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quinta-feira, 19 de abril de 2018

Os Significados de Cultura



     O emprego da palavra  cultura , no cotidiano , é objeto de estudo de diversas ciências sociais. Félix Guattari , pensador Francês (1930-1992) interessado nesse tema, reuniu os diferentes significativos de "cultura" em três grupos , por ele designados cultura-valor , cultura-valor, cultura-alma coletiva e cultura-mercadoria. Cultura-valor é o sentido mais antigo e aparece claramente na ideia de "cultivar o espírito" . É o que permite estabelecer a diferença entre quem tem cultura e quem não tem ou determinar se o indivíduo pertence a um meio culto ou inculto, definindo um julgamento de valor sobre essa situação. Nesse grupo inclui-se o uso do termo para identificar, por exemplo, quem tem ou não cultura clássica , artística ou científica. O segundo significado , designado cultura-alma coletiva , é sinônimo de "civilização" . Ele expressa a ideia de que todas as pessoas , grupos e povos têm cultura e identidade cultural. Nessa acepção, pode-se falar de cultura negra , cultura chinesa, cultura marginal , etc. Tal expressão presta-se assim aos mais diversos usos por aqueles que querem dar um sentido para a ação dos grupos aos quais pertencem , com a intenção de caracterizá-los ou identificá-los. O terceiro sentido , o de cultura-mercadoria , corresponde à "cultura de massa". Ele não comporta julgamento de valor , como o primeiro significado, nem delimitação de um território específico , como o segundo. Nessa concepção, cultura compreende bens ou equipamentos- como os centros culturais , os cinemas , as bibliotecas - , as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos , e os conteúdos teóricos e ideológicos de produtos - como filmes , discos e livros - que estão à disposição de quem quer e pode comprá-los , ou seja , que estão disponíveis no mercado. As três concepções de cultura estão presentes em nosso dia a dia , marcando sempre um diferença bastante clara entre as pessoas - seja no sentido mais elitista (entre as que têm e as que não têm um cultura clássica e erudita, por exemplo), seja no sentido de identificação com algum grupo específico , seja ainda em relação à possibilidade de consumir bens culturais. Todas essas concepções trazem uma carga valorativa , dividindo indivíduos , grupos e povos entre os que têm e os que não têm cultura ou, mesmo, entre os que têm uma cultura superior e os que têm um cultura inferior.
  

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