O México foi um dos países que mais aplicaram as propostas do Consenso de Washington. Ao assinar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta , sigla em inglês) , em 1944, o país abriu suas fronteiras às mercadorias norte-americanas e canadenses. Pouco preparadas para enfrentar uma concorrência direta, muitas empresas mexicanas acabaram vendidas para grandes grupos norte-americanos ou simplesmente faliram. Mesmo sendo um dos maiores exportadores de petróleo , o México teve grande déficit comercial. Ao abrir sua economia aos membros do Nafta, esse país se tornou grande importador dos mais variados produtos norte-americanos e canadenses , como roupas , calçados, aparelhos eletrônicos , utensílios de cozinha , automóveis e até alimentos, o que levou à falência os produtores nacionais desses bens. O déficit comercial mexicano provocou aguda falta de recursos para investimento nas áreas sociais, como a educação , e essa carência de recursos manteve baixíssimas a qualificação dos trabalhadores mexicanos quando comparados aos de outros países. Desse modo, muitos mexicanos foram condenados ao subemprego e a empregos braçais, que ofereceram péssima remuneração.
sexta-feira, 31 de janeiro de 2020
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
Chipre | Uma Ilha Dividida
A Ilha de Chipre está localizada no mar Mediterrâneo . Essa ex-colonia inglesa tem uma população majoritariamente cristã de origem grega , mas possui importante minoria muçulmana de origem turca , que habita o norte do país. Na década de 1960 , os habitantes de origem grega declararam a independência da ilha e prometeram que a vice-presidência ficaria sempre com um cipriota turco. Em 1974, militares de origem grega lideraram um golpe de Estado que afastou os cipriotas turcos do poder. Diante dessa situação , no mesmo ano a Turquia invadiu o norte da ilha e apoiou a criação de um país chamado de República Turca do Norte do Chipre. Até hoje essa região se encontra política e economicamente separada do restante da ilha . Portanto, não faz parte da União Europeia . Já o Sul habitado pela população de origem grega, ingressou na UE em 2004 e usava euro como moeda oficial desde 2008.
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
A Expansão Da Comunidade Econômica Europeia
O dinamismo da economia não foi o único resultado alcançado pela CEE. Pouco a pouco, o bem-estar da população foi ficando mais patente. Esse fato chamou a atenção de outros países europeus, que passaram a solicitar seu ingresso no bloco. A primeira expansão da CEE se deu em 1973, quando ingressaram a Dinamarca , a Irlanda e o Reino Unido. É bom lembrar que esse ano os conflitos no Oriente Médio provocaram o "choque do petróleo". Nessa época , o Reino Unido iniciava uma intensa exploração petrolífera no Mar do Norte . Por isso, ao aceitar o ingresso do Reino Unido, a Comunidade Econômica Europeia passou a contar com um membro rico em recursos energéticos, tão necessários naquele período. Na década de 1980 foi a vez da Grécia , da Espanha e de Portugal ingressarem na comunidade. Apesar de serem mais pobres do que os demais membros da CEE, esses países foram aceitos porque são grandes produtores de alimentos . Outro atrativo desses países era sua mão de obra abundante e barata, um item importante para as grandes empresas dos países ricos. O ingresso de novos Estados na CEE transformou-se , gradativamente , no grande polo de estabilidade política e econômica da Europa. A crescente influência do bloco na política e na economia mundiais tornou necessária sua participação nas mais importantes reuniões internacionais , como fóruns econômicos e ambientais.
terça-feira, 28 de janeiro de 2020
Importantes Ausências No Bloco
Nem todos os países situados no continente europeu integram a União Europeia. É o caso da Suíça , país que adota uma política de neutralidade desde o início do século XX. Ela não participa de nenhum acordo , pacto ou aliança. Um dos fatores que explicam essa situação é a sua economia , que depende de poderosos bancos, conhecidos por serem seguros e manterem estrito sigilo sobre tudo o que diz respeito aos clientes. Esses bancos atraem muito dinheiro do mundo todo, inclusive fruto de atividades ilegais. As lideranças suíças acreditam que a adesão ao pacto abalaria a confiança desses investidores nos seus bancos, pois eventualmente as leis europeias prevaleceriam sobre as suíças e o sigilo seria violado. A Suíça tem um sistema democrático extremamente aperfeiçoado , segundo o qual as cidades, conhecidas como comunas , e os cantões , províncias autônomas , tem leis próprias. Adequar essa situação às regras da União Europeia também seria muito difícil . Outro caso é a Noruega , que se destaca pelos impressionantes avanços em educação , moradia e saúde , refletidos no primeiro melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo (PNUD 2011). A população teme que o ingresso de seus país na União Europeia facilite o acesso de imigrantes e que faltem recursos para atender os imigrantes e suas famílias , criando problemas sociais inexistentes hoje, como desemprego e falta de moradia. Por não participarem do bloco , os noruegueses mantém uma posição independente em assuntos internacionais. O país também não aceita compartilhar suas reservas de Petróleo localizadas no fundo do Mar do Norte. Apesar disso, a Noruega mantém vários acordos com outros países do continente, inclusive com membros do bloco, e tem aumentado suas exportações de gás natural e petróleo para a União Europeia. Dois outros pequenos países , a Islândia e Liechtenstein , também não aderiram ao bloco. No caso de ambos, porque preferem manter sua autonomia política e econômica.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
Os Países Não Alinhados
Nas primeiras décadas após a Segunda Guerra Mundial, diversos países da Ásia e da África conquistaram sua independência. Assim, um desses países é chamado, geralmente, de descolonização afro-asiática , pois o que ocorreu , na maioria dos casos, foi a retirada dos governos representantes dos europeus. Dentre as principais causas da descolonização , destacam-se :
• A luta de líderes africanos que, desde o início do século XX, se dedicaram à libertação de seus países.
• As antigas potências européias , muito abaladas pela Segunda Guerra , não disponham dos recursos financeiros necessários à manutenção de funcionários , soldados e empresas nos territórios africano e asiático.
• Especialmente na África , os Estados Unidos e a União Soviética apoiavam os movimentos libertários. Seu objetivo era herdar a dominação dessas áreas , quando era exercida pelas antigas potências européias até a Segunda Guerra Mundial.
