Saiba Mais

Translate

terça-feira, 31 de março de 2020

Linguística E Filosofia



 "Relendo [...] percebi que aprender alguma coisa desta língua dos tupiniquins pode ser de muita valia caso o senhor cometa um dia o desatino de vir a essas terras da gentilidade. Primeiramente devo dizer que este idioma não possui os sons de "F" , "L" e "R" forte, pelo o que há quem diga que os tupiniquins não têm fé , nem lei nem rei , o rei que é grande truanice , pois em Portugal temos o "F" e há mulheres que não são fieis , temos o "L" e há súditos que não são leais , e lemos o "R" forte , mas são poucos os que agem pela razão. Além do nosso "i" natural , falam um outro que soa como "ig". Pronunciam consoantes estranhas como "mb" , é este o caso da cobra , a que chamam de um boi. Por essas qualidades , há algumas palavras que não conseguem dizer , como Bacharel , que falam Bacharé, e o nome de nosso país , que pronunciam como Portugal. Os tupiniquins apreciam muito os que aprendem a falar como eles e têm por grande homem aquele que conhece mais palavras."

Torero , José Roberto ; Pimenta , Marcus Aurelius. Terra Papagalli : narração para preguiçosos leitores da luxuriosa , irada , soberba , invejável , cobiçada e gulosa história do primeiro rei do Brasil . Rio de Janeiro : Objetiva, 2000. p. 67.

No texto acima, extraído de um romance cujo cenário é o início da colonização do Brasil pelos portugueses , os autores fazem uma paródia  do que afirmou o cronista português Pero de Magalhães Gândavo (c. 1540-C.1580) NA OBRA Tratado da Terra do Brasil: "[...] não se acha nela [na língua indígena do litoral] F, nem L , nem R , coisa digna de espanto , porque assim não têm Fé , nem Lei , nem Rei; e desta maneira vivem sem justiça e desordenadamente " (Brasil. Ministério da Cultura/Fundação Biblioteca Nacional, s. d.). Tratava-se de uma observação etnocêntrica sobre o modo de vida ameríndio que justificava a dominação europeia sobre os indígenas. É interessante observar que a paródia dessa passagem fala obre um aspecto da linguagem que provavelmente não passou pela cabeça do cronista português : só sabemos o significado das palavras porque existe o diferente. Por exemplo , sabemos o que significa a palavra fidelidade por sua oposição a outras palavras, como traição , infidelidade , deslealdade , etc. Assim, os portugueses  só podem saber o que é Fé , Lei e Rei porque concebem a falta de fé , a falta de leis e a ausência de um rei. Essa concepção de que significado das palavras é fundado na diferença foi proposta originalmente por Ferdinand de Saussure . Insatisfeito com os resultados da abordagem linguística do fim do século XIX. que buscava o significado da palavra na etimologia , ou seja , na origem e na formação da própria palavra , o linguista suíço procurou pensar na linguagem como um sistema estruturado de signos. 

História e Conhecimento



Para construir um conhecimento sobre determinado povo ou episódio , o historiador necessita do saber elaborado pelos profissionais de outras áreas , como os arqueólogos , os geógrafos , os economistas entre outros. Os arqueólogos , por exemplo , são muito importantes no estudo de sociedades antigas ; eles estudam os grupos humanos que viveram há milhares de anos por meio de vestígios , como ponta de lanças , machados , vasos , restos de fogueiras , pinturas feitas em rochas etc. O pedaço de um machado de pedra escavado por um arqueólogo e examinado em laboratório pode nos contar sobre a idade daquela pedra e o modo de vida do povo que utilizou aquele machado. Vasos , potes e jarros para beber água estão entre os achados mais comuns nas escavações arqueológicas ; porém , são poucos os encontrados inteiros. Assim , incorporando os saberes acumulados por outros estudiosos , o historiador vai aumentando seu conhecimento sobre os seres humanos e sua trajetória ao longo do tempo. 

Caçadores e Coletores | Paleolítico



O Paleolítico foi um período muito longo da história da humanidade , no qual os homens sobreviveram da caça , da pesca e da coleta vegetal ; por isso , ficaram conhecidos como caçadores e coletores. Para fazer seus investimentos de trabalho , os homens do Paleolítico batiam pedras duras e pedras menos resistentes até conseguir os objetos desejados : lanças , machados , pedras cortantes , arpões , agulhas. Com essas ferramentas eles abatiam animais  coletavam frutos e raízes, pescavam e faziam suas roupas . Caçavam grandes animais , como os mamutes , e perigosos , como o tigre-dentes-de-sabre. Os homens do Paleolítico eram nômades , isto é , não tinham moradia fixa; sempre que a caça , os peixes e os frutos de uma região começavam a rarear , eles se mudavam para outra área em busca de alimentos. 

As Fontes Da História


O Trabalho do historiador é semelhante ao do detetive. Ao investigar um caso, o detetive usa os vestígios deixados pelos envolvidos, como , por exemplo , um fio de cabelo , um brinco , uma lata vazia... o historiador age da mesma forma: utiliza todos os vestígios ou pistas disponíveis para construir um conhecimento sobre a História. Os vestígios (escritas , imagens , objetos etc.) produzidos pelo homem na sua passagem pela Terra são chamadas de "Fontes Históricas". As fontes históricas podem ser escritas , visuais , rais e da cultura material. Cédulas de identidade, diários , leis etc. são exemplos de fontes escritas. Fotografias , pinturas , desenhos , cartões-postais são exemplos de fontes visuais. Cantigas , lendas e entrevistas são exemplos de fontes orais. Nas sociedades que não usam a escrita , é quase sempre pelos mais velhos que os mais novos ficam sabendo da História. As lembranças dos mais velhos são, portanto , uma fonte para o conhecimento da História. Brinquedos , móveis, vestimentas são objetos da cultura material de um grupo ou povo e , como tal , também são importantes fontes históricas. Pois bem , imagine que daqui a 100 anos um historiador queira descobrir os divertimentos prediletos das crianças nas cidades brasileiras de hoje. O primeiro passo será reunir vários tipos de fontes (textos, imagens , relatos orais , objetos etc.) que informam sobre esses investimentos. Depois de reunir e organizar o material escolhido , o historiador passa a verificar quais os divertimentos mais praticados pelas crianças ; depois , então, passa a comparar , relacionar , analisar e, assim , aos poucos , vai construindo a sua versão a respeito do assunto. 

A Ásia


A Prática da agricultura no Japão é um grande problema devido aos seguintes fatores: pequena disponibilidade de espaço , relevo acidentado , conservação das áreas florestadas e ocupação das áreas das planícies próximas aos litorais por atividades industriais. A reforma agrária em 1946 , logo após o fim da Segunda Guerra Mundial , valorizou a distribuição do espaço agrário em pequenas propriedades e incentivou o uso de mecanização e sistemas intensivos de produção. A reforma agrária favoreceu a formação de um mercado consumidor interno , possibilitando o avanço industrial do pós-guerra. Hoje , a produção de legumes e frutas caracteriza o país como um dos líderes mundias da tecnologia no setor. Além desses produtos , também são cultivados arroz , trigo , chá , amora e cana-de-açúcar. No Japão , todas as terras aproveitáveis são cultivadas . Se o espaço não for aproveitado para o cultivo de arroz ou trigo , com certeza será ocupado para a produção de frutas e hortaliças. Embora o país se esforce para desenvolver cada vez mais o setor agrícola , continua sendo um grande importador de alimentos. 

