 , o neoliberalismo desfrutava de certa hegemonia no mundo.  De modo geral, as políticas neoliberais atendiam aos interesses daqueles que defendiam a globalização econômica e financeira . Assim , buscaram-se a desregulamentação de mercados , a privatização de empresas estatais , a flexibilização de direitos trabalhistas e sociais e a desmontagem do Estado de Bem-Estar Social. Mesmo governos trabalhistas ou de esquerda adotaram algumas receitas neoliberais. Com isso , a inflação foi reduzida , os gastos sociais diminuíram e os lucros de muitas empresas aumentaram em detrimento dos salários. No entanto, na maioria dos casos, o desemprego e a desigualdade pioraram , o peso do Estado não diminuiu na proporção esperada e o capitalismo não voltou a crescer como se desejava.

O Renascimento Cultural


  O homem medieval vivia num mundo efetivamente diferente do nosso. Seus pensamentos , palavras e atos eram envoltos num pesado e profundo clima de fé. A existência dos homens do povo se tornara bruta , pois a ignorância os impedia de desvendar os mistérios da natureza e das relações humanas. Toda percepção e todo conhecimento da realidade se davam através da aceitação dos valores e normas sociais elaboradas pela Santa Madre Igreja. Davam-se através da fé. E a IGREJA , que monopolizava o conhecimento e a produção do saber , projetava um mundo de martírios  , de sofrimento e de dor .  Um mundo onde o ideal de Deus era inatingível . E não atingi-lo era estar em pecado , era caminhar para o fogo eterno. A única possibilidade de se chegar à luz e à felicidade estava além da vida , estava no ato da morte . E mesmo assim, somente para aqueles que , em vida , não tinham tido limites na obediência e resignação frente à Igreja. Enfim, o conhecimento se realizava pela fé . A fé se realizava pelo medo . E o medo torna os homens passivos. Essa malha ideológica , fiada pelo teocentrismo , servia para manter a ordem , uns poucos tinham nascido para rezar , outros poucos para lutar e muitos outros para trabalhar.  E como Deus havia criado um "mundo imóvel" , a sociedade também deveria permanecer imóvel numa atitude de eterna servidão. Mas, contra a "vontade de Deus" e da Igreja , o mundo medieval estava em movimento . Já vimos que , do século XI ao século XIII, o renascimento comercial e urbano estimulou a economia monetária e o trabalho assalariado , integrando-os às relações internas dos feudos. Nos séculos XIV e XV uma profunda crise se abateu sobre a economia feudal e sua superação passou pela expansão das atividades mercantis e urbanas. Essas transformações no interior do mundo feudal provocaram não só o enfraquecimento das instituições como também alterações profundas nas relações sociais , dando margem ao surgimento de novos valores culturais e ideológicos. Portanto , as mudanças em curso no universo medieval implicavam num reordenamento das estruturas típicas da Idade Média , inclusive da estrutura mental. O Renascimento Cultural e a Reforma Religiosa podem ser vistos como uma "resposta", uma "saída" ideológica para a crise que devorava a Europa Ocidental.  Se a vida , para os homens europeus que viveram entre os séculos XIV e XV , se apresentava cheia de indagações e surpresas , certamente para os intelectuais e artistas foi profundamente  estimulante e envolvente. Início de um longo período de transição para o capitalismo , os anos eram marcados por desafios , enfrentamentos e rupturas. As transformações em curso exigiam a superação os limites da velha mentalidade feudal. Para o homem comprometido com seu tempo era necessário acreditar na aventura , na inspiração, na reflexão , na criação , na investigação. Acreditar em si . Essa nova postura acabou por se traduzir em grande obras literárias , filosóficas , artísticas e científicas , que seus protagonistas batizaram de Renascimento. Renascimento porque acreditavam estar fazendo renascer a cultura clássica depois de "mil anos de trevas" . E se hoje em dia é certo afirmar que a Idade Média teve uma significativa  produção cultural , é igualmente certo afirmar que os humanistas e renascentistas tiveram inúmeras razões para acreditar que o seu papel histórico era revolucionário; fazer renascer a cultura , renascer do homem. Afinal, aos seus olhos tudo se opunha frontalmente a um mundo estático e imutável , o mundo medieval , onde a única inspiração confiável era a divina. Agora , a confiança passava a repousar nos ombros dos próprios homens.

Papas Reformistas - A Companhia de Jesus


   O primeiro foi Paulo III (Pontificado : 1534-1549) , que aprovou os estatutos da Companhia de Jesus e iniciou o Concílio de Trento. Paulo IV (4 anos de pontificado : 1555-1559) reorganizou a Inquisição e iniciou a publicação do Index. O Index Librorum Prohibitorum é o catálogo dos livros cuja leitura é proibida aos católicos. Mais tarde , foi criada a Congregação do Index , a fim de manter atualizada , mediante revisão periódica , essa lista de Livros Proibidos , assim como de impedir a publicação de obras heréticas.  O Santo Inácio de Loyola foi um fidalgo e militar espanhol , de nobre família vasconça . Ferido em ação de guerra (sítio de Pamplona, 1520), sua vocação despertou durante a longa convalescença . Dedicou-se então à meditação , à oração e à penitência. Em 1534 fundou a Companhia de Jesus  aprovada pouco depois (1540) pelo sumo pontífice Paulo III. A companhia de Jesus não foi criada para a meditação , mas para a ação. Os jesuítas viveram no século e foram escritores , confessores , professores , missionários (lembrar a notável figura do Pe. Antônio Vieira). Os jesuítas consideram-se soldados de Cristo, que combatem como o indica a sua divisa , ad majorem Dei floriam (Pela maior glória de Deus). Princípio fundamental: obediência passiva aos superiores hierarquicos e , muito especialmente , ao Papa. Objetivo primordial: afirmar a crença católica - em oposição aos protestantes - por meio da pregação, da confissão e do  ensino. Nesse último campo, especialmente , têm-se sobressaído os jesuítas : seus sólidos e profundos conhecimentos ; nos mais diversos ramos da cultura, fez com que ocupassem lugares de relevo em colégios e universidades.  Contando entre seus discípulos as elites da sociedade , foram, muitas vezes , os diretores espirituais das classes dirigentes , de ministros e mesmo de reis.  É aos jesuítas , sobretudo , que se deve a conquista da Polônia e da Alemanha do Sul para os redis da Igreja Católica . Na América e no Oriente , a ação dos jesuítas foi notável , na catequese e na educação dos indígenas ;  apostolado de São Francisco Xavier na Ásia Oriental e no Japão , apostolado de Anchieta , missões do Paraguai  . Os jesuítas foram um dos fatores essenciais no êxito da reforma católica. No Concílio de Trento , eles realizaram a difícil tarefa política, permitindo que os Papas dominassem o magno conclave.