• Muitos países africanos , quando surgiram, mantiveram as fronteiras que haviam sido desenhadas pelos colonizadores europeus. Essa situação colocou no território de um mesmo país etnias diferentes , que em quase todos os casos acabaram lutando entre si pelo poder.
Conclui-se , assim, que a independência não trouxe soberania para a grande maioria das nações africanas e asiáticas. Apenas livres politicamente , esses países continuavam dependentes economicamente das empresas e dos interesses dos países ricos. Para tentar resolver esses problemas , em 1955 foi realizada uma reunião que ficou conhecida como Conferência de Bandung (Indonésia) . Nesse encontro , os líderes de alguns países africanos e asiáticos discutiram formas de evitar sua dependência econômica e de lutar contra a influência política , econômica e militar exercida pelas superpotências , Estados Unidos e União Soviética. A maioria dos países participantes da Conferência de Bandung não queriam se aliar a nenhuma das duas superpotências . Por isso, esses países passaram a ser identificados como não alinhados. Esse grupo de países não alinhados foi também apelidado de "Terceiro Mundo".
Aos dois mundos da ordem bipolar somava-se agora um terceiro.
• O primeiro mundo da ordem bipolar somava-se agora um terceiro:
• O Segundo Mundo reunia os países socialistas, sob influência da União Soviética.
• O Terceiro Mundo era formado pelos países pobres que buscavam se desenvolver.
O termo Terceiro Mundo popularizou-se ao longo dos anos. Mas os objetivos da Conferência de Bandung jamais foram alcançados. Esses países não conseguiram escapar da influência das grandes potências . Pelo contrário , sua dependência econômica se aprofundou , gerando enormes problemas sociais e econômicos. Mantida a bipolaridade , o termo Terceiro Mundo passou a ser sinônimo de subdesenvolvimento.
domingo, 26 de janeiro de 2020
A Universalização Da Guerra Fria
Uma das características principais da Guerra Fria foi a corrida armamentista , isto é, o desenvolvimento incessante de novas armas pelos Estados Unidos e pela União Soviética . Se nunca houve um conflito entre as superpotências , por que havia tamanha demanda por armas? Ocorre que, além de se envolverem numa disputa ideológica , os Estados Unidos e a União Soviética se enfrentaram indiretamente . Forneciam armas e dinheiro a grupos armados envolvidos em inúmeros conflitos em todo o mundo, pretendendo com isso expandir sua área de influência. Ou seja, a principal disputa consistia em converter o maior número possível de países em aliados. Dentre os principais conflitos da Guerra Fria, destacam-se alguns:
• A Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, dividiu o território coreano em dois países : a Coreia do Norte , socialista , e a Coreia do Sul, capitalista.
• Em 1956, um intenso movimento popular exigia mais democracia na Hungria , que era um país socialista. Essa agitação social foi sufocada pela intervenção das tropas soviéticas.
• Em 1959, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara lideraram uma vitoriosa revolta popular em Cuba, então sob uma ditadura sanguinária aliada dos Estados Unidos . Dois anos depois da revolução , em 1961, o país se aproximou da União Soviética e aderiu ao socialismo.
• No início da década de 1960, os Estados Unidos se envolveram num conflito conhecido como Guerra do Vietnã. Os guerrilheiros vietnamitas , que combateram ferozmente as tropas norte-americanas, lutavam também pela implantação do socialismo . Milhões de vietnamitas e dezenas de milhares de norte-americanos morreram nesse conflito , que se estendeu até meados da década de 1970 e terminou com a derrota dos Estados Unidos.
• Em 1968, houve uma revolta popular na Tchecoslováquia . Sua intenção era acabar com a influência soviética no país e ampliar as reformas liberais que vinham acontecendo . A exemplo do que ocorrera na Hungria , as tropas soviéticas intervieram. , reprimindo os dissidentes.
• Em 1979, a União Soviética invadiu o Afeganistão para apoiar uma revolta liderada pelos comunistas daquele país . Grupos tribais afegãos armados e treinados pelos Estados Unidos resistiram durante 10 anos , até a retirada das tropas soviéticas.
• Em 1979, uma revolução liderada por religiosos muçulmanos derrubou o monarca iraniano xá Reza Pahlevi , que era aliado dos Estados Unidos.
sábado, 25 de janeiro de 2020
Um Novo Capitalismo Depois da Segunda Guerra Mundial
Apesar de seu enorme poderio militar, demonstrando, por exemplo, com o lançamento de duas bombas atômicas sobre o Japão , no final da guerra os Estados Unidos perceberam que a vitória não seria completa, uma vez que outra potência surgia com o encerramento do conflito. Tratava-se da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que pregava a expansão do socialismo e ameaçava o capitalismo mundial. Antes mesmo de a Segunda Grande Guerra acabar, os Estados Unidos fizeram uma série de acordos estratégicos para barrar o avanço do socialismo. Por exemplo, em 1944, o governo dos Estados Unidos patrocinou a Conferência de Bretton Woods. Nessa cidadezinha estadunidense reuniram-se 44 países importantes da economia mundial . Ficou decidido que o comércio entre os países se basearia no padrão ouro-dólar (os EUA garantiam sua moeda em ouro). Os países passaram a pagar suas importações em dólar , o que gerou uma relação financeira muito forte desses países com os Estados Unidos . Todos os países buscavam vender para eles a fim de conseguir dólares, necessários para comprar mercadorias de outros países. Para conseguir dólares , muitos países e suas empresas vendiam aos Estados Unidos a quase o preço do custo, fato que impulsionou o consumo interno nos Estados Unidos e prejudicou , ao mesmo tempo, as taxas de lucro e o valor dos salários nos países exportadores. Os Estados Unidos impuseram ainda outras formas de garantir o crescimento do capitalismo e, desse modo, evitar o avanço do socialismo sobre regiões tradicionalmente capitalistas. Faz parte desse contexto a criação de organizações que sustentassem o sistema capitalista em escala mundial. Uma dessas organizações criadas no imediato pós- Segunda Guerra, o Fundo Monetário internacional (FMI) , deveria socorrer os países em dificuldades financeiras . A concessão de empréstimos dava ao FMI o direito de monitorar e fiscalizar o país durante todo o período referente aos prazo de pagamento das dúvidas contraídas . Outro órgão importante, o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial) , passou a conceder empréstimos com juros baixos para os países mais pobres, para a construção de portos, aeroportos, rodovias , ferrovias , usinas hidrelétricas. Os participantes da Conferência de Bretton Woods acreditavam que os empréstimos do FMI e do Banco Mundial - ou seja , dos países ricos para os países pobres, com juros - facilitariam a produção e a circulação de mercadorias , fato que certamente ajudaria no fortalecimento e na expansão do capitalismo. Assim, um novo capitalismo surgia logo após a Segunda Guerra Mundial. Um sistema capitalista que, apesar de temer o socialismo , tinha defensores empenhados em mantê-lo presente na maior parte dos países do mundo.
sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
As Mudanças Introduzidas Durante O Imperialismo
No final do século XIX e início do século XX, as empresas dos países industrializados tinham poder ilimitado sobre a economia mundial. Elas geravam empregos e pagavam salários , que ajudavam a movimentar a economia de muitos lugares do planeta. Nessa fase , os bancos já exerciam uma enorme influência na economia e tinham enormes vantagens , tanto nos países de origem quanto nos países colonizados. Apesar de já possuírem grande poder financeiro , esses grupos empresariais eram favorecidos pelos governantes das colônias durante o imperialismo. Era comum , no século XIX , as metrópoles entregarem colônias inteiras a uma única corporação empresarial. Nessas condições , a empresa beneficiada não tinha concorrentes na exploração econômica desses territórios , tornando-se muito lucrativa. Essa situação constituía um exemplo de monopólio . O monopólio é considerado um grande problema para o capitalismo , uma vez que a base teórica desse sistema prevê que a concorrência é a única forma de expansão da economia. Pouco a pouco , essa tendência de formar monopólios ameaça dominar o sistema capitalista. As empresas mais poderosas acabam comprando ou levando à falência as empresas menores. Para se protegerem da concorrência , muitas empresas fazem acordos chamados de cartéis. Atualmente , a maioria dos países impõe leis contra a existência de cartéis e de trustes , mas essas poderosas formas de monopólio continuam atuando com grande força e influência . Por isso, muitos estudiosos chamam a atual fase histórica de capitalismo monopolista. Afinal, as grandes corporações transnacionais têm o controle da maior parte da economia mundial.
quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
A Fase Financeira Do Capitalismo
No final do século XIX e início do século XX aconteceram grandes mudanças dentro do capitalismo . Os lucros das potências européias alcançaram números impressionantes . Isso foi resultado da exploração das colônias e da expansão dos mercados consumidores em diversas partes do planeta. Esses lucros eram depositados nos bancos, que acumularam um volume enorme de dinheiro. As instituições bancárias logo perceberam que poderiam se associar aos ricos industriais , oferecendo empréstimos a juros. E os industriais , que eram os maiores correntistas, isto é, possuíam mais recursos nos bancos, passaram a ser sócios dos bancos. Surgia , assim, o capitalismo financeiro. O capitalismo financeiro expandiu uma atividade que já existia muito tempo, mas trazia uma novidade. No início do século XX, os empréstimos bancários começaram a se popularizar. Mais pessoas e empresas passaram a ter possibilidade de conseguir dinheiro emprestado para os mais diversos fins. Os financiamentos incentivaram as pessoas a abrir empresas e ampliar os negócios. Assim, o capitalismo fortaleceu-se em quase todos os lugares do mundo.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
O Benelux
Em 1944, em plena guerra, quando seus países estavam ocupados pelos nazistas , os governos belga , holandês e luxemburguês instalados no exílio resolveram criar o Benelux. A palavra Benelux é formada pelas letras iniciais dos nomes dos seus três países-membros : Bélgica , Holanda ou Países Baixos e Luxemburgo. Mas, afinal, o que foi Benelux? O Benelux funcionava como se fosse um único país , já que havia um livre comércio isento de tarifas. Assim sendo, um par de sapatos holandês podia ingressar na Bélgica ou em Luxemburgo para ser vendido sem pagar impostos de importação , e vice-versa. Ao eliminar a cobrança de tarifas internas, o Benelux barateou suas mercadorias , tornando-se mais acessíveis à população . O aumento do consumo, por sua vez, elevou a produção industrial e agrícola desse bloco de países. Mais e mais empresas surgiram , gerando, por sua vez , mais empregos. Tudo isso elevou a quantidade de vida no interior do Benelux. Um outro fator contribuiu para essa prosperidade : a transformação do bloco em uma União Aduaneira. Além de estarem integrados, os países participantes de uma União Aduaneira cobravam uma tarifa única para importar mercadorias dos países que não pertencem ao grupo . Desse modo, um determinado produto importado pode ser encontrado em todos os países do grupo. Vamos imaginar que o Benelux importa café brasileiro. Se não houvesse uma União Aduaneira, a Bélgica cobraria uma tarifa de importação desse produto diferente das tarifas cobradas por Holanda e Luxemburgo . A partir do momento em que formaram uma União Aduaneira , passaram a cobrar uma mesma tarifa.