Europa Ocidental


O clima temperado oceânico domina a maior parte da porção ocidental do continente , particularmente nas zonas litorâneas . O litoral é atingido por massas de ar oceânicas, que interferem nas características climáticas. As áreas próximas no mar apresentam menos variações de temperatura. No verão , as temperaturas mantêm-se amenas , pois a água demora mais para se aquecer. Por outro lado , a água também mais para perder temperatura que as porções de terra. Por isso , a proximidade do mar contribui para tornar o inverno menos rigoroso. Como as massas são úmidas , as chuvas são bem distribuídas ao longo de todo o ano. O clima temperado oceânico está associado a florestas temperadas ou de folhas caducas , cujas árvores , típicas da região , perdem suas folhas no inverno , como carvalhos , bétulas , faias , freixos , olmos e plantas frutíferas (maça, pêra , uva , etc.). A floresta temperatura já foi devastada por milhares de anos de ocupação humana. Originalmente , essa vegetação cobria quase todo a extensão do continente , das coníferas ao norte às estepes ao sul. 

Europa Centro-Oriental


Nas porções oriental e central da Europa predomina o clima temperado continental. Ao contrário do temperado oceânico , esse tipo de clima apresenta grande amplitude térmica, com invernos muito frios e verões acentuadamente quentes. por sua vez , as chuvas são menos regulares. Associadas a esse clima , ocorrem formações vegetais como a floresta boreal e a floresta temperada, mas sobretudo as estepes , onde se desenvolvem plantas herbáceas. Um aspecto importante das estepes é a presença de solos muito ricos , apropriados para o cultivo de cereais. Essas formações aparecem principalmente na Rússia e na Ucrânia. Nas regiões ao norte do mar Negro e a noroeste do mar Cáspio (na Ucrânia e na Rússia , respectivamente) ocorre um clima semi-árido , no qual se acentuam as particularmente do clima temperado continental. Há expressivas variações térmicas diárias:  os dias são muito quentes  e as noites , relativamente frias. Também é acentuada a amplitude térmica anual , pois , enquanto no verão a temperatura  média é de 22 ºC , no inverno ela cai para 1 ºC . Os índices pluviométricos são baixos (inferiores a 700 milímetros por ano). A vegetação dominante nas áreas de clima semiárido é formada por estepes empobrecidas e secas com plantas rasteiras e arbustos de pequeno porte. 

Europa Meridional


O tipo climático mediterrâneo é característico do sul da Europa. Trata-se de um clima subtropical com elevada amplitude térmica anual , invernos chuvosos e verões rigorosamente secos , assumindo por isso características de semi-aridez. A região sofre influência das massas quentes e secas originadas no deserto do Saara. Além disso , as elevações que existem ao norte , representadas sobretudo pelos Alpes , dificultam a penetração dos ventos frios do norte do continente. Os ventos úmidos do Atlântico também não atingem toda a região , apenas a península Ibérica . A vegetação típica do clima mediterrâneo é constituída por árvores pequenas e arbustos dotados de espinhos. 

As Religiões na Europa


A religião predominante é o catolicismo , praticado sobretudo em Portugal , Espanha , Polônia, França e Itália , as com grande número de fiéis em todo o continente. O protestantismo é praticado principalmente pelos habitantes da região setentrional , sob diversas formas , entre elas o calvinismo (na tradição francesa e na inglesa) e o luteranismo (particularmente na Alemanha). Já na Inglaterra a religião oficial é o anglicanismo , que se distingue dos demais credos cristãos. O cristianismo ortodoxo é praticado sobretudo na Grécia , na Bulgária , na Rússia , na União da Sérvia e Montenegro (ex-Iugoslávia) e na Ucrânia. O islamismo aparece com destaque nas áreas europeias que sofreram a influência do expansionismo árabe ou turco. Assim , na Turquia há uma maioria de muçulmanos , que também têm forte presença na península Balcânica , principalmente na Bósnia-Herzegovina e na Albânia. As lutas entre sérvios (cristãos ortodoxos) e bósnios (muçulmanos) estão ligadas a essas diferenças religiosas. O judaísmo também aparece na Europa , com um grande número de fiéis em diferentes países.
Em geral , as crenças religiosas e as manifestações de seus seguidores são carregadas de fortes componentes políticos. Na Irlanda do Norte , por exemplo , um conflito , um conflito antigo envolve católicos e protestantes. A maioria da população católica deseja a independência dessa parte da ilha da Irlanda em relação ao Reino Unido. Por sua vez , os protestantes pretendem manter a região sob domínio britânico. 

A Origem Da População


Os diversos povos europeus , em sua grande maioria , podem ser reunidos em três grupos , sobretudo linguísticos: germânicos , eslavos e latinos. 
Germânicos. Ocupam principalmente as partes central e norte da Europa . Entre eles estão os alemães, os austríacos , os holandeses , os suecos , os noruegueses e os britânicos . A facilidade de comunicação , a influência do comércio e a pequena extensão dos países possibilitaram o contato entre os diferentes povos. Assim, há países em que línguas latinas se misturaram às germânicas , como na Bélgica e na Suíça. 

Eslavos. Habitam predominantemente a Europa oriental. São os russos , os poloneses , os ucranianos , os eslovenos , os tchecos , os eslovacos e os sérvios. 

Latinos. Dominam principalmente a região meridional europeia , ou seja , a área mediterrânea. Destacam-se os portugueses , os espanhóis , os italianos e os franceses. Os romenos da Europa oriental também são de origem latina. 

Além desses grupos principais , existem outros, como os finlandeses, os fundadores e os gregos. Há ainda muitas minorias étnicas que preservam sua cultura e sua língua original. Alguns desses povos lutam para formar países independentes. É o caso dos bascos , na Espanha e na França. 

segunda-feira, 30 de março de 2020

População | Japão


A população japonesa apresenta características peculiares. O número de pessoas idosas , por exemplo, corresponde o dobro do número de crianças. A estimativas é de que , a partir de 2025 , o governo terá de gastar cerca de 70% de sua receita em benefícios e cuidados com as pessoas acima de 65 anos. A economia que já teve o crescimento mais acelerado do globo pode se tornar a sociedade industrial de envelhecimento mais rápido do mundo. Para conseguir financiar o futuro da nação , o governo teve de cobrar impostos mais altos e diminuir os benefícios sociais. Outro aspecto que preocupa as autoridades japonesas é o número considerável de suicídios , principalmente entre os jovens. Numa sociedade que preza o sucesso acima de qualquer valor, as cobranças tornam-se às vezes insuportáveis para o estudante , que prefere o suicídio a enfrentar a reação de parentes e amigos diante de seu fracasso escolar. Problemas no trabalho também são causas de muitos distúrbios mentais. Os japoneses supervalorizam a eficiência no trabalho, o que provoca inúmeros caso de desequilíbrio emocional e faz crescer o número de pessoas que necessitam de tratamento psiquiátrico. 

Os Movimentos Internos | População e Espaço


Em meados da década de 1950 , teve início outro intenso movimento populacional . Pessoas dos países mais pobres do continente europeu partiam em direção aos países mais ricos. Desse movimento participavam principalmente:

- Gregos , que se deslocavam para a Alemanha Ocidental;
- Portugueses, que foram para a França, a Inglaterra e a Alemanha Ocidental;
- Os italianos , que se deslocavam em seu próprio país - do sul agrário para o norte industrial - , mas também emigravam para outras nações , especialmente para a França.