A República Cromwell: A Ditadura


  O Parlamento aboliu , então, a monarquia e a Câmara Alta (dos Lordes)- e estabeleceu a República , sob o nome de Commonwalth (Comunidade e Estado Livres) , em março de 1649. Em 1653, Cromwell dissolve o Parlamento e se torna ditador , com o título de Lorde Protetor da Inglaterra. Escócia e Irlanda , com direito a nomear seu sucessor . Durante os quatro anos da República , os ingleses tinham lutado vitoriosamente contra os irlandeses e escoceses, e tinham começado a guerra contra a Holanda . Em 1651, o Parlamento voltara a Lei de Navegação, que concedia imensas vantagens comercias a classe média: os navios europeus que negociassem com a Inglaterra só poderiam carregar as mercadorias do seu país: os produtos da América , África e Ásia só poderiam ser transportados em navios ingleses.  Foi uma iniciativa audaz, e suprema importância na história britânica, com Magnos e decisivos resultados . Porque essa Lei de Navegação , que esteve em vigor até 1850, deu origem ao poderio marítimo da Inglaterra. Cromwell continuou a agressiva e triunfante política exterior inglesa , seguindo a tradição de Isabel . Mas teve de enfrentar , internamente, várias rebeliões - sobretudo de irlandeses e escoceses . Em religião , tolerou as várias seitas protestantes , mas perseguiu os católicos e os anglicanos. Cromwell morreu em 1658. Sucedeu-lhe o filho Ricardo , moço de bens propósitos , mas inexperiente e tímido , que abdicou após 8 meses de governo. Um novo Parlamento convidou o príncipe Carlos (filho de Carlos I) a voltar à Inglaterra e assumir o poder real.  Carlos II foi um soberano extravagante e preguiçoso. Restabeleceu a igreja anglicana oficial. Mas favoreceu o catolicismo e acabou desafiando a autoridade do Parlamento. Nesta época , por divergência religiosa, surgem os Whigs (Futuros Liberais), que se opunham ao rei e à consolidação da monarquia.

O Absolutismo Francês



  O desejo de ordem e de unidade desenvolvido durante o século XVI levou o povo a aceitar o espírito do absolutismo , no século XVII. As pessoas julgavam que a concentração de poderes nas mãos de um só homem , o rei, seria o melhor caminho. As multidões queriam ver no rei a imagem de Deus. O rei, para elas , deveria ser um herói, amante da glória , protetor das letras , mas sem esquecer a predileção pelas  pelas armas (visto que a qualidade de conquistador era estimada como a mais nobre e o mais elevado dos títulos por todos os contemporâneos). A Guerra Dos Trintas Anos reforçou enormemente o prestígio internacional da 1515 , até o reinado de Luís XVI, em 1792. Duas grandes dinastias estiveram reinado na França nesse período: a Dinastia Valois-Orléans-Angoulême e a Dinastia Bourbon. A dinastia Valois-Orléans- Angoloulême compreendeu os seguintes reis: Francisco I, Henrique II, Francisco II, Carlos IX e a regência da rainha mãe Catarina de Médicis e Henrique III. Foi fundador da Dinastia Bourbon. Em 1572, tornou-se rei de Navarra. Sua família era uma das mais importantes do país. Seu principal momento na vida política foi a assinatura do Edito de Nantes (1598) , documento que dava liberdade religiosa para católicos e protestantes. Foi um rei que mereceu o título de restaurador e libertador do Estado. Morreu em 1610, assassinado por um fanático religioso. Filho de Henrique IV , tinha apenas 9 anos de idade quando o pai morreu. A nobreza pensou em assumir o trono, mas a rainha mãe Maria de Médicis assumiu a regência em nome do filho até que ele completasse a maioridade. No ano de 1624 foi nomeado o cardeal Richelieu como primeiro-ministro , com o apoio da rainha mãe Maria de Médicis. O cardeal Richelieu tinha como nome de batismo Armand-Jean du Plessis. No governo da França , combateu as duas principais  forças políticas : a nobreza e os protestantes. Na política , envolveu a França em várias guerras e não pensou vezes quando teve que aliar-se aos protestantes contra  a casa dos católicos de Habsburgo, que dominava grande parte da Europa. Nessa fase, a França participou da Guerra dos Trintas Anos. A França lutou contra a Áustria e teve alguns sucessos no início, mas depois foi ameaçada pelos espanhóis. A Espanha , aliada à Áustria , procurava destruir a França. O cardeal Richelieu reprimia quem não concordasse com sua política. Foi um lutador incansável pela melhoria dos portos e pela criação de companhias de comércio.  Com a morte do rei Luís XIII e de Richelieu , cabia o direito de governar a Luís XIV, que era ainda uma criança . Assumiu , então, a rainha mãe Ana da Áustria. Ana da Áustria era esposa de Luís XIII. Eles tiveram um filho , Luís XIV . Com a morte do rei Luís XIII e do cardeal Richelieu , ela resistiu às pretensões da nobreza e nomeou como ministro o cardeal Jules Mazzarino, que ajudou a governar a França até a maioridade de Luís XIX.

