Saiba Mais

Translate

segunda-feira, 18 de maio de 2020

O Orientalismo


A Ásia é o maior dos continentes, correspondendo a cerca de um terço da superfície terrestre e abrigando mais da metade da população mundial. Além disso , não há como negar o notável desenvolvimento econômico e tecnológico de grande parte dos países asiáticos, um fato que tem consequências diretas e significativas para todo o mundo . Basta constatarmos, por exemplo , o número de itens eletrônicos que estão disponíveis no mercado brasileiro e que são provenientes de países da Ásia , como China , Coreia do Sul e Japão . Mas esse desenvolvimento tecnológico também causa preocupação , se considerarmos que países asiáticos como China,  Índia e Coreia do Norte têm capacidade de produzir armas de destruição em massa. Tendo em vista o comentado e a importância geopolítica dos países asiáticos , o estudo da Filosofia oriental já seria significativo. Mas alia-se a isso o processo de globalização da economia , que tem sido acompanhado também de uma intensa troca cultural entre diferentes nações do mundo . Há , atualmente , uma abundância de traduções de quadrinhos japoneses nas bancas de jornal no Brasil , e muitos desenhistas brasileiros já aderiram ao mangá. Religiões asiáticas , como o budismo , são frequentemente adotadas no Ocidente mesmo por pessoas que não têm ascendência oriental . Esse interesse pela cultura oriental tem se estendido também ao estudo de alguns os pensadores mais representativos dos sistemas filosóficos do Oriente. Apesar do crescente interesse pela Filosofia oriental , seu estudo encontra diversas dificuldades. Em primeiro lugar , devemos lembrar que a tradição filosófica do Ocidente remota à Grécia Antiga, em grande parte por causa da relativa autonomia do pensamento grego em relação ao mito e à religião. Na maio parte dos povos do Oriente , porém , essa autonomia é menos óbvia. Sistemas filosóficos como hinduísmo , budismo , taoismo  e confuncionismo constituíram-se também como sistemas religiosos. Além disso , é problemático falarmos de "uma"  Filosofia oriental: a Filosofia da Índia , por exemplo , é tão diferentes da Filosofia da China ou Filosofia do mundo islâmico quanto estas são diferentes da Filosofia ocidental. Outra dificuldade em relação ao estudo das filosofias orientais é a visão preconceituosa  que se construiu no Ocidente , principalmente por causa do imperialismo europeu , que subjugou política e economicamente diversos povos asiáticos. O teórico palestino Edward Said (1935-2003) usou , em 1973, a expressão orientalismo para designar essa atitude do Ocidente em relação aos povos do Oriente. Segundo Said , na visão de muitos pensadores europeus:
"[...] o oriental é irracional , depravado (caído) , infantil , 'diferente'; desse modo , o europeu é virtuoso , maduro , 'normal' [...]. O que dava ao mundo oriental a sua inteligibilidade não era o resultado de seus próprios esforços , mas era, antes , toda a complexa série de manipulações cultas pelas quais o Oriente era identificado pelo Oriente."

-SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras , 1990.p.50.

Essa atitude preconceituosa pode ser exemplificada com clareza pela postura de boa parte dos ocidentais que vê os povos árabes como fanáticos religiosos , por causa de ações terroristas de grupos isolados. O estudo das filosofias orientais exige o reconhecimento de que elas se constituíram ao longo de séculos e que não podem , de modo algum , ser vistas como inferiores. Uma síntese de sistemas filosóficos tão diversos é impossível  em poucas páginas , mas é importante conhecermos as ideias de alguns dos pensadores orientais mais representativos . 