Além da crise do socialismo , o Leste europeu recebia imigrantes do Terceiro Mundo , atraídos pelos benefícios sociais existente nos países socialistas , como educação , saúde e moradia. Esses países , no entanto , tornaram-se área de emigração a partir da metade da década de 1980. Milhares de iugoslavos, albaneses , búlgaros e romenos , entre outros, fugiram para a Alemanha Ocidental , França , Bélgica , Países Baixos , Grã-Bretanha , Espanha e outros países europeus . Entre 1983 e 1988 a Alemanha recebeu em média 275 mil imigrantes por ano. Em 1990-1991 , milhares de albaneses saíram de seu país de origem , tentando conseguir refúgio na Itália. A maioria não obteve asilo e foi repatriada. Ao liberar  circulação de mão-de-obra entre os países membros , a União Européia , implantada em 1993 , facilitou as migrações intra-europeias , ao mesmo tempo que restringiu ainda mais o ingresso de não europeus. 

Setor Primário | Países Baixos


Em todos esses países desenvolve-se um intenso aproveitando do espaço para a produção agropecuária. A prática intensiva em pequenas propriedades , a mecanização e o uso de fertilizantes convivem com a falta de terras. Diante disso , desde o século XVII a Bélgica e principalmente os Países Baixo haviam conquistado terras ao mar. Aproveitando a pequena profundidade , as águas de uma baía ou de um golfo são cercadas por um enorme dique. Em seguida , a água salgada é aos poucos retirada e substituída por água doce para eliminar a salinidade do solo. Para facilitar a drenagem da água , a área é dividida em partes menores , separadas umas das outras por diques. Essas partes menores são chamadas de "Pôlderes". À medida que os pôlderes vão ficando secos , são cortados por uma rede de canais que distribuem a água dos rios e das chuvas e servem também de via de transporte dos produtos cultivados. Os produtos agrícolas mais importantes dessa sub-região são os cereais e a beterraba. Além disso , destacam-se a criação de suínos e a pecuária leiteira, esta última com presença extremamente importante nos Países Baixos. 

Estônia


A Estônia é a mais industrializada das três repúblicas bálticas. Com a dissolução da União Soviética no início dos anos 1990, a Estônia vem obtendo melhores resultados que seus vizinhos na transição ao livre mercado. O país beneficia-se da presença de xisto betuminoso , o que possibilitou o desenvolvimento de algumas indústrias de base, como a indústria química. A indústria participa com quase um terço do total do PIB e da mão de obra empregada. A atividade industrial baseia-se em um reduzido número de grandes empresas, a maioria localizada no norte. A dissolução da União Soviética e , consequentemente , dos vínculos comerciais que eram mantidos com ela resultou em uma queda de 30% na produção fabril do país no início da década de 1990. Em decorrência disso , tem sido uma prática comum na Estônia o contrabando de matérias-primas provenientes da Rússia que são vendidos abaixo do preço. O país ainda mantém como parceiras as repúblicas da antiga União Soviética , principalmente a Rússia e a Ucrânia. No entanto , desde a eliminação de todas as barreiras anteriormente impostas às exportações, bem como das restrições quantitativas às importações, mais da metade das vendas da Estônia passaram a ter como destino a Europa Ocidental. A Finlândia e a Suécia também têm sido grandes parcerias comerciais. Na Letônia a indústria tem uma grande importância na economia geral , com destaque para a fabricação de vagões destinados ao transporte de passageiros e para a produção de bens de consumo , como rádios e refrigeradores. Quanto à Lituânia , antes de sua anexação à União Soviética , o principal setor da economia do país era a agricultura. Depois disso , a indústria de base passou a ser a atividade predominante . Hoje , a Lituânia possui diversas indústrias , com destaque para o ramo eletroeletrônico. No setor primário dos três países destaca-se a criação de animais , que abastece uma importante indústria de laticínios. Os principais produtos agrícolas são a batata, a beterraba e o linho. Desde 1994, esses países têm negociado um acordo de livre-comércio com a União Européia , além de promover entendimentos para a integração regional báltica e para a ampliação do comércio com os vizinhos setentrionais. Em 2004, as três repúblicas bálticas ingressaram na União Européia. Os países bálticos exportam principalmente produtos químicos , alimentícios , eletrônicos (Lituânia) e maquinários (Estônia). 

A Escrita



A escrita surgiu no Egito por volta de 3000 a.C. Para escrever , os egípcios usavam caracteres chamados hieróglifos ; a escrita hieroglífica era usada geralmente em textos oficiais e sagrados , gravados em pedra. Além dessa escrita , os egípcios desenvolveram duas outras : a escrita hierática , utilizada principalmente pelos sacerdotes , e a escrita demótica , usada basicamente em cartas. Foi o francês Champollion que conseguiu descobrir o segredo das escritas egípcias. Para isso , ele dedicou 11 anos de sua vida ao estudo de um documento conhecido como Pedra de Roseta. A Pedra de Roseta , um bloco de basalto encontrado pelos soldados do general francês Napoleão Bonaparte , no rio Nilo, em 1799, continha mesmo texto em três escritas diferentes : grego , na escrita hieroglífica e na escrita demótica. Comparando a palavra Ptolomeu (nome de um faraó) nessas três escritas , em 1822, Champollion conseguiu desvendar as escritas do Egito antigo. 

Uma Difícil Transição E Situação



A Rússia vinha procurando solucionar os problemas internos decorrentes da transição do socialismo para o livre mercado. Nesse cenário , ela tinha vários desafios: desenvolver a parte oriental do seu território , modernizar os seus setores industrial e tecnológico , elevar o parão de vida da população e superar os conflitos étnicos. A busca de empréstimos no mercado internacional para financiar seu desenvolvimento econômico vem sendo uma preocupação constante. O Fundo Monetário Internacional (FMI) tem-lhe concedido empréstimos vultosos , diante da necessidade de reequilibrar esse importante país na comunidade euro-asiática. A Rússia tem  procurado também se aproximar da União Europeia , dos Estados Unidos e do Japão , além de planejar a integração com a Aliança Atlântica , organização que evoluiu por meio da OTAN e visa à união dos países europeus para formar uma só Europa , do Atlântico dos Urais. Desde 1997, o país passou a fazer parte da Cúpula os oito como observador. Antes da crise do mundo socialista , os principais parceiros comerciais da antiga União Soviética eram outros países socialistas , principalmente os do Leste europeu , como a Alemanha Oriental , a Tchecoslováquia e a Polônia. Nos últimos anos , porém  tem ocorrido uma significativa mudança nesse panorama. Mais da metade dos negócios internacionais da Rússia (excluindo aqueles realizados om as antigas repúblicas da União Soviética) envolvem países ocidentais desenvolvidos sendo a Alemanha seu mais importante parceiro comercial. Porém , o governo russo não vê com simpatia a força dos Estados Unidos no atual cenário geopolítico ; por isso , tem se aproximado da sua antiga rival , a China. Em novembro de 1997 , o então presidente da Rússia , Boris Yeltsin , e o da China , Jiang Zemin , assinaram um tratado que cessou disputas territoriais ocorridas desde o século XVII . Assinaram também acordos comerciais que visam incrementar as relações econômicas entre os dois países. O mais importante envolve a construção de um gasoduto de 3 mil quil^metros de extensão , da Sibéria até a região leste da China. 