Luís XIV , O Grande



   Subiu ao trono da França em 1661, depois de anos da regência da rainha mãe Ana da Áustria e da morte do cardeal Mazzarino. Nesse período , a França esteve no auge do seu esplendor absolutista. Esse soberano fez por merecer o apelido de Rei-Sol . Ficou célebre por sua frase:  L'État c'est moi ("O Estado sou eu"). A sua corte era organizada segundo as regras de um cerimonial complicado, que tinha seu centro na pessoa do rei , que era quase divinizado. Tudo isso foi feito de maneira a afirmar o poder absolutista de Luís XIV. De fato, para ele, o rei era o único dono do Estado e a sua autoridade não devia ser discutida por nenhuma magistratura , ou por seus súditos. Os aristocratas foram privados por Luís XIV de ocupar cargos administrativos . Os cargos de administração do Estado foram distribuídos diretamente e controlados por ele. A nobreza foi, portanto, afastada do poder político , mas isso não fez melhorar a condição dos camponeses que trabalhavam nas suas terras. Os nobres não pagavam taxas e continuavam a impor seus pesados tributos e prestações , que vinham da época feudal. A política do rei , mediante o desenvolvimento das manufaturas e das atividades comercias , ia favorecendo  essencialmente os burgueses, isto é , os grandes empresários ( de tecidos , de construção naval) e os comerciantes de grande porte (exportadores e importadores de matérias-primas de comestíveis  etc.) , que eram os únicos capazes de investir grandes capitais.

A Estrutura e Reprodução Dos Crustáceos


   As extremidades articuladas dos crustáceos são birremes , ou seja , têm dois ramos , um externo (exopodito) e um interno (endopodito) cada um contendo uma série de artículos . As formas desses ramos são adaptadas a várias funções , como corrida, natação , escavação , preensão , respiração e até cópula. O corpo apresenta um nítido cefalotórax , resultante da fusão da cabeça e do tórax . O abdome é geralmente bem desenvolvido , com vários segmentos.  Um bom representante do grupo é o camarão , um decápodo , ordem à qual pertencem as muitas espécies de lagostas , caranguejos e siris. No cefalotórax dos camarões existem antenas I , antenas II , peças bucais , três pares de patas maxilares e cinco pares de patas torácicas (daí o nome de cecápodos). No abdome há cinco pares de patas natatórias , pequenas , e um par de urópodos , em forma de largos remos para a natação. Nos caranguejos e siris são bem visíveis praticamente apenas os cinco pares de fortes patas do cefalotórax. O abdome é reduzido a uma pequena lâmina , dobrada ventralmente no cefalotórax e que , nas fêmeas , prende a grande massa de ovos eliminados em cada desova. Os camarões, como os demais crustáceos , têm sexos separados , fecundação interna e desenvolvimento indireto, apresentando diferentes tipos de larvas . Nos microcrustáceos (mais simples) há um só tipo de larva , a nauplius , microscópica , planctônica, com três pares de patas natatórias.

A Importância Nutricional das Proteínas


   Além da função plástica , as proteínas são também responsáveis pela proteção do organismo (anticorpos) , catálise (enzimas), regulação e crescimento (hormônios) , transporte de oxigênio (hemoglobina) e coagulação (fibrina) . A carência nutricional proteica provoca graves problemas de saúde , como edemas , enfraquecimento geral , baixo metabolismo , apatia , diarreia , lesões cutâneas , redução da taxa de crescimento , sendo particularmente grave em crianças novas , caracterizando o chamado Kwashiorkor , descrito pela primeira vez em algumas cidades europeias (Budapeste e Berlim) , no começo do século passado. As fontes de proteínas são sobretudo carnes , peixes , ovos , queijo , feijão e soja . Como sabemos , todas as proteínas são formadas por aminoácidos e , dos vinte existentes , nosso organismo só é capaz de sintetizar doze. Os oito restantes devem ser obrigatoriamente obtidos dos alimentos , sendo chamados de aminoácidos essenciais. Portanto, em qualquer dieta alimentar , devemos nos preocupar com o consumo de proteínas que contenham os aminoácidos essenciais em doses adequadas para garantir a síntese de todas as nossas proteínas específicas. As carnes , os ovos e o leite têm proteínas ricas em aminoácidos essenciais , sendo por isso considerados alimentos de alto valor biológico ou nutricional. Já as proteínas vegetais são mais pobres em aminoácidos essenciais , e a diversidade deles é pequena. Em consequência , o consumo predominante ou exclusivo de vegetais , ou pior , só de determinados vegetais , pode levar à desnutrição , por faltarem alguns tipos de aminoácidos indispensáveis. Portanto, se alguém deseja seguir uma dieta vegetariana , ela deverá ser bem variada , com alimentos ricos não só em aminoácidos essenciais  mas também em carboidratos , lipídios , vitaminas e sais minerais.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Hormônios Não-Glandulares