domingo, 17 de maio de 2020

Arte e Indústria Cultural


Um dos fatores mais importantes para a mudança no modo como s entende a arte no mundo contemporâneo foi o impacto da tecnologia . Até o século XVIII , a obra de arte tinha como característica o fato de ser única. Uma pintura podia ser copiada , mas era sempre possível distinguir o trabalho original de suas cópias , que não eram muitas. Em função desse caráter único da obra original ou da performance , podemos dizer que a obra de arte no passado possuía um aura , ou seja , envolvia certa forma de ritual. Afinal , o ato de entrar em um museu e contemplar uma pintura envolve um estado de espírito diferente em relação a outras atividades do cotidiano , como ir à padaria tomar um café ou ao banco pagar uma conta. No entanto , com o desenvolvimento de técnicas de reprodução de sons e imagens, a aura original de uma obra de arte de uma obra famosa , como Mona Lisa , de Leonardo da Vinci (1452-1519), ou a "Persistência da Memória" , de Salvador Dali (1904-1989). Essas imagens estão disponíveis aos milhares em livros , panfletos , revistas e na internet. Essa perda da aura da obra de arte já havia sido notada na primeira metade do século XX pelo filósofo alemão Walter Benjamin. Benjamin era vinculado a uma escola de teoria social que ficou conhecida como Escola de Frankfurt. Segundo esse autor , por um lado , a perda da aura estava levando à liquidação do  modo tradicional de conceber a obra de arte. Por outro , as técnicas de reprodução estariam ampliando o acesso das massas à produção artística , e esse seria um aspecto positivo de transformação das estruturas sociais. O filósofo alemão Theodor Adorno (1906-1969) , também ligado à Escola de Frankfurt , no mesmo período , criticava a visão otimista de Benjamin e afirmava que , na verdade , as técnicas de reprodução estavam levando a uma massificação da cultura. Embora a teoria estética de Adorno se coloque como crítica às formas de dominação no sistema capitalista , ele não condena a cultura de elite em favor da cultura popular . Pelo contrário , ele repudia a cultura de massa , que é formatada e  vendida indústria cultural à expressão cultura de massas , pois esta pode sugerir a ideia de um cultura emergindo de baixo para cima , das massas populares , quando o que ocorre é justamente o oposto . Os bens culturais produzidos para o mercado , na visão de Adorno , são carregados de ideologia a servem aos propósitos das classes dominantes. 

sábado, 16 de maio de 2020

Beleza e Subjetividade


Conforme vimos , a concepção platônica postula que a beleza é objetiva : ou o objeto participa do ideal transcendente e , portanto , é belo , ou não participa e não é belo. Os níveis intermediários entre a beleza e a feiura representariam diferentes graus de participação das coisas em uma forma que existe em si e por si mesma em uma esfera separada do mundo sensível . Para reconhecer a beleza , nessa perspectiva , seria necessário recorrer à autoridade dos filósofos , ou seja , daqueles que , dotados de uma disposição natural ao conhecimento da verdade , fossem capazes de avaliar com mais competência o quanto cada coisa participaria do puro ideal de beleza. No pensamento moderno , porém , o argumento platônico se viu irremediavelmente fragilizado por uma mudança no modo como se concebia a natureza humana. Numa concepção estética moderna , portanto , não existe ponto de vista objetivo com base no qual alguém possa dizer que algo é mais belo ou menos belo. Assim , a diversidade de opiniões comprova o fato de que a beleza não é objetiva , mas subjetiva . É esse o ponto de vista do filósofo inglês David Hume (1711-1776) , o ensaio intitulado "Do padrão do gosto":

"É natural que procuremos encontrar um padrão de gosto , uma regra capaz de conciliar as diversas opiniões dos homens , pelo menos uma decisão reconhecida , aprovando uma opinião e condenando outra. Há uma espécie de filosofia que impede toda esperança de sucesso nessa tentativa , concluindo pela impossibilidade de se vir jamais a atingir qualquer padrão de gosto. Diz ela que há uma diferença muito grande entre o julgamento e o sentimento. O sentimento está sempre certo - porque o sentimento não tem outro referente senão ele mesmo , e é sempre real , quando alguém tem consciência dele. [...] A beleza não é uma qualidade das próprias coisas , existe apenas no espírito que as contempla , e cada espírito percebe uma beleza diferente. É possível até uma pessoa encontrar deformidade onde uma outra vê apenas beleza , e todo indivíduo deve aquiescer a seu própria sentimento, sem ter a pretensão de regular o dos outros. Procurar estabelecer uma beleza real , ou uma deformidade real , é uma investigação tão infrutífera como procurar determinar uma doçura real ou um amargor real. Conforme a disposição dos órgãos do corpo , o mesmo objeto tanto pode ser doce como amargo , e o provérbio popular afirma com muita razão que gostos  não se discutem. É muito natural , e mesmo absolutamente necessário , aplicar este axioma ao gosto mental , além do gosto corpóreo , e assim o senso comum que tão frequentemente diverge da filosofia , sobretudo da filosofia cética , ao menos num caso está de acordo em proferir idêntica decisão."