Economias Em Transição



Depois de mais de cinquenta anos anexados à União Soviética, os países bálticos se viram diante da tarefa de se reconstruir com Estados independentes e capitalistas. Para manter o nível de vida da população , e até melhorá-lo , precisaram e ainda precisam superar inúmeras dificuldades . Talvez , a maior delas seja a escassez de matérias-primas e principalmente de fontes de energia. O carvão , o gás natural e o petróleo utilizados pelas nações bálticas eram comprados de repúblicas soviéticas a preços subsidiados, isto é , mais baixos. Hoje , com a independência política , aumentando os custos de importação desses produtos. Como toda a União Soviética , os países bálticos tiveram um período de considerável desenvolvimento industrial , particularmente nos anos 1960 e 1970. Mas era um desenvolvimento planejado para o conjunto das repúblicas soviéticas, baseado na divisão e na integração territorial do trabalho. Isso gerava uma grande interdependência dessas repúblicas , pois a maioria dos produtos fabricados pela então União Soviética era montada com componentes fabricados em unidades distintas. Com a independência , essas repúblicas tiveram de completar"  linha de produção e toda a estrutura produtiva , importando os componentes que faltavam ou criando novas indústrias. Num momento em que a economia está fortemente globalizada e a concorrência em termos de preço final e de qualidade dos produtos é enorme , não é difícil avaliar a profundidade e a extensão dos problemas que ainda aguardam solução por parte desses países. 

A Atividade Industrial



Além da forte presença de indústrias do setor madeireiro , a Suécia e a Noruega são grandes produtores navais e possuem parque siderúrgico desenvolvido . Também merecem destaque as indústrias alimentícia , de cerâmica e de vidro. Na Suécia há intenso aproveitamento dos rios para a produção de hidreletricidade ; além disso , existem importantes reservas de minério de ferro. A maior concentração industrial eta na capital , Estocolmo , que sedia importantes empresas de atuação mundial Scania e Volvo (setor automobilístico) ; Ericsson (setor de comunicação); Nobel (explosivos) ; Electrolux (eletrodomésticos); etc. A Noruega também dispõe de energia elétrica em abundância para o abastecimento industrial . Nesse país , o setor secundário participa com 37,5% da riqueza nacional (PNB) , e a atividade mineral também tem significativa participação . Na Suécia , a parcela da indústria na geração de riqueza é de 28%. A Noruega possui importantes reservas de petróleo e de gás natural na região do mar do Norte. A Dinamarca também possui algumas reservas de petróleo no mar do Norte , mas em escala muito menor. Suas indústrias concentram-se na capital , Copenhague, e são basicamente dos setores de construção naval , de celulose , alimentício , químico e metalúrgico. Ao contrário dos seus vizinhos , a Finlândia precisa importar quase 70% dos recursos de energia consumidos no país , principalmente petróleo . Suas indústrias estão concentradas na capital , Helsinque. Elas são do ramo de papel e celulose , metalúrgico , da construção naval , mecânico , eletroeletrônico , têxtil e de informática. A empresa Nokia (setor de telecomunicações) é um dos maiores grupos privados do país , com filiais em mais de cinquenta nações. 

Áreas Industriais



A indústrias é um dos principais setores da economia desses três países . Na Bélgica , a tradicional indústria têxtil localiza-se na famosa região de Flandres, no norte do país. Os demais ramos de destaque - o siderúrgico , o mecânico e o metalúrgico - situam-se próximo às bacias carboníferas. Nos Países Baixos há uma grande concentração industrial no eixo que vai de Roterdã e Amsterdã , a capital (como sede do governo, Haia também é considerada capital). Há ainda outros centros industriais ao longo da fronteira com a Alemanha , na porção sudeste , e com a  Bélgica. As indústrias pesadas tradicionais (siderúrgica, metalúrgica e mecânica) também são destaque país, além dos setores de construção naval , aparelhos elétricos , alimentos e o petroquímico. O gás natural é o combustível mais importante dos Países Baixos e contribuiu para o abastecimento de quase todas as industrias do Benelux. O país sedia três grandes empresas de atuação multinacional : Royal Dutch Shell, de capital holandês e inglês (setor petroquímico) ; a Unilever (alimentício , higiene e beleza), também de capital holandês e inglês; e a Philips (eletrodoméstico). Em Luxemburgo os ramos principais são siderúrgico , o químico e o alimentício. 

África Setentrional: Constituição E Desigualdades


Oito países situados ao norte do continente , próximos aos mares Vermelho e Mediterrâneo , fazem parte da áfrica setentrional : Marrocos ,Argélia , Tunísia , Líbia , Sudão , Eritréia . Os países da África setentrional possuem significativas diferenças socioeconômicas . O padrão e vida  da Líbia se destacou no grupo (em 2012). O país  apresentava  o melhor IDH e uma expressiva renda per capita , comparável à de países com médio desenvolvimento humano. As consideráveis divisas obtidas com a exploração de petróleo explicam essa elevada renda, que contudo fica concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população . Aspecto importante na região é o domínio árabe ,que , historicamente , acabou se impondo aos grupos étnicos que lá habitavam. É forte também a presença do islamismo. Área de conflitos étnicos , religiosos e territoriais , a África setentrional enfrenta permanente instabilidade. 

domingo, 29 de março de 2020

Diferentes Culturas; Diferentes Calendários


Vimos que cada povo possui uma cultura. Assim , como base na sua cultura, os povos criaram diferentes calendários , ou seja , diferentes modos de contar e dividir o tempo. Para dar início à contagem do tempo , cada povo escolheu uma data que é importante para ele. Os judeus , por exemplo , começam a contar o tempo a partir da criação do mundo , que para eles se deu no ano 3760 antes nascimento de Cristo. Já os muçulmanos contam o tempo a partir de ida do fundador da religião , Maomé , da cidade de Meca para Medina (atual Arábia Saudita) . Esse fato ocorreu no ano 622 depois de Cristo. Os cristãos , por sua vez , escolheram o nascimento de Cristo para dar início à contagem do tempo. Esse fato foi tomado como marco do calendário cristãos. Assim, por exemplo, o ano de 2014 , para os cristãos , corresponde ao ano de 1392 para os muçulmanos e de 5774 para os judeus. 

Um Continente Desigual



Uma primeira diferenciação que se observa no continente africano diz respeito ao nível de importância da agricultura . No extremo norte, e mesmo no extremo sul da áfrica , o setor agrícola tem menor peso na economia. Nessas duas porções predomina a exploração mineral , especialmente e petrolífera e aurífera , e , em menor escala , a atividade industrial. Do ponto  de vista cultural , porém ,  África talvez seja o mais diversificado de todos os continentes , com cerca de 800 grupos étnicos e mais de 2 mil línguas diferentes. No continente , ao lado dos negros , que são maioria , existe árabes , berberes , asiáticos e europeus.Os contrastes socioculturais são grandes. Há comunidades rurais em que alimentos , religiões , vestimentas , regras e modo de vida permanecem imutáveis há centenas de anos  Por outro lado , há também cidades modernas e desenvolvidas, com avançado parque industrial , estilo ocidental de vida e uma impressionante mistura de influências culturais. 