    Ao contrário do que se pensava , os hormônios  não são produzidos apenas glândulas endócrinas pois , como já vimos , células dispersas por diferentes órgãos em todo o corpo liberam no sangue substâncias de ação hormonal . A mucosa intestinal produz a secretina e a colecistocinina , substâncias reguladoras da digestão ; o coração produz o hormônio atrial natiurético , que regula a excreção de sódios pelos rins. Neurônios especiais do hipotálamo, região do cérebro onde se liga a hipófise , liberam nessa glândula hormônios que a estimulam na produção de seus hormônios específicos. Em geral , elas produzem muitos hormônios que são liberados diretamente no sangue e que , assim , podem atingir os mais diferentes órgãos-alvo .  Seus hormônios têm importante função reguladora e a variação de suas concentrações no sangue provoca sinais clínicos bem marcantes , caracterizando as disfunções. Taxas aumentadas causam as hiperfunções e taxas diminuídas causam as hipofunções. Não se deve confundir uma hiperfunção com um hipertrofia , pois esta é o crescimento exagerado da glândula , acompanhado ou não de hiperfunção. No bócio endêmico , por exemplo, o "papo" , sinal bem marcante no pescoço , indica hipertrofia da tireóide. A falta de ioda na nutrição , o elemento constituinte das moléculas dos seus hormônios , leva à deficiência ou hipofunção da glândula.

A "Indústria Da Seca"


  Nos períodos de seca prolongada , o governo federal sai em socorro dos estados nordestinos atingidos , utilizando basicamente três procedimentos : envio de grande soma de dinheiro para ser aplicada nas áreas afetadas; distribuição de costas de alimentos à população; perdão total ou parcial das dívidas ou adiamento dos prazos de vencimentos de empréstimos tomados por empresários fazendeiros aos bancos oficiais. Muitos destes últimos são políticos e , como lucram com essas práticas , não têm interesse em defender ou apresentar proposta para resolver a situação. O dinheiro liberado pelo governo federal destina-se principalmente ao pagamento da mão-de-obra das frentes de trabalho temporárias, criadas para supostamente resolver a carência de renda da população atingida. Porém, o trabalho é voltado à abertura de estradas , à construção de açudes e barragens etc., geralmente nas terras dos grandes proprietários rurais. Nessas frentes de trabalho , os trabalhadores rurais cuja plantações e criações foram destruídas pela seca e também os sem-terra recebem muitas vezes menos do que o salário mínimo, o que é proibido pela lei . São eles as grandes vítimas das secas prolongadas , pois os grandes proprietários rurais possuem  açudes em suas terras , muitas vezes construídos com verbas federais pelas frentes de trabalho , e somente se estes secarem por completo serão atingidos. As cestas de alimentos enviados pelo governo federal são distribuídas à população pelos políticos locais (prefeitos , deputados e vereadores), que são os próprios "coronéis", ou seja , os grandes proprietários rurais ou seus parentes e amigos . Surgem aos olhos da população mal-informada como benfeitores , "pais" ou "padrinhos" dos pobres. Miseráveis e deserdados , ganhando votos e assegurando sua reeleição ou a de seus parentes e amigos. É esse o quadro que gerou a expressão "indústria da seca" . Cabe então perguntar : como é possível um ser humano ter a coragem de beneficiar-se da desgraça da dor de outro ser humano?

Adas, Melhem ; - Panorama Geográfico do Brasil , p . 361.

Tropical Semi-Árido


   Abrange a região conhecida como Sertão do Nordeste. É um tipo de clima tropical , portanto, quente , mas próximo ao árido (seco), com médias anuais de pluviosidade geralmente inferiores a 1,000 milímetros. (A menor média do Brasil foi registrada em Cabaceiras (PB) , com 278 mm/ano). Além disso , as chuvas concentram-se num período curto, normalmente três meses ao ano. Às vezes , esse período diminui mais ainda , ou deixa de existir durante um ano ou mais, ocasionando as conhecidas "secas" regionais. Esse baixo e irregular índice pluviométrico pode ser explicado pela situação da região em relação à circulação atmosférica (das massas de ar) e pelo relevo. No inverno há influência da massa tropical atlântica, dos alísios oriundos da massa equatorial atlântica e , às vezes , a penetração da frente fria. Mas essas correntes de ar já chegam secas nessas regiões , pois perderam sua umidade com as chuvas que provocaram nas áreas litorâneas e nas chapas (Diamantina e da Borborema ) do Nordeste. A frente fria , em alguns locais de maior altitude (denominados de "brejos" ), costuma provocar chuvas de relevo durante o inverno ; mas são poucos esses locais e constituem-se em verdadeiras "ilhas verdes" no meio da caatinga (vegetação regional) . O subtropical-úmido abrange o Brasil meridional , isto é , a porção do território brasileiro localizado ao sul do Trópico de Capricórnio . Predomina aí a massa tropical atlântica , que provoca chuvas abundantes , principalmente no verão . No inverno , é frequente a penetração da frente polar , que dá origem a chuvas frontais - precipitações devidas ao encontro da massa quente com a fria , ocorrendo a condensação do vapor de água atmosférico. O índice médio anual de pluviosidade é , portanto, elevado  (superior a 1.500 mm) e as chuvas são bem distribuídas  durante o ano, inexistindo uma estação seca. É um tipo de clima que , ao contrário dos demais do Brasil mesotérmico , isto é , de médias temperaturas ( a média do mês mais frio e inferior a 18¤C). A amplitude térmica anual é elevada , a maior dos climas brasileiros ; existe, assim, uma sensível diferença entre verão e inverno.