terça-feira, 21 de janeiro de 2020
Os Organismos Internacionais
Antes mesmo de se falar em globalização, os países ricos já haviam criado organismos internacionais para lidar com as rápidas mudanças que aconteciam no mundo. Por exemplo, o FMI ( Fundo Monetário Internacional) e o Bird (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) foram criados ainda em 1944, na Conferência de Bretton Woods. Pouco depois, em 1947, surgiu o Gatt (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), com a finalidade de organizar melhor o comércio internacional. Até o início da década de 1980, muitos desses organismos tinham pouca importância em escala mundial, já que as relações internacionais ainda eram ditadas pelas duas superpotências da Guerra Fria. Além disso , as economias de quase todos os países do mundo eram muito fechadas, ou seja, protecionistas. Nesse contexto , as trocas comerciais e os negócios internacionais cresciam num ritmo bastante lento , se comparado com o impressionante dinamismo de nossos tempos. Na verdade, começaram a surgir mudanças significativas já na década de 1970. O comércio internacional crescia. Países como o Japão e a Alemanha exportavam cada vez mais, os meios de transporte evoluíam rapidamente, e o bloco de países socialistas já se mostrava esgotado. Esse cenário indicava que o capitalismo iria crescer muito mais nas décadas seguintes. Conforme o comércio mundial ganhava impulso , os países mais pobres passaram a ser convidados a participar dos organismos internacionais , onde se tornaram constantes as demais discussões sobre os rumos da economia capitalista. Ocorre que os países pobres, ao ingressarem nesses órgãos , acabavam fortalecendo-os e aceitando suas regras. Em consequência , as resoluções e as decisões tomadas pelos organismos internacionais passaram a ser apresentadas , nesse período, como um consenso, verdade absoluta e inquestionável que deveria ser acatada pelo mundo. O FMI , por exemplo, passou a incentivar a adoção de medidas neoliberais em diversos países , inclusive no Brasil: "privatização" e "abertura da economia" estão entre a expressões mais mencionadas pelos meios de comunicação desses países quando noticiavam temas relacionados à economia nas décadas de 1989 e 1990.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
Os Blocos Econômicos Regionais
Como vimos, no fim da década de 1980, a economia mundial passou por uma grande mudança. A expansão do capitalismo foi acelerada pela queda de muitas barreiras alfandegárias - em quase todo o mundo , tarifas de importação elevadas que encareciam os produtos vindos de outros países foram drasticamente reduzidas. Isso gerou uma concorrência maior entre as mercadorias fabricadas por países diferentes. À medida que a concorrência internacional crescia muitas empresas notavam a necessidade de se preparar para sobreviver a essa disputa comercial desenfreada. Muitos países também começaram a dar uma importância maior à economia mundo. E o que é a economia mundo? Esse conceito é usado para indicar que, nas últimas décadas, a economia capitalista tem funcionado como um sistema mundial, criando interdependência entre todos os lugares do mundo. É claro que essa interdependência , cada vez mais , coloca frente a frente produtos concorrentes . Para se proteger dessa gigantesca concorrência , muitos países assinaram acordos comerciais com seus vizinhos. Começaram a surgir , assim, os blocos regionais. Os blocos regionais são formados a partir de associações nos acordos entre países de uma mesma região , que passam, assim, a estabelecer entre si relações comerciais privilegiadas. As empresas desses países ficam expostas à concorrência com as firmas dos países vizinhos. Assim, elas têm de se modernizar para se tornarem mais lucrativas e competitivas. À primeira vista, blocos regionais podem parecer estranhos . Afinal, uma das metas da globalização , que já se encontrava em curso, era a formação de um mercado mundial que permitisse trocas intensas de mercadorias, sem nenhum tipo de obstáculo. Note, porém, que o bloco regional funciona como uma mini-globalização, isto é, ao mesmo tempo que oferece resistência à globalização imediata, prepara a economia dos países-membros para o futuro, quando poderão participar de uma disputa comercial em escala mundial. Muitos especialistas acreditam que os blocos regionais, ao contribuírem para uma integração política, harmonizam as relações internacionais.
domingo, 19 de janeiro de 2020
Várias Explicações Para Um Mesmo Problema
Subdesenvolvimento é um termo criado para mostrar que determinado país ou região tem dificuldades econômicas e sociais. Muitas teorias propõem diferentes causas e soluções para o subdesenvolvimento . Uma delas é defendida pelos neoliberais , que acreditam que o Estado deve intervir o mínimo possível na economia , especialmente em atividades produtivas , como a indústria. Para os neoliberais , o subdesenvolvimento é somente uma fase da história de alguns países. Acreditam que essa situação de carência pode ser superada quando as empresas privadas controlarem toda a economia . Isso geraria mais empregos , tirando a população da miséria. Influenciados por essa teoria, muitos analistas chamam os países pobres de "países em desenvolvimento" , para passar a ideia de que uma mudança é possível ao longo do tempo. Mas pensadores como o brasileiro Celso Furtado consideram que o subdesenvolvimento resultado dos problemas internos dos países pobres, como concentração de renda e de terras, falta de democracia , desemprego, corrupção , e não apenas da tradicional exploração econômica internacional iniciada durante a colonização. O subdesenvolvimento só será superado , segundo esses estudiosos, quando a sociedade se organizar e reivindicar dos governantes medidas para acabar com a pobreza. Esses pensadores ficaram conhecidos como estruturalistas, pois acreditam que, alterar as estruturas econômicas , sócias e políticas de um país , pode-se chegar ao desenvolvimento . Por exemplo , essa linha de pensamento gerou a criação da Sudene (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste), em 1959, no Brasil, para promover o desenvolvimento do Nordeste , a região mais carente do país. Já outro grupo de pensadores afirma que o subdesenvolvimento é resultado do desenvolvimento desigual entre países ricos e pobres. Eles acreditam que somente o rompimento dessa relação de dependência dos países pobres poderia acabar com a situação de subdesenvolvimento . A ideia defendida por eles ficou conhecida como Teoria da Dependência.
sábado, 18 de janeiro de 2020
As Primeiras Manifestações do Capitalismo
As atividades econômicas que surgiram e se desenvolveram nas vilas deram impulso a um tipo de trabalho que havia perdido sua importância e tinha pouca expressão por volta dos séculos XI e XII na Europa : o comércio . Lojas, barracas de vendas de alimentos e roupas, pequenas manufaturas , mascates e feiras foram ganhando importância no dia a dia da população do continente e alteraram radicalmente a sua economia. Com o passar do tempo, os comerciantes perceberam que poderiam ganhar mais dinheiro estabelecendo novas rotinas de trabalho. Uma nova prática adotada pelos comerciantes foi a contratação de pessoas mediante ao pagamento de uma remuneração , que podia ser mensal, semanal ou diária. As pessoas contratadas como trabalhadores passaram a receber uma quantia em dinheiro , que ficou conhecida como salário. Os governantes europeus passaram a cobrar impostos dos comerciantes . Estes, por sua vez, passaram a ter mais liberdade para realizar seus negócios e puderam tornar-se proprietários de suas casas, das lojas e dos locais de onde retiravam a materia-prima necessária para a produção de suas mercadorias. Desse modo, entre os séculos XIII e XIV , popularizou-se a propriedade particular. Uma vez donos de suas terras e de seu comércio , esses negociantes trabalharam ainda mais suas atividades econômicas. Logo, até mesmo as terras e as casas viraram mercadorias, fato que acelerou os negócios por todo o continente europeu. A aquisição de mercadorias tão valiosas gerou a necessidade de capital. Uma das principais características desse período passou a ser uma grande circulação de moedas. Afinal, as pessoas perceberam que, para produzir mais, consumir mais e vender mais, era necessário dispor de quantidades cada vez maiores de moedas.
sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
A Independência da América
No início do século XIX, muitas colônias americanas pagavam altos impostos as metrópoles e os ricos comerciantes instalados na colônias eram obrigados a negociar somente com as grandes empresas da metrópole. Muitos desses homens de negócios achavam injusta tal situação e que contribuíram para promover a independência das colônias. As colônias conseguiram sua independência política e passaram a ter seu próprio governo. Entretanto , continuaram dependendo totalmente dos investimentos , dos mercados de consumo e dos parques produtivos das potências europeias. Assim, pode-se dizer que esses países tiveram uma independência apenas formal, pois suas economias mantiveram-se fortemente dependentes das antigas metrópoles.
quinta-feira, 16 de janeiro de 2020
Karl Marx E O Socialismo
O pensador alemão Karl Marx deu importante contribuição aos estudos de economia quando escreveu "O Capital" . O livro faz uma análise detalhada do sistema capitalista, retratando sua evolução e prevendo seu esgotamento , o que, para muitos , ainda é fonte de muita controvérsia. Marx pregou a construção de um sistema que chamou de socialismo. Segundo suas próprias palavras, seria a superação do capitalismo, já que levaria a uma sociedade mais justa e igualitária. O pensador alemão acreditava que o capitalismo levaria a uma concentração de renda jamais vista e que milhões de pessoa em todo o mundo estariam excluídas das possibilidades de consumo dos bens produzidos pela própria sociedade. As revoltas seriam muitas e as pessoas iriam preferir um outro sistema, o socialismo . Por isso, Marx é chamado de "Pai do socialismo científico" . O termo científico , aí , decorre dos estudos detalhados de Marx sobre esse novo sistema socioeconômico. Após algumas experiências que ocorreram em importantes movimentos sociais da Europa, o socialismo foi implantado como modelo econômico em 1917, na Rússia, onde vigorou até 1990.
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
A Corrente do Golfo
O Golfo do México banha o sudeste da América do Norte e parte da América Central . Suas águas, situadas em grande parte na região tropical , sofrem grande aquecimento devido à forte isolação e as baixas profundidades. Parte dessas águas é levada pelos ventos para o Canal da Flórida , onde tem origem a Corrente do Golfo. Muito aquecida , a Corrente do Golfo margeia grande parte da costa leste dos Estados Unidos. Nessa área , sua intensa evaporação produz muita umidade e consequentemente , chuvas constantes . Por isso, também é comum nessa região a ocorrência de fortes furacões. Após banhar a costa leste da América do Norte, a corrente do Golfo dirige-se para a Europa, onde influencia o clima dos países banhados pelo Atlântico . Dentre os países europeus mais influenciados pela passagem da corrente marinha , destacam-se Portugal, Espanha, Inglaterra , França (sua porção norte), Holanda e Noruega. A principal implicação da passagem da Corrente do Golfo pela costa atlântica europeia é o aquecimento das águas litorâneas. Desse modo , o litoral atlântico europeu, que deveria congelar no inverno em função de sua elevada latitude , fica com clima mais ameno e livre do gelo.
terça-feira, 14 de janeiro de 2020
A Península do Labrador
Localizada no leste do Canadá , a Península do Labrador - um planalto de rochas cristalinas antigas - abriga grande variedade de recursos naturais, em especial vastas jazidas de minério de ferro. Habitada por uma das menores populações do Canadá (500 mil pessoas), a região do Labrador é recoberta pela taiga, uma exuberante vegetação de coníferas. Em uma faixa no extremo norte da península , porém, predomina a tundra (vegetação rasteira formada por musgos e liquens). Cerca de 80% da população que vive na região do Labrador não habita exatamente na península , mas a Ilha de Terra Nova , cuja economia baseia-se na pesca.
segunda-feira, 13 de janeiro de 2020
A Rede Imaterial Potencializa O Mercado De Capitais
Um dos setores mais favorecidos pelo surgimento da rede imaterial foi o setor financeiro. A globalização e os avanços tecnológicos , especialmente na área da informação , permitiram que grandes volumes de dinheiro pudessem ser transferidos entre localidades muito distantes em fração de segundo. Em todo o mundo, os investidores nunca tiveram tantas opções para aplicar seus recursos - por exemplo, na compra de ações de empresas , visando sua valorização futura. Um investidor japonês pode comprar as ações de uma empresa brasileira e vendê-las , minutos depois , apenas usando o telefone ou acessando a internet. As bolsas de valores são os locais onde as ações das empresas são vendidas e compradas. São, assim, pontos em que grandes quantias de dinheiro mudam de mãos. Além disso , fazem a conexão de muitos países com o resto do mundo. As bolsas de valores indicam, a grosso modo, a capacidade de uma nação ou região para atrair investimentos . Beneficiando-se da tecnologia que temos à disposição , o capital circula pelo mundo em uma velocidade jamais imaginada.
domingo, 12 de janeiro de 2020
Os Indígenas da América do Sul
A teoria mais aceita para o povoamento da América do Sul indica que caçadores vindos das Américas do Norte e Central passaram a ocupar essas terras em aproximadamente 15.000 a.C. Um dos indícios que dão base a essa tese são os sambaquis , sítios arqueológicos formados por depósitos de conchas de mariscos, carcaças de crustáceos e ossos de peixes. Encontram-se principalmente na costa do Atlântico , mas existem também na do Pacífico. Existem indícios de que o feijão , a abóbora e o algodão já eram cultivados no litoral do Pacífico por volta de 9000 a.C. Mas foi só por volta de 4000 a.C. que os indígenas deixaram o nomadismo constante em busca de alimentos . Sua sedentarização deve-se ao desenvolvimento das técnicas de cultivo e armazenamento do milho , que gerou estoques alimentares para a população . Na América do Sul desenvolveram-se sofisticadas civilizações , notadamente nos Andes.
