Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Mecanismos Pós-Zigóticos


   Esses mecanismos ocorrem em etapas posteriores à fecundação , o que impede o desenvolvimento do embrião ou provoca a esterilidade dos descendentes . Há dois tipos:

1- Inviabilidade do Híbrido - as diferenças genéticas entre os híbridos de duas populações impedem que os genes atuem de forma coordenada e harmoniosa durante o desenvolvimento embrionário. Em consequência , o embrião não completa o seu desenvolvimento ou o indivíduo morre antes de atingir a idade de reprodução;

2-Esterilidade do Híbrido- este não é capaz de produzir gametas funcionais , o que pode ser causado por falta de homologia entre os cromossomos , que prejudica o pareamento na meiose. Também pode haver outras alterações , como o desenvolvimento anormal do fuso mitótico , que prejudica o movimento dos cromossomos em direção aos polos da célula. Um exemplo de híbridos são o burro e a mula, animais resistentes ao trabalho pesado e resultantes do cruzamento entre o jumento e a égua (em alguns casos raros, a mula pode procriar). Os mecanismos de isolamento reprodutivo podem ser divididos também em pré-copulatórios e pós-copulatórios. No primeiro caso, estão os isolamentos estacional , comportamental e mecânico , que impedem o ato sexual (cópula). O isolamento gamético e a inviabilidade ou esterilidade do híbrido são pós-copulatórios.

Anuncios