A República Tcheca



O país possui a mais alta renda per capita e, em geral , os melhores indicadores sociais da Europa central . Seus indicadores econômicos também são considerados os melhores da Europa oriental, e sua expansão econômica constante vem sendo acompanhada por aumentos de salários. Enquanto nos demais países ex-socialistas a transição para a economia de mercado favoreceu o desemprego, na República Tcheca observa-se uma das taxas mais baixas de toda a Europa : 7,3%. A elevada taxa de urbanização reflete a importância dos setores secundários e terciário para a economia do país. Suas principais cidades são: Praga , a capital , Brno e Ostrava. Atualmente , no conjunto da economia nacional , a indústria tem uma participação de 39,4% na produção da riqueza , empregando 39% da população economicamente ativa. Desde que os comunistas tomaram o poder, em 1948 , foi criado um sistema altamente centralizado que abrangeu todos os setores econômicos. Entre os ramos industriais , os que mais se desenvolveram foram o metalúrgico , o siderúrgico , o de alumínio , o têxtil e o de cimento. Os ramos que têm especial importância para a exportação são os de cerâmica, cristais e de produtos químicos. O país se destaca também na área automobilística. O setor primário tem uma participação pequena na produção da riqueza nacional , em média 4%, o índice mais baixo dessa região. 

Uma Indústria Forte



Somente após a unificação do país , em 1871 , é que a indústria alemã intensificou o seu desenvolvimento . Apesar do atraso, sua evolução assemelhou-se à da Inglaterra, pois no primeiro momento o setor têxtil foi o mais significativo , evoluindo para a siderúrgico , metalurgia, mecânica , química , etc.  Como nos demais países da Europa ocidental , a industrialização alemã foi favorecida pela presença de jazidas de carvão mineral e ferro situadas a oeste do país. Hoje a Alemanha é o país mais industrializado do continente , com destaque para os setores siderúrgico, mecânico  químico , naval , eletrotécnico , têxtil , alimentício , de aparelhos ópticos e farmacêuticos. Mais recentemente , os setores de microeletrônica, de engenharia elétrica e da indústria de instrumentos de precisão evidenciam o grau de desenvolvimento tecnológico alemão. Tradicionalmente a área mais industrializada é da bacia dos rios Reno e Ruhr , que abrange, de norte a sul , as cidades de Dortmund a Colônia . As demais áreas industrializadas , e de elevada concentração populacional , encontram-se no extremo norte, no eixo Bremen-Hamburgo; a leste , na capital , Berlim , além das cidades de Leipzig e Dresden; e ao sul , onde sobressaem as cidades de Munique e Stuttgart. 

Tempo Cronológico



Uma das primeiras coisas que fazemos ao acordar e querer saber que horas são. Consultamos relógios várias vezes ao dia. Temos hora para tudo: hora de ir à escola, hora de comer , hora de estudar , hora de encontrar um amigo ou amiga, e assim por diante. Os horários são tão importantes em nossas vidas que , mutas vezes , acordamos em determinada hora porque o despertador tocou, e não porque estamos sem sono. Enfim , hoje somos comandados por relógios e horários. Esse tempo controlado por relógios e horários é chamado de tempo cronológico. 

A Política No Tempo Da Monarquia


Nos tempo em que Roma era uma Monarquia , o rei era a maior autoridade da cidade , mas não governava sozinho. Além dele havia Senado (formado pelos chefes das principais famílias patrícias) e uma Assembléia (composta de soldados  com até 45 anos). Na Roma antiga , o cargo de rei não passava de pai para filho: quando um rei morria , o senado escolhia quem iria sucedê-lo , e a Assembléia se manifestava contra ou a favor da escolha. Portanto , o rei tinha o seu poder limitado pelo Senado e pela Assembleia. Os patrícios , que controlavam o Senado romano , nunca se conformaram com o domínio etrusco sobre Roma. Em 509 A.c., aproveitando-se do enfraquecimento dos etruscos por causa de guerras com os povos vizinhos, os patrícios derrubaram o rei etrusco Tarquínio , o Soberbo , e fundaram a República romana. 

Conclusões Sobre A Independência Dos EUA


A independência dos Estados Unidos marcou profundamente a história posterior do mundo colonial americano . Afinal de contas , estava quebrada a unidade do universo colonial. As elites das colonias descobriam , a partir desse exemplo, a possibilidade real de romper e ampliar , mascarados por um discurso patriótico , seus ganhos econômicos . Portanto , a luta vitoriosa das 13 colônias provocou um efeito estimulante na decomposição futura do mundo colonial nas Américas A respeitabilidade e a legitimidade desse processo eram garantidas , inclusive pelos novos ideias de liberdade que circulavam na Europa . As teorias iluministas deram os fundamentos para o esforço da emancipação que sacudiu as Américas entre o final do século XVIII e o início do século XIX. A constituição dos Estados Unidos , por exemplo , registrou idéias de Locke, Rousseau e Montesquieu , fixando o respeito aos direitos naturais do homem , a separação dos poderes e a constituição do Estado como reflexo de um contato entre os cidadãos. é claro que não devemos ser tolos. Os homens são iguais , sem dúvida , mas no capitalismo uns são mais iguais que outros. Assim que é , apesar da constituição americana registrar igualdade entre os homens , os negros continuavam escravos. Apesar dos Estados e dos Governos serem vistos como um contrato entre cidadãos de um mesmo país, os Estados Unidos intervieram militarmente , em várias ocasiões , e sempre de acordo com seus interesses imperialistas, para derrubar ou apoiar governos. São os casos da Granada, Cuba , República Dominicana , Guatemala , Chile , Vietnã , Brasil . E muitos outros. Como podemos perceber , nada como uma bela teoria iluminista. Desde que , na prática , a teoria seja outra. 

Os Anexos Embrionários


Estes anexos auxiliam o desenvolvimento nos embriões de vertebrados. Nos répteis e aves encontramos quatro anexos que permitem a sobrevivência fora da água: âmnio , saco vitelínico ; alantóide e córion. O córion e âmnio se desenvolvem em conjunto e são o dobro da parede do corpo do embrião que crescem do seu redor , envolvendo-o totalmente . O âmnio é preenchido pelo liquido amniótico que protege contra a dissecação e choques mecânicos o embrião que se encontra mergulhado neste anexado. O Alantóide é uma bolsa que se projeta da região mediana do tubo digestivo , atuando como órgão respiratório e excretor do embrião. O saco vitelínico é uma projeção da região mediana do tubo digestivo e cresce sobre a massa do vitelo . Ele produz enzimas que gradativamente digerem o vitelo  liberando seus nutrientes para o consumo das células embrionárias. Nos mamíferos , além dos anexos já discutidos , há a placenta , formada pela união das vilosidades do córion. Através da placenta , os vasos sanguíneos da mãe e do embrião ficam próximos, o que possibilita as trocas de alimento , gases e excretos. A placenta , tem , portanto , funções de nutrição , respiração e excreção , produzindo também hormônios da gravidez. 