sábado, 11 de janeiro de 2020
Alquimia, A Precursora da Química
Após Aristóteles, a Grécia passou por um agitado período político e, gradualmente , a cidade egípcia de Alexandria assumiu a liderança científica da época . Lá , encontram-se frente a frente a filosofia grega , a tecnologia egípcia e as místicas religiões orientais. Disso tudo nasceu a Alquimia, uma mistura de ciência , arte e magia, que floresceu durante a Idade Média , tendo uma dupla preocupação : a busca do "elixir da longa vida" que garantia a imortalidade e a cura das doenças do corpo , e a descoberta de um método para a transformação de metais comuns em ouro (transmutação) , que ocorreria na presença de um agente conhecido como " pedra filosofal" . A procura pelo ouro não era motivada por razões econômicas , mas porque ele, devido à resistência à corrosão, representava a perfeição divina. Contudo, muitos realizaram encenações simulando sua transmutação para enriquecer à custa da boa fé de alguns adeptos da Alquimia. Na China, as especulações dos alquimistas conduziram ao domínio de muitas técnicas de metalurgia e à descoberta da pólvora. Os chineses foram os inventores dos fogos de artifício e os primeiros a usarem a pólvora em combates no século X. Nenhum dos dois objetos da Alquimia foi atingido. Contudo, muitos progressos no conhecimento das substâncias provenientes de minerais e vegetais foram obtidos no Ocidente e no Oriente. Prepara-se substâncias como, por exemplo, ácido nítrico (chamado na época de aquafortis) e ácido sulfúrico (oleum vitriolum). Materiais de laboratório foram sendo gradualmente aperfeiçoados. No século XVI, o suíço Theophrastus Bombastus propôs que a Alquimia deveria preocupar-se principalmente com o aspecto médico de suas investigações. (Isso ficou conhecido como Iatroquímica.) Segundo ele, os processos vitais podiam ser interpretados e modificados com o uso de substâncias químicas . Sua contribuição no diagnóstico e no tratamento de algumas doenças foi digna de nota.
sexta-feira, 10 de janeiro de 2020
As Redes São Comandadas Pelas Cidades Globais
Determinadas bolsas de valores tem um peso maior na economia mundial. Geralmente são aquelas que movimentam as ações das maiores transnacionais, localizadas nas cidades mais importantes do mundo. Chamadas de cidades globais, esses grandes centros financeiros influenciam todo o sistema capitalista : concentram as sedes administrativas dos grandes grupos e das matrizes de poderosos bancos, além de manterem uma vida sociocultural repleta de novidades e lançamentos. Esses centros urbanos são os nós das redes e funcionam como polos que atraem, e ao mesmo tempo, irradiam informações , dinheiro, tendências da moda e cultura. Quando uma das poderosas companhias sediadas nas cidades globais lança um novo produto , como um automóvel ou um xampu, afeta o cotidiano de praticamente todo o mundo, pois propõe novos comportamentos e hábitos de consumo nas mais distantes localidades e países. Por exemplo, vejamos o que pode ocorrer a partir do lançamento de um novo motor automobilístico. A região que fornece o minério para a metalúrgica que vai fazer a caixa do motor é afetada, pois vai precisar extrair e transportar maior quantidade de minério e, portanto, vão criar mais empregos. O local que abriga uma fábrica dessa montadora também tem seu cotidiano alterado, pois pode surgir novas oportunidades de negócios , como a aquisição de um terreno para a ampliação dessa fábrica . A oferta de serviços pessoais , como a abertura de restaurantes e academias, ou a criação de novas linhas de ônibus para atender aos novos funcionários também vai ser estimulada. Os investidores que confiam no projeto compram mais ações dessa empresa e mais e-mails são enviados, mais dinheiro circula, mais executivos viajam. Ou seja, o lançamento de um novo motor intensifica as redes material e imaterial. Portanto, o espaço geográfico de muitas partes do mundo altera-se quando novas decisões são tomadas nas cidades globais.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2020
A Outra Face Da Globalização
Com a expansão mundial do capitalismo , notou-se que o futuro da humanidade é comum , ou seja, o que ocorre em um país afeta direta ou indiretamente a vida da população do mundo. Essa afirmação é valida não só para a economia e a sociedade, mas também para o meio ambiente. Existe a consciência da responsabilidade que todos temos sobre a vida na Terra. Por isso, um dos assuntos que mais chamam a atenção hoje é o meio ambiente. A poluição do ar é o melhor exemplo dessas questões ambientais globais. Embora o ar seja contaminado principalmente por alguns países , o mundo todo sofre com as consequências dessa agressão ambiental , como o agravamento do aquecimento global. Nas últimas décadas , os líderes mundiais , cientes desse problema , têm assumido compromissos cada vez maiores de preservar a vida no planeta , uma vez que ela é um patrimônio comum a todos nós. Outro lado da globalização é o da exclusão digital, tema pouco explorado pelos noticiários. Apesar de a internet crescer dia a dia, algumas pessoas não têm acesso a essa rede mundial de computadores. Isso ocorre por causa das grandes diferenças socioeconômicas mundiais, que deixam grande parte da humanidade à margem da riqueza produzida pelo sistema capitalista. Alguns anos atrás, sem recursos financeiros , muitas famílias não poderiam ter um computador e muito menos acesso a internet. Dessa forma, muitos jovens dessas famílias tiveram menor acesso à informação e menos contato com essas tecnologias , ficando impedidos de concorrer por bons empregos em igualdades de condições . Portanto, podemos afirmar que a globalização , apesar de ambicionar, igualar, homogeneizar a população mundial , tem produzido , na verdade enormes diferenças regionais. Assistimos hoje à globalização do consumo, mas estamos longe da globalização da educação , da saúde e do trabalho .
O Que São Quilates?