Os Aracnídeos


  O grande grupo dos artrópodes mostra duas linhas evolutivas : a dos antenados , representados por insetos, diplopodos , quilópodos (um par de antenas ) e crustáceos (dois pares de antenas) , e a dos quelicerados. Estes últimas não têm antenas e sim um par de quelíceras, que são apêndices articulados , com várias formas e funções , localizados na região bucal. As quelíceras podem ser inoculadoras de veneno (aranhas) , preensoras (escorpiões) ou , inda estiletes perfurantes (carrapatos) para sugar sangue. A maior classe atual de quelicerados é a dos aracnídeos , com mais de 65 mil espécies, na maioria terrestres. Seus três principais grupos são os aracnídeos, com todas as espécies de aranhas, venenosas ou não; os escorpionídeos, com os escorpiões , e os ácaros. O grupo dos ácaros inclui os carrapatos , que se alimentam de sangue (hematófagos) , e microscópicos parasitas dos focículos pilosos (cravos da pele ) e das camadas profundas da derme de mamíferos (como o causador da sarna). Há uma tendência de considerar os quelicerados um filo; os mandibulados , agrupando insetos e miriápodos (diplópodos e quilópodos ), outro filo; e ainda um terceiro filo, o dos crustáceos. Segundo essa proposta , os artrópodes são desmembrados em três novos filos. É mantido o filo artrópodes , o que simplifica o estudo do grupo, sem a preocupação com discussões filogenéticas. O corpo dos aracnídeos sempre apresenta um cefalotórax e um abdome , podendo existir ainda um pós-abdome ou cauda , como nos escorpiões. O primeiro par de apêndices articulados são as quelíceras. O segundo são os pedipalpos (palpos) , que nas aranhas se confundem com as patas e , nos escorpiões , são as duas grandes pinças preensoras. Ainda no cefalotórax seguem-se os quatro pares de patas . O abdome não apresenta apêndices articulados. Aranhas e escorpiões são predadores que desenvolveram boas adaptações para a captura de insetos, vermes e até vertebrados , como pequenos anfíbios, lagartixas e filhotes de aves. Os escorpiões e muitas aranhas têm potentes venenos que paralisam suas presas. Podem assim , sem resistência , perfura-lhes os corpos e injetar neles seus sucos digestivos. Este é , portanto, um caso típico de digestão extra-intestinal (ou extracorpórea), pois as enzimas atuam fora do corpo do predador. Em seguida , eles sugam uma espécie de pasta já praticamente digerida que será absorvida no intestino. A respiração é feita por filotraquéias (filopulmões), órgãos adaptados à respiração no meio terrestre. Cada filotraquéia é um conjunto de finas lâminas paralelas , que mantêm suas faces externas em contato com o ar e as internas banhadas pelo sangue de lacunas. Através das paredes permeáveis das lâminas ocorre a hematose (troca de gases respiratórios). Isso é bem diferente do que acontece nos insetos , nos quais o sangue não transporta gases respiratórios. A excreção é feita por túbulos de Malpighi , como nos insetos. Há também glândulas coxais , que se abrem na base das patas . Esses dois órgãos eliminam excretas nitrogenados, a guanina e o ácido úrico , o que não implica muita perda de água , como no caso da amônia e da uréia nos invertebrados aquáticos.

Recursos Naturais Renováveis


    Quando um homem colhe vegetais para se alimentar, por exemplo, deve plantar outros para substituí-los . Se corta uma árvores para utilizar a madeira , deve plantar outra em seu lugar. O homem deve  ter a preocupação de fazer novas plantações, e não somente gastar as que já existem. Os recursos naturais que podem ser repostos no ambiente , como os de origem vegetal, são recursos naturais renováveis. Babaçu, é um tipo de palmeira que existe em grande quantidade no Maranhão e no Piauí. Do babaçu, extraem-se vários produtos: óleo comestível, fibras , óleo para a fabricação de sabão, palmito , carvão , lenha  etc. Carnaúba - também é um tipo de palmeira que existe em abundância no Piauí, no Ceará e no Rio Grande do Norte. O derivado mais importante da carnaúba é a cera extraída de suas folhas. Esta cera é empregada na fabricação de velas , graxas para sapato , ceras para assoalho , pastas para polimento etc.  A folha da carnaúba é utilizada para fazer abanos , chapéus e vassouras. Borracha- Embora já seja possível a fabricação artificial , a borracha natural ainda é bastante usada. Ela é extraída da seringueira , do caucho e da balata , árvores encontradas na Região Amazônica. Em épocas apropriadas , o homem faz um corte no tronco da árvore e recolhe o látex, que escorre lentamente para uma lata presa no tronco. Recebendo um determinado tratamento químico , o látex se transforma em borracha , que pode ser utilizada para apagar escrita , fabricar pneus , saltos de sapato etc.  Madeira- as florestas brasileiras são muito ricas em madeira e têm sido bastante exploradas pelo homem. As chamadas madeiras nobres ou madeiras de lei , como o ipê, o jacarandá , o pau-brasil e a  sucupira , são vendidas por preços elevados. Os móveis fabricados com essas madeiras têm grande valor comercial. Madeiras de qualidade inferior , como o louro e o pinho, são também usadas na fabricação de móveis , portas , janelas etc. No Estado do Paraná existem grandes áreas plantadas com pinheiro , árvore que fornece boa quantidade de madeira. Por essa razão , nesse Estado existem grandes indústrias de móveis e de outros produtos cuja fabricação depende da madeira. Cacau- O Brasil é um dos principais produtores de cacau do mundo. Com o cacau  se fabricam chocolate , produtos medicinais e de beleza. A Bahia é o principal produtor , seguida do Espírito Santo, Rondônia e Pará. Sisal - utilizado na fabricação de cordas , bolsas , chapéus e outros produtos artesanais . O sisal é encontrado na Paraíba , na Bahia , no Rio Grande do Norte e em Pernambuco. Café - Apreciado em todo o mundo, o café , desde a segunda metade do século passado , é o principal produto de exportação do Brasil . É cultivado nos seguintes Estados: São Paulo, Paraná , Minas Gerais e Espírito Santo. Além deses vegetais que você acabou de ver , existem no Brasil outros que também têm muita utilidade para o homem.

