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quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

A Construção Da Identidade



Na Antiguidade grega, filósofos como Platão e Aristóteles entendiam que a educação do indivíduo deveria , na verdade, formar o cidadão para a pólis. Dessa época , herdamos o ideal de democracia como participação do cidadão na vida política, ainda que de forma diferente, tendo em vista que a compreensão moderna de Estado- nação não é a mesma da antiga cidade-Estado grega. Assim, a ideia da educação como formação para a cidadania , para a vida em uma sociedade democrática , parece ainda guardar grande relevância. O período chamado juventude é um fenômeno datado historicamente , isto é, ausente em outros tempos, mas presente para nós . Assim, ser jovem, hoje , pode soar como uma condição de "meio de caminho" : nem criança nem adulto . Apenas jovem. Estabelecer uma identidade estando "entre dois mundos" não é tarefa das mais simples. Mas não se trata de um período de transição. A juventude é, antes de tudo, um período de construção de uma identidade. Construção de uma forma própria de comunicar-se consigo mesmo, com os outros e com o mundo , sujeita às diversas forças e condicionamentos da vida social, e , portanto, determinada historicamente.  Não fica, mas sempre  mutante , em contínua construção. Esse estado de coisa exige uma atitude filosófica radical.  Vale perguntar-se "o que devo fazer?" , "como devo ser?" , "como devo agir ou pensar?" . A necessidade do "devo" nas questões remete não apenas a algo da ordem da realização dos desejos individuais, mas traz consigo a dimensão do outro , do acolhimento das diferenças do enxergar-se no outro, ou seja, a dimensão da alteridade . Isso significa que ser jovem talvez seja um convite à potência da ação do mundo. O jovem como ator social, como protagonista em uma sociedade na qual participa não apenas como espectador , mas também como agente efetivo de ação. Parece difícil ? A atitude filosófica discutida ao longo deste texto pode ser um bom caminho. Questione e estranhe as relações sociais já estabelecidas. Questione e estranhe as regras, o estado das coisas nas dimensões escolar, familiar , social , política. Identifique os problemas , aquilo que mais o incomoda ou aflinge sua comunidade e propunha , em conjunto , mudanças e ações corretas . Propunha, por exemplo , a criação de uma horta urbana em uma praça do seu bairro. Ou ainda, na sua casa diga em família uma diversão doméstica, pois, infelizmente, os problemas são muitos. O importante é saber que a Filosofia pode dar elementos para uma visão menos ingênua e mais assertiva a respeito do mundo. 

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