O ouro puro não costuma ser usado em jóias justamente porque é muito maleável e se deforma com facilidade . Geralmente o que se faz é misturá-lo com cobre e/ou prata, a fim de obter um material menos sujeito à deformação. A escala de quilates é aplicada a peças de ouro para indicar o teor desse material nelas presentes. O chamado "ouro 24 quilates" é o ouro puro , ou seja, em cada 24 gramas do material, 24 gramas são de ouro. Por outro lado, a expressão "ouro 18 quilates" significa que, em cada 24 gramas do material, 18 gramas são de ouro, e o restante é cobre e/ou prata. Fica claro , portanto, que uma peça de ouro não pode ter um valor de quilates superior a 24. Jóias feitas, portanto, com ouro 12 quilates - ou seja, que contêm , portanto, apenas 12 gramas desse metal em cada 24 gramas de massa- apresentam alto teor de cobre. São , por esse motivo , mais avermelhadas e se oxidam com mais facilidade do que o ouro 18 quilates. Trata-se do chamado "ouro baixo" ou seja, que apresenta baixo teor de ouro na peça. Embora a palavra quilate seja também usada para pedras preciosas , como diamantes e rubis, o significado não é o mesmo. Nesse caso, trata-se de uma medida da massa da pedra preciosa, em que 1 quilate corresponde a 200 miligramas. Assim, por exemplo, a expressão "diamante de 2 quilates" significa que ele possui massa de 400 miligramas.
quarta-feira, 8 de janeiro de 2020
O Caso do Panamá
O território que atualmente corresponde ao Panamá fazia parte da Colômbia. Desde o final do século XIX , os Estados Unidos e a Colômbia mantinham conversações para a construção de um importante canal para ligar o Atlântico ao Pacífico. Esse canal seria muito importante , pois uma passagem interoceânica de grande porte aceleraria o comércio entre o oeste e o leste dos Estados Unidos. Sem o canal, os grandes navios cargueiros dos Estados Unidos tinham de contornar o continente , gastando mais tempo e dinheiro. No começo do século XX, o governo dos Estados Unidos ofereceu um pagamento anual à Colômbia em troca da utilização do futuro canal. Os governantes colombianos não aceitaram o valor e julgamentos que estavam sendo colocados de lado nas decisões referentes a essa importante obra. Diante da resistência da Colômbia em assinar o acordo , os Estados Unidos passaram a incentivar a separação do Panamá , que, como vimos, pertencia à Colômbia. Em 1903 o Panamá declarou sua independência . A Colômbia não aceitou essa separação , mas navios de guerra estadunidense protegeram o litoral do Panamá . As forças armadas da Colômbia evitaram o conflito e a retomada do território por temor de uma guerra com os Estados Unidos, que já eram uma potência. Transformado em um país , o Panamá concedeu, por meio de um acordo , no direito de construção, de administração e de uso do canal aos Estados Unidos até 1999 , ou seja, durante quase todo o século XX. As obras estenderam de 1903 a 1914, quando o canal foi inaugurado. Nos últimos anos, o canal perdeu parte da sua importância para a navegação e o comércio . Os gigantescos navios cargueiros modernos não podem atravessá-lo porque alguns pontos são estreitos e outros são rasos. Em virtude do frequente desmoronamento de terras de suas margens , o canal tem outro problema : o intenso assoreamento. No ano 2000, terminado o período de concessão, o governo dos Estados Unidos devolveu o canal ao Panamá, que tem realizado constantes obras de ampliação para que ele não se torne ainda mais obsoleto.
terça-feira, 7 de janeiro de 2020
As Ilhas Da América Central
Os arquipélagos que compõem a América Central Insular formam um arco de ilhas que se estendem do Sul da Flórida ao norte da Venezuela. Dividem-se em três grupos : as Grandes Antilhas , as Pequenas Antilhas e as Bahamas . Vamos conhecê-las agora. As Bahamas são formadas por ilhas coralíneas de enorme extensão , relativamente planas e de baixa altitude. Essas características naturais favorecem a formação de lagos, pântanos e manguezais , intercalados com florestas. Já as Grandes Antilhas são ilhas de origem sedimentar . Na verdade , essas ilhas eram um prolongamento das planícies centrais dos Estados Unidos. Ocorre que, na fase de formação do continente , o nível dos oceanos oscilava muito, e há aproximadamente 1 bilhão de anos o mar encobriu uma grande parte do sul da América do Norte, que hoje forma o Golfo do México . Algumas terras ficaram acima do nível do mar, formando algumas ilhas baixas e aplainadas , propícias à prática da agricultura. As pequenas Antilhas , em sua maior parte, constituem o topo de vulcões submarinos, que se formaram com a colisão das placas tectônicas . São 18 vulcões , que deram origem a uma das mais paradisíacas regiões do mundo. O clima dominante nas ilhas é o tropical . Longos períodos do ano são marcados por um calor intenso. As chuvas concentram-se no verão (junho, julho, agosto, setembro) ; o inverno é mais seco, mas permanecem as altas temperaturas.
segunda-feira, 6 de janeiro de 2020
A Internacionalização da Economia Mexicana
A implantação do Nafta, em 1994, estimulou a instalação de um conjunto de maquilladoras na fronteira norte do México. E o que são maquiladoras?
As maquiladoras são indústrias estrangeiras que produzem mercadorias variadas em território mexicano. Utilizam basicamente peças e outros componentes comprados de suas matrizes, geralmente dos Estados Unidos. Essas empresas tem uma enorme vantagem ao montar mercadorias como automóveis , computadores e aparelhos eletrônicos em território mexicano: trabalhadores que aceitam baixíssimos salários . Essa mão de obra barata resulta em custos de produção bem menores , o que é uma garantia de maiores lucros. E as maquiladoras dispõem ainda de outra grande vantagem , graças ao Nafta : a exportação de seus produtos para os Estados Unidos sem o pagamento de tarifas alfandegárias. As "maquiladoras" existem no México desde 1965. A partir de 1994 , elas se multiplicaram, favorecidas pela diminuição gradual da cobrança de taxas alfandegárias no comércio entre Canadá, Estados Unidos e México. A isenção dessas tarifas barateia , por exemplo, a venda de um sapato mexicano nos Estados Unidos e no Canadá ou de um computador dos Estados Unidos no México e no Canadá. Afinal, essas mercadorias deixam de pagar impostos para ingressar no país vizinho . Em 1995, já havia mais de 2 mil empresas instaladas em áreas mexicanas fronteiriças aos Estados Unidos. A partir de 1998, o governo mexicano passou a oferecer benefícios para esse tipo de indústria , como isenção de impostos. Depois, as maquiladoras já somavam mais de 10 mil unidades , dentre as quais se destacavamm consagradas companhias transnacionais como Cânon, Casio, Kodak, Ericsson, Hewlett Packard, IBM, Motorola, General Eléctrica, Philips, Samsung , Sanyo, Sony, BMW, Ford, General Motora, Honda etc.