Reprodução | Biologia


A capacidade de reproduzir novos indivíduos vivos é uma característica básica de todos os organismo. Os biólogos antigos compreenderam acertadamente como os animais superiores se reproduzem , mas por muitos séculos acreditou-se que muitas formas de vida originavam-se de materiais não vivos por geração espontânea. Toda a evidência indica que nova vida se origina unicamente de vida preexistente pelo processo da biogênese ou reprodução. Embora a reprodução seja essencial para a manutenção da espécie , ela não é essencial para a vida do indivíduo. A finalidade da reprodução é a perpetuação ou preservação da espécie. Há dois tipos fundamentais de reprodução : assexuada e sexuada. A reprodução assexuada leva a produção de indivíduos geneticamente idênticos aos pais, enquanto a reprodução  sexuada possibilita o aparecimento de descendentes entre si , por meio da mistura de genes provenientes dos genitores. 

Bacia do Paraná | História


A Bacia do Paraná ocupou lugar de destaque entre as bacias hidrográficas brasileiras não apenas por ser a segunda maior em área e em potencial hidroelétrico, mas , principalmente , por sua localização geográfica privilegiada (Centro-Sul do país) , pela grande produção de hidroeletricidade (a maior do país) e pelas vantagens que oferece em termos da navegabilidade. Dezenas de hidroelétricas , inclusive a de Itaipu (maior do mundo), encontram-se localizadas na Bacia do Paraná. Além de abastecer com energia a principal região geoeconômica do país (o Centro Sul) , a Bacia do Paraná se transformou , com a implantação da Hidrovia Tietê - Paraná, na espinha dorsal do Mercosul . Essa importante hidrovia viabiliza com a construção das eclusas de Três irmãos e de Hupiça , integra cinco estados brasileiros (PS , SP , MG , GO e MS) e aproxima o Brasil dos seus parceiros do Mercosul (Argentina , Paraguai  e Uruguai) . São 2.400km de percurso navegável ligando as localidades de Anhembi , nas proximidades de Piracicaba (SP) e Foz do Iguaçu , na divisa do Brasil com o Paraguai e Argentina. 

sábado, 28 de março de 2020

Política Agrícola | Japão



Para manter os preços estáveis , garantindo o lucro dos produtores e o estímulo à produtividade , o governo japonês compra toda a produção agrícola, revendendo-a depois à população. Em muitos casos , a revenda é feia por preços inferiores aos que foram pagos aos produtores; a diferença é um subsídio que o governo desembolsa a fim de também favorecer os consumidores. Cerca de 80% dos produtos agrícolas são subsidiados; apenas uma parcela mínima da produção é comercializada livremente, sem a interferência do governo. O japão  promove ainda o desenvolvimento da agricultura em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento , por meio de créditos, envio de técnicos, equipamentos e material , convênios para estagiários, bolsistas , além de auxílios diretos em alimentos. Isso ocorreu , por exemplo , no Centro-Oeste brasileiro, onde os japoneses investiram no cultivo de grãos no cerrado. 

Setor Agropecuário | O Subcontinente Indostânico


Grande parte da agricultura indiana é realizada  nos moldes tradicionais : manual , extensiva e sem uso de tecnologia. Além das culturas de subsistência , a lavoura de plantation desempenha importante papel , com destaque para a produção de chá. A parcela mais pobre da população , que vive sobretudo no interior do país, dedica-se a uma agricultura tradicional. Por outro lado , a agricultura mecanizada e com alguns investimentos de capital é a principal responsável pela boa participação dos produtos agrícolas nas exportações do país- 22% do total nacional. Essa situação contribuiu para criar uma classe muito rica de plantadores de arroz , legumes e frutas. Os cientistas indiano estão pesquisando formas de melhorar as colheitas de arroz e trigo para exportação e a produção de milho e outros grãos que formam a base da dieta da população menos favorecida. Os principais produtos agrícolas do país são arroz , trigo , chá , algodão , milho , soja , além dos outros cultivados em menor escala. A pecuária ée valorizada e o país exporta zebus , importantes matrizes de procriadores para gado de corte. Entre as riquezas minerais destacam-se as reservas de petróleo, ferro , carvão e manganês. 




Os Dragões E Os Tigres Asiáticos


Cingapura , Coréia do Sul , Taiwan e Hong Kong , os Tigres Asiáticos , são quase economias do Norte, encontrando-se numa situação limítrofe. Apresentam altas rendas per capita , uma distribuição social de renda não muito concentrada , elevada expectativa de vida , baixos índices de analfabetismo e de mortalidade infantil , etc. Apesar disso , seria prematuro incluir esses países no conjunto do Norte , pois eles não possuem instituições democráticas que lhes deem estabilidade e padrão de vida elevado que caracterizam os países desenvolvidos. Os Tigres eram economias pobres e Estados governados por ditaduras e , ao contrário de alguns países europeus onde isso também ocorreu (Portugal , por exemplo) , eles não pertencem a um sólido megabloco como a União Européia . Assim, dependem muito dos outros países e do mercado externo - fundamental para suas exportações - , enquanto os países mais pobres da Europa não têm essa "fraqueza" e contam com uma vizinhança muito mais próspera e estável. A China , por sua vez , apesar que teve uma baixa renda "per capita" , decorrente principalmente de sua imensa população , é nos dias de hoje a segunda maior economia do mundo e vem conhecendo um enorme crescimento desde o fim dos anos 1980. Por sinal , a China foi o país que mais cresceu no mundo nos anos 1990. Além disso , acredita-se que seja a segunda potência militar do planeta, atrás somente dos Estados Unidos e na frente da enfraquecida Rússia - que desde o início dos anos 1990 vem enfrentando alguns problemas : fuga de "cérebros" (especialmente cientistas), falta de manutenção das forças armadas, etc. E na época ainda predominavam com indicadores socioeconômicos típicos de subdesenvolvimento na China: renda per capita de 960 dólares, mortalidade infantil de 36 por mil , taxa de analfabetismo de 8,3% para os homens e 23,7% para as mulheres , etc. 

África Ocidental


Situados ao redor do golfo da Guiné , a oeste , e tendo o Saara ao norte e a leste , os países que compõem a África ocidental (Senegal , Gâmbia , Guiné-Bissau , Guiné , Serra Leoa, Libéria , Costa do Marfim , Gana , Burkina Fasso , Mali , Níger , Benin , Nigéria , Togo e Cabo Verde) apresentam uma grande diversidade de paisagens. O rio Níger e seus afluentes atravessam essa região , numa área de clima equatorial. Mais para o norte o clima vai se tornando seco , desértico . A maioria da população concentra-se ao longo do litoral e , principalmente , junto à foz do rio Níger, o mais importante dessa região. Os países da África ocidental são pouco industrializados , com uma economia baseada na mineração (minério de ferro , urânio , fosfato , ouro e diamante , carvão , etc.) e na agricultura de exportação (algodão , amendoim , cacau , café, etc.). Algumas das menores rendas per capita do mundo pertencem a países desse conjunto regional africano , assim como algumas das menores expectativas de vida para a população em geral. 

Consequências Da Colonização


Apesar de as nações africanas terem se tornado independentes , são inúmeras as marcas da dominação colonial europeia que permaneceu por muito tempo nesse continente. Os colonizadores impuseram aos africanos um modelo de economia e de sociedade típico dos povos europeus. Com isso , eles destruíram a organização social original desses povos. Um das consequências da dominação colonial é a economia dependente , subordinada ao mercado internacional capitalista. Antes da colonização , a economia desses povos era auto-suficiente , ou seja , eles produziam praticamente tudo aquilo de que necessitavam praticamente tudo aquilo de que necessitavam e quase não recorriam a trocas comerciais. Eram basicamente economias agrícolas e de subsistência. Os colonizadores destruíram essas economias e no seu lugar implantaram uma economia comercial , seja agrícola ou mineral , voltada para o mercado externo , isto é , para atender às necessidades do países desenvolvidos. 