-Hume , David. Do Padrão do Gosto. São Paulo: Nova Cultural , 1999. p. 335-336 (coleção Os Pensadores).

Se concordamos com a afirmação de Hume, de que gosto é pessoal que a apreciação estética é subjetiva , como então explicar o fato de que algumas obras sejam reconhecidas pelo público como geniais e outras consideradas medíocres? O escritor brasileiro Ariano Suassuna (1927-2014) , durante uma palestra no Tribunal Superior do Trabalho , no dia 18 de abril de 2012, reclamou de uma crítica publicada em um jornal de grande circulação que qualificada como "genial" determinado guitarrista de música popular . "Olhar , eu sou um escritor brasileiro , e a língua portuguesa é meu material de trabalho", disse Suassuna . "Se eu gasto um adjetivo como 'genial' [com esse guitarrista], o que é que eu vou dizer de Beethoven? Tem que inventar outra palavra!" . Por mais que aceitemos que o gosto é uma questão pessoal , a indignação de Suassuna parece conter um grão de verdade: se a beleza fosse completamente subjetiva , não haveria juízos coletivos e não haveria como comparar "grandes" e "pequenas" obras de arte. Machado de Assis (1839-1908) e Guimarães Rosa (1908-1967) não seriam nem mais nem menos geniais que seus mais obscuros imitadores. Trabalhos de pintores consagrados , como Victor Meirelles (1832-1903) , Tarsila do Amaral (1886-1973) e Candido Portinari (1903-1962)  poderiam valer tanto quanto rabiscos infantis , dependendo do ponto de vista de que os avaliasse. 

sexta-feira, 15 de maio de 2020

A Fenomenologia


A Fenomenologia foi uma corrente inaugurada pelo filósofo alemão Edmund Husserl (1859-1939) em sua tentativa de superar os impasses do psicologismo e garantir a objetividade do conhecimento por meio de uma análise descritiva dos conteúdos das vivências intencionais. Seguindo na esteira de Husserl, o filósofo  francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) desenvolveu uma nova linha nos estudos fenomenológicos com a publicação de Fenomenologia da Percepção. A grande novidade em Merleau-Ponty é a incorporação de insights da Psicologia experimental , em particular da teoria da Gestalt, enfatizando o papel do corpo na percepção do mundo. Analisando experiências nas quais pessoas diziam ter sensações em membros amputados, Merleau-Ponty rejeitou as teorias associacionistas e intelectualistas de sua época em favor do conceito de "corpo vivido". Em oposição à visão de Descartes , que comparava o corpo humano a um mecanismo , Merleau-Ponty entende o corpo como um organismo vivo , cuja existência internacional no mundo se dá através do próprio corpo . Uma pessoa que tenha um membro amputado vive e reage como se ainda o tivesse , o que jamais ocorreria com uma máquina. Nesse sentido , podemos dizer que "Eu" sou meu corpo enquanto ser de relações , e não simplesmente uma consciência fechada no cérebro comandando um corpo distinto do meu ser. Nas palavras de Merleau-Ponty:

"Essa forma que se desenha no sistema nervoso , esse desdobramento de uma estrutura , não posso representá-los como uma série de processos em terceira pessoa , transmissão de movimento ou determinação de uma variável por outra. Não posso ter dela um conhecimento distante. Se adivinho aquilo que ela pode ser , é abandonando ali o corpo objeto , partes extra partes , e reportando-me ao corpo do qual tenho a experiência atual , por exemplo , à maneira pela qual minha mão enreda o objeto que ela toca antecipando-se aos estímulos e desenhando ela mesma a forma que vou perceber. Só posso compreender a função do corpo vivo realizando-a eu mesmo e na medida em que sou um corpo que se levanta em direção ao mundo."

-Merleau-Ponty, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes , 1999 . p. 114.