domingo, 5 de janeiro de 2020
A Formação Do Canadá
A primeira forma organizada de ocupação do território canadense foi feita pelos franceses. Na década de 1540, alguns exploradores franceses descobriram que o rio São Lourenço era um acesso natural ao interior do Canadá a partir do litoral , e esse fato impulsionou vigorosamente a colonização de um vasto território que se estendia até aos Grandes Lagos. Depois de prolongada guerra com os indígenas , entre 1600 a 1630 , os franceses ocuparam definitivamente o Vale do Rio São Lourenço . A região recebeu o nome de Nova França. Para efetivar a colonização , o governo francês distribuiu terras para aqueles que quisessem morar na Nova França. As terras foram entregues a famílias aristocratas , e estas as arrendaram aos colonos. Começaram então os plantios comunitários , cuja produção destinava-se unicamente à subsistência dos próprios colonos. Por isso, o comércio da Nova França com a metrópole praticamente não prosperou , situação que persistiu até o século XIX. Já as terras colonizadas pelos ingleses , a noroeste , tinham uma forte função comercial . Devido à necessidade de escoar a produção colonial para a metrópole , os ingleses tentaram tomar dos franceses o controle do Vale do Rio São Lourenço , um caminho natural que conduz as águas dos Grandes Lagos ao Atlântico. Evidentemente , esse choque de interesses entre colonizadores ingleses e franceses gerou, no século XVIII, grandes rivalidades entre as duas maiores potências européias . Crescentes tensões surgiram , levando a disputas violentas por territórios colonias na América do Norte e também no Oriente. Essa crise desembocou na Guerra dos Sete Anos, ocorrida entre 1756 e 1763. Mais numerosos e mais bem aparelhados , os ingleses venceram os franceses. Como resultado de sua derrota , a França foi obrigada a ceder o Vale do São Lourenço para o governo britânico. Os próprios americanos , em 1812, invadiram o Canadá , numa tentativa de anexar o resto das colônias britânicas na América do Norte, desencadeando a Guerra de 1812. Os americanos não tiveram sucesso , mas ocuparam temporariamente as cidades de York (atual Toronto) e Quebec, queimando-as ao sair. Desde então multiplicavam-se as províncias britânicas no território do atual Canada. Em 1867 elas se uniram , formando uma confederação , que recebeu a adesão das províncias centrais por volta de 1870. Mas o Império Britânico ainda manteria o domínio vasto do território até 1931, quando efetivamente o Canadá obteve sua independência.
sábado, 4 de janeiro de 2020
O Caráter Experimental da Química
Assim como acontece com as outras Ciências Naturais (Física , Biologia etc.) , a Química baseia-se na observação de acontecimentos (fenômenos) da natureza . Mais do que isso, a pesquisa química envolve a execução de experiências em laboratório e a cuidadosa observação e interação dos resultados. Quando um cientista realiza algumas experiências e obtém resultados importantes, geralmente ele os publica em revistas especializadas de circulação internacional. Sua descrição deve ser precisa o suficiente para que os outros cientistas possam reproduzi-la e chegar aos mesmos resultados. Caso contrário , suas conclusões não serão aceitas pela comunidade científica . Assim, uma preocupação importante relacionada com as experiências é a sua reprodutibilidade .
sexta-feira, 3 de janeiro de 2020
Utilidade da Constante de Avogadro e da Massa Molar
Um dos problemas enfrentados por alguns químicos do passado foi a determinação de quantos átomos existem numa certa amostra de matéria. Com a determinação experimental da Constante de Avogadro (ou, de modo equivalente, da relação numérica entre grama e unidade de massa atômica), esse problema pôde ser resolvido. Conhecendo-se a Constante de Avogadro e as massas atômicas ( ou , alternativamente , as massas molares) , é possível calcular não apenas o número de átomos em uma amostra , mas também o número de moléculas ou de íons , quando for o caso (substância molecular ou substância iônica) .
quinta-feira, 2 de janeiro de 2020
A Química Utiliza Ferramentas De Outras Áreas
Em todos os ensinos que aplicamos , você poderia perceber que, muitas vezes , a Química utiliza conceitos de outras áreas , principalmente da Matemática , da Física e da Biologia . ( Por vezes, faremos um comentário preliminar sobre eles, a fim de que você possa dominar todos os pré-requisitos necessários ao perfeito entendimentos da Química). Na moderna pesquisa, a computação vem-se mostrando uma importante ferramenta , ajudando não só na execução de cálculos como também na sistematização da imensa quantidade de informações sobre compostos químicos que surge todos os anos.
quarta-feira, 1 de janeiro de 2020
Método Científico
Antes mesmo de 2.500 a.C., povos da Antiguidade (egípcios, babilônios e chineses) já haviam percebido que o movimento dos astros e das estrelas apresenta uma regularidade, ou seja, repete-se de tempos em tempos. Por volta de 1000 a.C. os caldeus , observando essas regularidades, foram capazes de prever com razoável precisão o acontecimento de futuros eclipses. Esses fatos ilustram bem a preocupação básica das Ciências Naturais : observar as regularidades nos acontecimentos , conhecidas como "leis da natureza" , e , por meio delas adquirir a capacidade de fazer previsões. A moderna pesquisa em Química segue por esse mesmo caminho . Um cientista decidido a atuar em certo ramo da Química precisa, antes de mais nada, estudar o que já se descobriu a respeito do assunto escolhido. A partir daí , deve decidir qual será o problema a investigar e elaborar experiências de laboratório , que lhe permite executar observações experimentais. Essas observações podem ser de dois tipos:
• Qualitativas : Aquelas que não envolvem dados numéricos;
• Quantitativas : As que provém de medidas , como a utilização de aparelhos, e constituem de dados numéricos.
Após a execução das experiências , podem-se observar as regularidades e, a partir delas, enunciar um " princípio" ou uma "lei" ou seja, uma frase ou equação matemática que se expresse a regularidade observada . Depois disso, pode-se apresentar uma teoria , ou seja, uma proposta de explicação para os fatos experimentais e as leis. Uma teoria é considerada satisfatória quando, ao ser testada em novas situações , obtém sucesso . Quando tal sucesso não é conseguido, ela deve ser modificada ou, dependendo do caso, abandonada e substituída por outra melhor. A Química é uma ciência e, como tal, está sempre em continuo processo de evolução e aperfeiçoamento.
Assinar:
Postagens (Atom)