Despoluir Rios : Uma Preocupação Dos Europeus


A despoluição dos rios é hoje uma das questões que mais preocupam os europeus. Algumas providências já foram tomadas , como o trabalho de recuperação que fizeram do Reno , rio que atravessa cidades populosas da Alemanha. A experiência mostra que , com vontade , é possível reverter qualquer situação , mesmo as mais graves : por exemplo , até o começo do século XX , o Tâmisa , rio que atravessa Londres , era um dos mais poluídos do mundo. Hoje , é modelo eficiente de despoluição. O trabalho teve início em 1952, quando a administração local passou a refazer o sistema de esgotos. Outro passo determinante para o êxito da operação foi a gradagem de fundo , onde há muito tempo estavam depositados metais e produtos industriais . Na década de 1960 , o rio já era considerado limpo. Em 1984 foi construída uma eclusa para controlar o nível entre as cheias e as vazantes. A recuperação do Tâmisa estimulou similares , aplicados em outros rios que atravessam capitais europeias. 

Europa Setentrional


Os Alpes Escandinavos são a principal formação montanhosa da região. Estendem-se próximos ao litoral, no sentido norte-sul . Suas elevações são acompanhadas de planaltos , com lagos e vales glaciais. Esses vales se formaram pela erosão do gelo; posteriormente , foram invadidos pela água do mar. São "fiordes", comuns sobretudo no litoral norueguês. Além de planícies, alguns países da região possuem várias depressões criadas pela erosão glacial. Nessas depressões originou-se considerável quantidade de lagos , como se observa na Finlândia. A Europa setentrional apresenta uma rede hidrográfica em que  se destacam não só rios mas também lagos. Em sua maioria , os lagos têm origem glacial e são bastante numerosos ao sul da Finlândia. Os de maior extensão localizam-se entre a Estônia e a Rússia (Peipus) e ao sul da Suécia (Vänern e Vättern). Os rios de maior destaque nascem na região dos Alpes Escandinavos , alguns em lagos glaciais. São aproveitados sobretudo para a produção de eletricidade.  

Indústria | Japão


Também foi depois da Segunda Guerra Mundial que o investimento em pesquisas científicas e o desenvolvimento tecnológico tornaram as indústrias japonesas modernas e mais competitivas no mercado mundial. O processo de modernização  foi favorecido pela abundante mão-de-obra com elevado grau de instrução. Com o tempo, as exportações foram aumentando. Uma boa rede de informatização e tecnologia de transmissão foi estruturada , possibilitando até mesmo que os trabalhadores em casa ficassem conectados às empresas. Na corrida pela criação de novos produtos , as empresas japonesas aprimoraram o controle de qualidade e conseguiram praticar preços abaixo de mercado mundial. Na década de 1960 teve início uma invasão de produtos japoneses em países do Oriente e do Ocidente. 

A Maior Hidrelétrica do Planeta



A hidrelétrica das Três Gargantas, que foi construída pela  China no rio Yang-tse-kiang , poderá ser considerada como a maior do mundo. As obras foram inciadas em 1994, e sua conclusão teve a previsão para 2009. O preço total da supersuina deverá chegar aos 29 bilhões de dólares. Em pleno funcionamento , ela gera 18.200 megawatts de potência. Só para ter ideia, a maior hidrelétrica era a de Itaipu , entre o Brasil e Paraguai, com capacidade de geração de 12.600 megawatts. A barragem teve 185 metros de altura, e o bloqueio do rio deu origem a um lago de 630 quilômetros de extensão. Numerosas cidades , vilas , fazendas , fábricas e sítios arqueológicos ficaram submersos. Essa iniciativa do governo chinês tem sido alvo de críticas de ambientalistas , que temem as consequências imprevisíveis que uma obra de tal porte ocasionar . Além disso , para viabilizar o funcionamento da usina , a população já estava enfrentando sérias dificuldades : mais de 1 milhão de pessoas que viviam nos arredores estavam sendo obrigadas a se transferirem para cidades especialmente construídas em outras partes do país para alojá-las, A barragens das Três Gargantas , além de gerar eletricidade , facilitou a navegação e a pesca e contribuiu para diminuir as frequentes enchentes provocadas pelo Yang-Tsé em território chinês. 

A Força Humana Vence o Deserto


Grande parte do território do Estado de Israel foi construída sobre uma região árida, o deserto de Neguev . Apesar das dificuldades naturais , o país conseguiu atingir boa produção de alimentos e atualmente exporta frutas cítricas e flores. Isso só foi possível graças à aplicação de técnicas modernas de irrigação mecanizada nas fazendas e à dessalinização da água do mar. Muitas fazendas são administradas pelo sistema de kibutz , comunidades coletivas de trabalho socializado. A terra é tratada por todos , e todos compartilham os lucros . Os conjuntos dessas fazendas recebe o nome de Kibutzar. Israel é a nação mais industrializada do Oriente Médio , com destaque para  a indústria bélica . Diferentemente dos demais territórios da região , pertence ao chamado grupo dos países desenvolvidos. A economia israelense conta também com outras atividades importantes , coo a pesca , a exportação de produtos alimentícios e conservas, e a criação de ovelhas, bois, cavalos e porcos. O país praticamente não possui riquezas minerais. 

sexta-feira, 27 de março de 2020

O Cavalo de Tróia


A Ilíada narra a Guerra de Tróia (Tróia, em grego, é Ílion; daí Ilíada) ; Odisseia narra as aventuras do herói grego Ulisses em sua viagem de volta a sua ilha natal, Ítaca , na Grécia (Ulisses , em grego, é Odisseia) . O episódio da guerra de Tróia apresentado a seguir encontra-se na Íliada. Certo Dia, Páris , o rei de Tróia , raptou a belíssima Helena, esposa do rei de Esparta, uma cidade grega . Diante disso , os gregos se lançaram contra Tróia dispostos a trazer Helena de volta. Para surpresa dos gregos, porém, os troianos resistiram. Com isso, o cerco de Tróia se arrastou por 10 longos anos. Os gregos já se encontravam exaustos quando Ulisses teve uma ideia, que seus companheiros puseram em prática imediatamente . Os gregos construíram um enorme cavalo de madeira, esconderam-se dentro dele e o abandonaram a poucos metros das portas de Tróia. Sem desconfiar de nada, os troianos pegaram o imenso cavalo e colocaram para dentro dos muros de sua cidade. Felizes com o "presente" , festejaram até altas horas. De madrugada, quando todos os troianos dormiam, os soldados gregos saíram de dentro do cavalo e abriram as portas de Tróia para os seus companheiros. Tudo como Ulisses havia planejado. Graças a isso, conta a Íliada , os gregos venceram os troianos , e a Guerra de Tróia chegou ao fim.