Os Quilópodos e os Diplópodos


  Quilópodos e diplópodos são duas classes de artrópodes  antenados , evolutivamente muito próximos dos insetos.  A anatomia desses animais mostra claramente várias adaptações relacionadas a um determinado modo de vida , predador ou herbívoro . As lacraias , da classe dos quilópodos , têm hábito noturno , são carnívoras, alimentam-se de vermes , caracóis , insetos e até de pequenos vertebrados, como camundongos, filhotes de aves e lagartixas. Elas desenvolveram estruturas que tornam evidentes sua capacidade caçadora: são ágeis e boas corredoras, pois possuem um par de longas patas em cada segmento corporal ; têm duas antenas compridas , com muitos órgãos sensoriais , que lhes permitem perceber a presa, e as duas primeiras patas transformadas em forcípulas , para a inoculação de veneno. O corpo achatado e boa flexibilidade dos segmentos permitem às lacraias grande eficiência no ataque para imobilizar as presas. Os diplópodos são os piolhos-de-cobra ou mil pés . Ao contrário das lacraias , são herbívoros que se alimentam de restos encontrados nos solos ricos em folhagem e húmus. Assim, estende-se que não tenham forcípulas , mas apenas glândulas que eliminam substâncias pouco tóxicas , mas de forte odor, que repelem possíveis predadores . Quando ativados enrolam-se , num comportamento típico de defesa. Seus movimentos são lentos , uma vez que suas patas são bem curtas , em número de dois pares por segmento externo visível. As duas antenas , também curtas , apresentam menor número de órgãos sensoriais. Em geral . Os diplópodos têm maior número de segmentos de órgãos sensoriais. Em geral, os diplópodos têm maior número de segmentos que os quilópodos. O nome do grupo vem do latim crusta que significa ( crosta) , "carapaça", pois seu esqueleto é muito duro e tem forte impregnação calcária. A grande classe dos crustáceos compreende mais de 40 mil espécies, que demonstram ótima adaptação ao meio aquático , marinho e de água doce , embora algumas vivam bem até em terra úmida , caso dos tatuzinhos-de-jardim. As espécies tipicamente aquáticas  têm grande diversidade de formas de vida e hábitat. Siris correm nas águas rasas das praias; caranguejos abrigam-se em buracos na areia e até sobem em árvores nos manguezais; cracas fixam-se sobre rochas e até em cascos de navios e corpos de baleias ; camarões e lagostas andam , saltam e também nadam ,no fundo do mar ; baratinhas-da-praia correm sobre rochas e mergulham em poças na zona das marés , tatuís enterram-se na areia molhada ao quebrar das ondas , nas praias ;  muitas espécies de micro-crustáceos são importantes componentes do zooplâncton, marinho e de água doce ; na Antártida , o krill (Euphausia) é a principal fonte de alimento para muitos animais marinhos, como peixes , focas e baleias. Merecem ainda citação os crustáceos que parasitam brânquias de peixes e outros . Sacculina , por exemplo, é um parasita de caranguejos , que cresce em suas vísceras como grandes massas tumorais, com ramificações que absorvem alimento dos vários órgãos do hospedeiro, matando-o.

Os Insetos


   Os insetos formam uma classe com mais de 700 mil espécie , sendo , portanto, o maior de todos os grupos de animais . São predominantemente terrestres e ocupam os mais diferentes ambientes, exceto os mares , sendo os únicos invertebrados capazes de voar. Essa capacidade é uma grande vantagem na obtenção de alimentos , na fuga a predadores e na fácil e rápida dispersão em extensas áreas. Os insetos cumprem importante papel ecológico nos ecossistemas: polinizam flores ; vivem associados a outras espécies , vegetais e animais ; servem de alimento para outros animais e até produzem alimento , caso do mel. Se , por um lado, os insetos causam prejuízo à agricultura e à pecuária, com predação e parasitismo , além de serem transmissores de parasitas; por outro , eles estão sendo largamente utilizados no controle biológico , pois ajudam a combater determinadas pragas de plantas cultivadas e doenças de animais de criação (zoonoses). São ainda excelente material para pesquisas biológicas e farmacológicas. O corpo dos insetos é subdividido em três partes : cabeça, tórax e abdome , cada uma com várias segmentos. Na cabeça há sempre duas antenas de diferentes formas , com muitos órgãos sensoriais táteis e olfativos distribuídos em todo a superfície . O complexo aparelho bucal é composto de três pares de peças , adaptado a diferentes modos de captar e preparar o alimento a ser ingerido. O tipo mais comum é o aparelho triturador , com duas fortes mandíbulas . Exemplos:gafanhotos, baratas , besouros , cupins e formigas. O tórax apresenta três segmentos , cada um com um par de patas. Por isso, fala-se que os insetos são hexápodos. É também  no tórax que ficam inseridas as asas; em alguns insetos (dípteros) há apenas um par , caso das moscas e mosquitos ; outros (ápteros ) não têm asas, por exemplo: pulga , traças e piolhos . Em muitos insetos , as asas só existem na época da reprodução. Após a revoada para o acasalamento , eles perdem as asas e instalam-se em diferentes locais, que funcionam como ninhos. É o caso dos cupins e das formigas. As asas variam muito e tamanho , consistência e cor , sendo mais comuns as membranosas, que são finas e transparentes , especializadas para o vôo. Exemplos : cigarro, libélulas , o segundo par em baratas e gafanhotos . As pergamináceas são flexíveis , opacas e coloridas , por isso também camuflam o animal no ambiente. São o primeiro par de asas de gafanhotos, louva-a-deus e baratas. Os élitros são bem duros , resistentes e opacos . Nos besouros , são o primeiro par e devem se abrir para permitir a livre movimentação do segundo par , de asas membranosas , as únicas de vôo. O abdome é simples , sem apêndices e pode apresentar , na região terminal, o ovopositor , para  a postura de ovos . É também nessa região que se localiza o ferrão, que é um ovopositor modificado , nas abelhas e vespas. Ventralmente , em cada segmento do abdome percebem-se pequenos pontos laterais , denominados  estigmas ou espiráculos, que são as aberturas dos órgãos respiratórias , as traquéias.