Quando aplicada à teoria do conhecimento , a concepção de Merleau-Ponty nos permite dizer que o corpo é imanente e transcendente ao mesmo tempo , colocando-se como um "meio-termo" entre o sujeito e o objeto . Eu sei que as coisas do mundo , transcendente ao sujeito cognoscente , existem em si mesmas , pois posso vê-las , tocá-las, ouvi-las , etc., mas sempre a partir de uma perspectiva em particular. Justamente pelo fato de possuir um corpo , não posso apreender os objetos da minha percepção em sua totalidade. Mas , ao mesmo tempo , também pelo fato de ser um corpo , sei que as coisas são mais do que a perspectiva particular a partir das quais as conheço. Esse caráter imanente e transcendente do conhecimento , que a dimensão corpórea da existência humana torna possível , permite a Merleau-Ponty chamar as coisas do mundo de "em-si-mesmas-para-mim". 

quinta-feira, 14 de maio de 2020

O Anarquismo


Paralelamente ao socialismo marxista , outra corrente tem disputado a liderança do movimento operário ao longo da história. Trata-se do anarquismo. O termo , de origem grega , se dá pela junção do prefixo an ("sem") com a palavra arkhé ("soberania"), significando assim a "ausência de governo ou de Estado". Os anarquistas acreditam que o Estado é uma instituição essencialmente volta à manutenção do sistema de dominação. Desse modo , para eles , um projeto de reforma visando à promoção da justiça social deve se dar em primeiro lugar pelo fim do Estado. Como alternativa , são propostas diferentes formas de autogestão , como federação de associações voluntárias. Um dos pioneiros no pensamento anarquista foi jornalista e filósofo inglês William Godwin (1756-1836), para quem o ser humano é inerentemente bom e propenso a seguir os princípios da razão , mas se desvirtua dessa tendência devido às diferentes formas de controle . Isso o levou à conclusão de que a extinção do Estado seria a condição para a instauração da justiça social. Outro importante teórico precursor do movimento anarquista foi o filósofo e economista francês Pierre Joseph Proudhon (1809-1865). Em uma de suas obras mais conhecidas , "O que é propriedade?" (1840) , Proudhon argumenta que a propriedade é um roubo , uma vez que substitui a noção de possessão , que é anterior e mais de acordo com a natureza. Para ele ,  "quando todos têm direitos iguais de ocupação, a possessão varia de acordo com o número de possessores; a propriedade não pode se estabelecer senão por si próprio" (Proudhon , Pierre-Joseph. O que é propriedade?. In: Woodcock , George (Org.) . Grandes escritos  anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 1989). Como a propriedade é legitimada pelo poder político , Proudhon via a necessidade da derrubada do Estado como condição para a justiça social. Nas palavras do pensador francês:

"Portanto , numa sociedade , autoridade do homem sobre o homem é inversamente proporcional ao estágio de desenvolvimento  que aquela sociedade atingiu. A provável duração daquela autoridade pode ser calculada pelo desejo mais ou menos forte de um governo verdadeiro , isto é , de um governo científico. A justiça , como direito da força e o direito  do artifício , recua diante do avanço estável da justiça e , ao final , deve ser extinta pela igualdade ; assim como a soberania da vontade sobre a soberania da razão ,  e deve ser abolida no socialismo científico . A propriedade  e a realeza têm-se quebrado em pedaços desde que o mundo começou . Assim como o homem busca justiça na igualdade , a sociedade busca ordem na anarquia."

-Proudhon , Pierre-Joseph. O que é propriedade?. In. Woodcock, George (ORG.). Grandes escritos anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 1989 .P.61-62.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Criar e Comunicar


O ser humano sempre buscou meios para se comunicar , e esse processo foi se aperfeiçoando , aumentando a capacidade de comunicação. O primeiro tipo de comunicação era feito com o próprio corpo humano , transformando gestos e ruídos em códigos. Ao longo do tempo, a comunicação. Ao longo do tempo , a comunicação deixou de ser apenas intuitiva, no que se referia a caçar e comer, e adquiriu função cultural, uma vez que o ser humano era capaz de registrar sua história desenhando nas paredes das cavernas. Criou esculturas e armas , descobriu a roda , que facilitou a locomoção , vencendo assim as distâncias  e conquistando o espaço. Quando inventou a escrita , suas experiências deixaram de ser transmitidas oralmente e o livro surgiu como o primeiro meio de comunicação em massa. A invenção da fotografia permitiu ao ser humano difundir suas imagens. Percebemos que novas ideias, muitas vezes , dependem de ideias anteriores para se desenvolverem . Temos hoje a internet e um mundo globalizado. 

