Saiba Mais

Translate

domingo, 26 de janeiro de 2020

A Universalização Da Guerra Fria


Uma das características principais da Guerra Fria foi a corrida armamentista , isto é, o desenvolvimento incessante de novas armas pelos Estados Unidos e pela União Soviética . Se nunca houve um conflito entre as superpotências , por que havia tamanha demanda por armas? Ocorre que, além de se envolverem numa disputa ideológica , os Estados Unidos e a União Soviética se enfrentaram indiretamente . Forneciam armas e dinheiro a grupos armados envolvidos em inúmeros conflitos em todo o mundo, pretendendo com isso expandir sua área de influência. Ou seja, a principal disputa consistia em converter o maior número possível de países em aliados.  Dentre os principais conflitos da Guerra Fria, destacam-se alguns: 

• A Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, dividiu o território coreano em dois países : a Coreia do Norte , socialista , e a Coreia do Sul, capitalista. 

• Em 1956, um intenso movimento popular exigia mais democracia na Hungria , que era um país socialista. Essa agitação social foi sufocada pela intervenção das tropas soviéticas. 

• Em 1959, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara lideraram uma vitoriosa revolta popular em Cuba, então sob uma ditadura sanguinária aliada dos Estados Unidos . Dois anos depois da revolução , em 1961, o país se aproximou da União Soviética e aderiu ao socialismo. 

• No início da década de 1960, os Estados Unidos se envolveram num conflito conhecido como Guerra do Vietnã. Os guerrilheiros vietnamitas , que combateram ferozmente as tropas norte-americanas, lutavam também pela implantação do socialismo . Milhões de vietnamitas e dezenas de milhares de norte-americanos morreram nesse conflito , que se estendeu até meados da década de 1970 e terminou com a derrota dos Estados Unidos. 

• Em 1968, houve uma revolta popular na Tchecoslováquia . Sua intenção era acabar com a influência soviética no país e ampliar as reformas liberais que vinham acontecendo . A exemplo do que ocorrera na Hungria , as tropas soviéticas intervieram. , reprimindo os dissidentes. 

• Em 1979, a União Soviética invadiu o Afeganistão para apoiar uma revolta liderada pelos comunistas daquele país . Grupos tribais afegãos armados e treinados pelos Estados Unidos resistiram durante 10 anos , até a retirada das tropas soviéticas. 

• Em 1979, uma revolução liderada por religiosos muçulmanos derrubou o monarca iraniano xá Reza Pahlevi , que era aliado dos Estados Unidos.

Anuncios