quinta-feira, 26 de março de 2020

A Caatinga


A Caatinga é uma formação vegetal cujas espécies são adaptadas à estiagem por longos períodos. Na língua tupi , Caatinga  significa mata branca . O nome se deve à aparência da vegetação no período seco : galho  se folhas , de pontas e coloração cinza-esbranquiçada. Trata-se de uma vegetação não florestal pois as árvores não são as espécies vegetais predominantes . Ainda assim , algumas árvores são especialmente importantes no Nordeste seco por manter-se folhadas ao longo da estiagem , como ocorre com os juazeiros. As espécies vegetais predominam no ambiente da Caatinga  são arbustivas ou rasteiras. As arbustivas , como os cactos , geralmente apresentam folhas pequenas , de espessura grossa e na forma de espinhos. 

quarta-feira, 25 de março de 2020

Produção Industrial | Rússia



A Rússia se destaca na indústria siderúrgica, na têxtil , na química e na produção de máquinas e ferramentas. Outro setor que tem sido muito valorizado é a produção de veículos nos ramos automobilístico , aéreo e naval. Durante o socialismo , a União Soviética se preocupou mais em investir nas indústrias pesadas e desenvolveu o setor ligado ao completo militar (produção de armamentos) , enquanto as indústrias de bens de consumo foram relegadas a segundo plano . Atualmente, essa situação se inverteu. Moscou e São Petersburgo (ex-Leningrado) são os pólos de duas grandes regiões industriais . Ambas possuem importantes indústrias têxteis. Moscou se destaca ainda na produção de automóveis, de material ferroviários e aeronáutico e de eletrodomésticos. Já São Petersburgo possui indústrias mecânicas , de construção naval , de material elétrico , ferroviário , de alumínio , de fertilizantes e de celulose. Outra área industrial importante é a dos Urais com inúmeras indústrias siderúrgicas , graças às jazidas de minério de ferro presentes na região. 

As Guerras Mundiais E A Industrialização do Brasil


A economia mundial enfrentou alguns graves períodos de crise no início do século XX , que tiveram repercussões negativas na produção do café no Brasil XX , que tiveram repercussões negativas na produção de café no Brasil - a exportação do produto diminuía bastante ao longo das crises , causando muitos prejuízos aos produtores de café. Essa atividade econômica foi aos poucos se tornando cada vez menos lucrativa. As duas mundiais do século XX impulsionaram a produção industrial no Brasil. Com a queda na produção industrial e nas exportações dos países envolvidos nos conflitos , faltaram muitos produtos nas prateleiras brasileiras A solução foi produzir internamente o que antes era importado , atraindo muitos barões do café para a atividade industrial. 

terça-feira, 24 de março de 2020

A Herança da Cafeicultura


São Paulo foi o estado em que a industrialização ocorreu com maior intensidade na primeira metade do século XX. Isso se deve principalmente ao fato de que nesse estado se desenvolveu a cultura do café , principal fonte de riqueza do país no século XIX. A produção cafeeira proporcionou uma acumulação monetária, isto é , o enriquecimento dos proprietários de terras e dos empresários ligados à produção e exportação do café . Parte desse capital acumulado com as exportações de café foi investido na importação de máquinas na instalação das primeiras indústrias. Muitos imigrantes europeus atraídos para o trabalho nas lavouras de café já tinham experiência em fábricas e foram também muito importantes no início de nossa industrialização , ois eram mão-de-obra qualificada para o trabalho com máquinas e equipamentos industriais. 

segunda-feira, 23 de março de 2020

Regionalização Oficial



A regionalização oficial do Brasil divide o território em cinco grandes regiões , também chamadas macrorregiões . Para essa divisão, o IBGE  agrupou os estados segundo uma combinação de aspectos naturais , sociais e econômicos. Observe que os limites das regiões coincidem com os limites dos estados. Isso visava facilitar os estudos estatísticos e a destinação de verbas governamentais para o desenvolvimento de projetos regionais específicos . Em todo processo de regionalização há uma dinâmica . Por exemplo , a divisão oficial reflete mudanças decorrentes do processo de industrialização das décadas de 1950 e 1960, que se caracterizou por concentrar a infraestrutura e os meios de produção nos estados que formam a Região Sudeste. 

domingo, 22 de março de 2020

A Dinastia Han


Desgastado por guerras consecutivas e revoltas internas, Shi Huangdi morreu em 210 a.C., gerando crise e disputa pelo poder vencida por Liu Bang, que em 202 a.C. fundou a dinastia Han. Essa disputa voltou a apoiar-se na nobreza e em seus exércitos particulares para expandir o Império e defendê-lo dos ataques externos. Por volta de 138 a.C., um imperador Hanz de nome Wu Ti , enviou seus homens à Ásia Central a fim de enfrentar os hunos, povos nômades que vinham saqueando e pilhando a China. Lá chegando, seus enviados tiveram uma enorme surpresa: descobriram que no Ocidente havia outro império gigantesco : O Império Romano. O governo Chinês promoveu, então, intenso comércio entre os chineses e os romanos. Caravanas chinesas partiam do vale do Rio Amarelo, carregadas de seda , joias, artesanato de luxo e seguiam pela chamada rota da seda até o Oriente Médio; de lá, as mercadorias eram distribuídas por outros comerciantes por todo o Império Romano. Antes dessa descoberta, os chineses julgavam que a China ficasse no centro do mundo e a chamavam de Império do Meio. 

sábado, 21 de março de 2020

Esplendor e Queda do Império Bizantino


Após o governo de Justiniano, o Império Bizantino começou a declinar; esse processo, no entanto, não foi contínuo. Entre os séculos IX e XI, o império viveu um período de grande prosperidade: reconquistou as terras que havia perdido para os árabes e retomou o controle sobre o mar Mediterrâneo, e sua economia voltou a crescer.  A posição geográfica de Constantinopla (entre a Europa e a Ásia), existência de ótimos portos em seu território , como o de Alexandria (no Egito) e os da Grécia e a força da da sua marinha ajudam a explicar essa propriedade. A partir do século XI, no entanto, O Império Bizantinos voltou a declinar sob o peso dos enormes gastos militares para defender suas fronteiras, ameaçadas por diferentes povos. Depois de sucessivos ataques, em 1453, os turcos-otamanos conquistaram Constantinopla com balas de canhão, armamentos moderníssimo naquela época. Era o fim do Império Bizantino. 

sexta-feira, 20 de março de 2020

Jesus E O Cristianismo


A principal fonte sobre a vida de Jesus são os Evangelhos, livros escritos por seus seguidores por volta de 70 d.C. e que fazem parte do Novo Tratamento , a segunda parte da Bíblia . Segundo os Evangelhos, Jesus, filho de Maria e José , nasceu em Belém, lugarejo próximo a Jerusalém , na Palestina que , na época , era uma província do Império Romano, sob o governo de Otávio Augusto. Aos 30 anos, dizendo ser o Messias esperado, Jesus começou a percorrer as aldeias e cidades da Palestina pregando o amor a Deus e ao próximo , a humildade e a igualdade entre as pessoas, e prometendo aos justos o paraíso. Com isso, conseguiu um grande número de seguidores entre os judeus pobres. Muitos judeus, porém , não se converteram ao Cristianismo e continuaram (e continuam) esperando a vinda de um Salvador. Acusado de pregar contra as autoridades romana e de dizer-se rei dos judeus, Jesus foi condenado à morte na cruz pelos romanos. Após sua morte, seus apóstolos , com destaque para Paulo (que se converteu ao Cristianismo poucos anos após a crucificação de Cristo) e Pedro, passaram a transmitir seus ensinamentos a vários povos do Império Romano, já que a proposta cristã era de uma religião universal.

Anuncios