Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Diplomonadidas e Parabasálias


  Na linhagem dos organismos heterótrofos resultantes apenas da endossimbiose que originou as mitocôndrias , houve em alguns grupos modificações nessas organelas e elas deixaram de realizar a respiração. Foi o que ocorreu nos diplomo-nadidas e parabasálias. Nesses grupos , há dois tipos de organelas derivadas de mitocôndrias : os hidrogenossomos e os mitossomos. Essas organelas são delimitadas por membrana dupla , assim como as mitocôndrias , mas não possuem DNA. São pequenas e só recentemente foram reconhecidas e estudadas , havendo muitas dúvidas sobre o papel delas nas células. O que se sabe por enquanto é que hidrogenossomos geram ATP de forma anaeróbia a partir do piruvato e liberam gás hidrogênio, por isso o nome , e que mitossomas são capazes de realizar a maturação de proteínas que contém ferro e enxofre , e de produzir quantidade de ATP. Os diplomonadidas possuem mitossomos , e o exemplo mais importante para a saúde humana é a Giardia Intestinales , parasita intestinal responsável pela giardíase. Essa doença afeta principalmente o intestino delgado , provocando diarreia e dores abdominais. A transmissão é feita pela ingestão de alimentos ou água contaminados com cistos de giárdia. Como medidas profiláticas , estão o saneamento básico , lavar frutas e verduras antes de ingerir e beber água tratada. Os parabasálias possuem hidrogenossomos e os exemplos mais importantes  dentro desse grupo são:

-Triconinfas (Trichonympha) , que vivem em mutualismo no intestino de insetos comedores de madeira , como é o caso dos cupins ; esses protistas locomovem-se por meio de muitos flagelos e fagocitam os fragmentos de madeira ingeridos pelo inseto ; digerem a celulose graças a bactérias simbiontes que vivem em seu citoplasma. 
-Trichomonas Vaginalis , que causa a tricomoníase , doença sexualmente transmissível de ampla ocorrência , afetando cerca de 170 milhões de pessoas no mundo. Além do contato sexual, a transmissão pode ocorrer pelo uso de sanitários e banheiras sem condições de higiene ; e pelo uso de toalhas úmidas contaminadas por tricomonas .    Afeta o sistema genital; nos homens causa infecções uretais e nas mulheres , infecções vaginais. As medidas profiláticas para evitar a tricomoníase são : usar camisinha nas relações sexuais, evitar banheiros sem condições de higiene , não usar toalhas de outras pessoas se não estiverem adequadamente levadas.

Anuncios