Recursos de Origem Animal


  Como exemplo dos recursos de origem vegetal , podemos citar os coqueiros dos Estados de Sergipe e da Bahia ; e o dendezeiro , do qual se extrai o azeite-de-dendê, utilizado nas comidas típicas da Bahia. De modo geral , os animais têm grande utilidade para o homem. Além de alimentos , como carne , o leite e os ovos, eles fornecem couros e peles para a fabricação de bolsas , cintos , sapatos etc. Servem também como meio de transporte, como é o caso dos cavalos e dos bois. Para você ter uma ideia dos recursos animais que o Brasil possui, vamos falar um pouco sobre os seus rebanhos e suas reservas de peixe. Rebanhos - Entre as espécies de gado criadas no país destacam-se os bovinos , os suínos e os ovinos. Bovinos- o rebanho bovino brasileiro é um dos maiores do mundo. O gado bovino é criado em Minas Gerais , Goiás . Rio Grande do Sul , São Paulo e Mato Grosso do Sul. Suínos- Os suínos fornecem matéria prima para indústrias de carne e banha . É o segundo rebanho mais importante do país. Os maiores criadores são os Estados do Paraná , Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Ovinos- O gado ovino fornece , além de carne , lã para a indústria têxtil. O Rio Grande do Sul é o Estado que tem a maior criação , destinada a produzir lã para abastecer o mercado interno  e para exportação.  Pesca - As reservas de peixe do Brasil são muito grandes, devido à abundância das águas dos rios e lagos. No entanto, essas reservas não são muito exploradas.  A pesca é feita em sua maior parte de maneira artesanal, empregando-se ainda embarcações a vela e a remo. Cerca de 80% da população nacional é proveniente da pesca marítima. No litoral sul e sudeste os peixes mais comuns são a merluza, a pescadinha , a corvina e a sardinha. Já no norte e nordeste pescam-se crustáceos , como camarões e lagostas , e peixes, como a atum. Nas depressões existentes em sítios e fazendas , podem ser feitas excelentes barragens. Para isso basta canalizar para o local a água de um rio próximo , de uma fonte ou de uma mina. Uma vez represada a água , o local está pronto para a criação de peixes ou camarões de água doce. Existem algumas espécies de peixe próprias para esse tipo de criação. Podemos citar a tilápia, a carpa, o tucunaré, o curimatã e o tambaqui. Se você souber de alguém interessado em iniciar uma criação de peixes em sua propriedade rural , encaminhe-o ao órgão do Ministério da Agricultura do seu Estado. Aí ele encontrará técnicos especializados para dar informações necessárias sobre uma estação de piscicultura e a forma mais adequada de conseguir os alevinos.

Medidas Revolucionárias


   O levante parisiense e a revolta camponesa fortaleciam a burguesia na Assembléia. Os camponeses davam vazão a um ódio secular contra os nobres , atacando castelos e queimando os registros senhoriais onde estavam inscritas suas obrigações para com os senhores. Em 4 de agosto de 1789 , a Assembléia aboliu os privilégios dos nobres: direito de caça exclusivo , isenções de impostos , monopólio dos cargos mais altos e o direito de exigir trabalho dos camponeses. Em 26 de agosto foi aprovada uma declaração de ideais, uma afirmação de intenções: Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão . Ela proclamava o direito à liberdade pessoal, de pensamento e à igualdade de tratamento perante a lei; declarava também que o governo não pertencia a nenhum governante , mas ao povo como um todo, e que seu objetivo era a preservação dos direitos naturais do indivíduo. O povo não deveria resignar-se à infelicidade da existência humana , mas , pela razão , melhorar a sociedade. A democracia moderna começava a nascer. A Revolução Francesa rompia com uma imagem paternal da realeza. Os franceses se tornavam cidadãos quando deixavam de se sentir filhos do rei. O rei, apegado às tradições , se recusou a assinar os decretos da Assembléia. Em 15 de outubro de 1789 , donas-de-casa de Paris caminharam quase 20 quilômetros até Versalhes para protestar pela falta de pão diante da Assembléia Nacional e do rei. Poucas horas depois, 20 mil guardas parisienses, simpatizantes da revolução , marcharam sobre Versalhes em apoio às donas-de-casa. Luís XVI, temendo a violência revolucionária, aprovou os decretos e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão . Em função disso, mais nobres abandonaram o país. A Igreja também foi atingida. Primeiro a Assembléia decretou o fim dos dízimos e confiscou as terras da Igreja , colocando-as à venda. Em seguida , aprovou a Constituição Civil do Clero , reduzindo o número de bispos e padres , e transformando os membros do clero em funcionários do governo , eleitos pelo povo e pagas pelo Estado. As medidas adotadas sem consulta ao papa ou clero francês , provocaram a ira da Igreja. Cerca de metade dos padres se recusaram a jurar obediência à Constituição Civil , e muitos católicos , dentro e fora da França, apoiaram o clero revoltoso. Em setembro de 1791, a Assembléia Nacional concluiu a Constituição. Foram estabelecidos limites ao poder do rei e igualdade a todos os franceses perante a lei . Mas permaneciam as restrições ao voto: cidadãos que pagavam impostos inferiores a determinada quantia não poderiam votar. Aproximadamente 30% dos homens com mais de 25 anos eram excluídos. Na Justiça, as reformas estabeleceram que os juízes seriam escolhidos entre advogados formados e a tortura foi abolida no Código Penal. Satisfeita com tais realizações - Igualdade perante a lei, a ideia das carreiras abertas ao talento , constituição escrita , governo parlamentar - , a burguesia não queria que a Revolução fosse mais longe. 

Anarquismo: O Socialismo Libertário


    Como os marxistas , os anarquistas protestavam contra a exploração dos trabalhadores e exigiam a extinção da propriedade privada , mas , ao contrário dos marxistas, que previam o fim do Estado após a derrubada do capitalismo , eles exigiam sua destruição imediata. Genericamente , o anarquismo pode ser definido como uma corrente política cujo princípio básico é a liberdade nas relações humanas . " A natureza não fez nem o senhor nem o servo; eu não quero nem dar nem receber ordens." Essa frase, o filósofo Iluminista Diderot , inspirou grande parte de seus líderes. Os anarquistas propunham uma sociedade igualitária , em que a propriedade fosse coletiva , não houvesse patrões nem operários e todos trabalhassem e se divertissem com liberdade. Para eles , a sociedade capitalista deveria , então, ser transformada por uma revolução que eliminasse as diferenças sociais e a propriedade privada. Dentre os anarquistas , o grupo denominado anarco-sindicalista propunha a organização da sociedade igualitária a partir de uma revolução comandada e dirigida pelos sindicatos operários. Uma longa história de desavenças e acusações e acusações mútuas dividiria o movimento operário por várias décadas . Em 1864, foi criada em Londres a Associação Internacional dos Trabalhadores ou a Primeira Internacional, numa tentativa de unificar as forças políticas em defesa dos proletários de todo o mundo. Duas décadas depois ele já estava dissolvida em virtude das rivalidades da esquerda cristalizadas na Comuna de Paris.

quarta-feira, 28 de março de 2018

A Formação Das Oligarquias


  Em lugar de ampliar a cidadania, o governo central resolveu criar , em 1831 , uma força paramilitar , a Guarda Nacional . Era uma tentativa de diminuir o poder do Exército e , sobretudo de cooptar os grupos regionais . Só poderiam participar da nova milícia aqueles que detivessem uma renda anual mínima de 100 mil-réis. Com isso , os grandes proprietários das diversas regiões passaram a ostentar patentes militares . Os mais poderosos eram os coronéis , que incorporavam à Guarda Nacional seus afilhados e capangas e detinham o comando militar das suas unidades. Mas a medida mais clara no sentido da articulação desses grupos regionais foi a instituição , pelo Ato Adicional (1834) das Assembleias Provinciais.  Por intermédio delas, era concedido certo grau de autonomia para as províncias , de modo a não provocar um descontentamento generalizado com o domínio político do Centro-Sul. Os impostos arrecadas com a exportação de gêneros produzidos na províncias ficavam sob o Centro-Sul. Os impostos  arrecadados com a exportação de produtos estrangeiros na província ficavam sob o controle do oder local. Os impostos decorrentes da importação de produtos estrangeiros deveriam ser remetidos à Corte no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, o governo central abria mão da indicação do vice-presidente das províncias , deixando-a para os grupos regionais, mantendo, no entanto, a escolha do presidente de cada uma. Estabelecia-se , assim, um sistema político no qual os grupos regionais encontravam , no interior do Estado , espaço próprio para a defesa de seus interesses. Tinham em comum a perspectiva da exclusão da maioria da população do processo político e a manutenção da escravidão .  Apesar das disputas entre setores rivais , ao mesmo tempo que se constituía o Estado nacional , a identidade desses grupos acabou por constituí-los como oligarquias, ou seja , grupos de famílias de grandes proprietários , comerciantes e poderosos de cada região, que monopolizavam as funções públicas e exerciam o mandonismo local. As transações e as negociações que se realizavam no interior do Estado nacional não eliminaram as resistências regionais à denominação das elites do Centro Sul. Em diversas províncias , estouraram revoltas armadas que contestavam o projeto de Estado que então se constituía. A manutenção da escravidão , o risco da radicalização popular e a repressão militar desencadeada a partir do poder central conseguiriam garantir  a unidade política e a hegemonia do Centro-Sul. As insatisfações regionais foram vencidas à medida que o jogo político proporcionado pelas Assembleias Provinciais por incorporar as oligarquias na tarefa da construção do Estado Brasileiro. Garantindo o controle tributário , a faculdade legislativa , o exercício da coerção legal e a dominação social , os grupos oligárquicos passaram a se utilizar dos canais institucionais para resolver suas diferenças e atender a seus interesses. A repressão a levantes populares , por outro lado , tornou cada vez mais o governo central uma espécie de garantia da ordem interna escravista . Negociação e conciliação passaram a ditar as relações entre os grupos rivais e entre os poderes regionais e o poder central.

Anuncios