terça-feira, 12 de maio de 2020

O Fim do Padrão Dólar-Ouro e o G8


Logo depois  da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos emergiram como líderes do bloco capitalista , oferecendo recursos financeiros para ajudar seus aliados europeus. Porém , não era somente por meio de empréstimos que os Estados Unidos exerciam seu domínio. Muitas empresas passaram a comprar tradicionais companhias europeias , pagando em dólares. Países como a França e o Reino Unido acabaram acumulando , assim , grandes reservas da moeda norte-americana e , pouco a pouco , começaram a trocá-la por ouro. Essa conversão dólar-ouro era possível graças ao Acordo de Bretton Woods. Graças à possibilidade de trocar dólar por ouro , diminuíram muito as reservas norte-americanas do metal , sobretudo na década de 1960 . Essa situação preocupava bastante o governo dos Estados Unidos. É preciso lembrar que , nesse período , os Estados Unidos gastaram muitos recursos tentando evitar que o socialismo avançasse no Sudeste Asiático. Um exemplo desses gastos foi a Guerra do Vietnã , que se estendeu de 1962 a 1975. Com esse grande volume de dólares no mercado , a moeda norte-americana perdia valor . Lembre-se : quanto maior a oferta de um produto , menor será o seu preço , mesmo se esse produto for uma moeda. Os países europeus perceberam que a moeda norte-americana perdia seu poder de compra. Ou seja , eram necessários mais dólares para comprar uma mesma quantidade de mercadorias. Diante disso , liderados pela França , começaram a trocar os dólares que possuíam por ouro , conforme estava previsto pelo Acordo de Bretton Woods. Consequentemente , as reservas de ouro dos Estados Unidos baixaram tanto que o presidente Richard Nixon foi forçado a romper o acordo em 1971, antes que as reservas de ouro de seu país se esgotassem. Muitos especialistas afirmam que a decisão de acabar com o padrão dólar ouro está ligada também à Guerra Fria , pois um dos países que mais produziam ouro na época era a União Soviética , superpotência rival dos Estados Unidos. O fato é que essa decisão criou um clima de forte tensão entre os Estados Unidos e os países capitalistas europeus. Para tentar solucionar o problema , forma iniciadas conversações informais entre a França , o Reino Unido , a Alemanha Ocidental e os Estados Unidos. Essas reuniões tornaram-se periódicas e passaram a contar com a presença de um quinto país , o Japão . Por isso , a reunião desses países ficou conhecida como reunião do G5 (Grupo dos Cinco). Em 1975, o Canadá e a Itália participaram também de um reunião oficial do G5. Desde então , o grupo ficou conhecido como G7 e se reúne anualmente. Nesses encontros são discutidos os principais assuntos de interesse mundial , como a questão do emprego , o desenvolvimento sustentável, o sistema bancário internacional , as dívidas externas dos países , a luta contra a Aids etc. Finalmente , em 1997 a Rússia foi oficialmente convidada a ingressar no grupo . Nascia , assim , o G8. Vale destacar que a presença da Rússia grupo não se deve à importância de sua economia , mas ao seu gigantesco arsenal atômico . Para os países capitalistas ricos , portanto , é necessário ter a Rússia como parceria , jamais como inimiga . Atualmente , um representante da União Europeia também participa das reuniões do G8. As reuniões do G8 são muito criticadas por intelectuais , ONGS e partidos políticos do mundo todo . Esses grupos afirmam que o G8 se preocupa apenas em manter sua hegemonia , isto é , seu domínio , ao invés de promover o desenvolvimento socioeconômico geral e o fim da pobreza. Apontam ainda a ausência de representantes dos países mais pobres , o que transforma essas reuniões numa simples troca de ideias  entre as grandes potências econômicas. Mas há também os que lembram que o G8 não tem mais o mesmo poder da época em que foi criado. De fato , países como a China , a Índia , o Brasil e a Coreia do Sul não integram esse grupo , apesar de apresentarem economias cada vez maiores e mais dinâmicas. 

segunda-feira, 11 de maio de 2020

O Sistema Capitalista


Você já ouviu falar em capitalismo? Esse é o sistema  econômico predominante no mundo e é possível percebê-lo em situações corriqueiras , como no processo de compra e venda de mercadorias ou no trabalho assalariado. Em nossa sociedade , adquire-se uma infinidade de produtos mediante a compra , o que é possível porque há quem os venda e os produza. Para isso acontecer , alguém investiu em meios de produção e o fez com a intenção de lucrar com essa atividade. Também fazem parte desse cenário pessoas que, não podendo ter o seu próprio negócio , precisam trabalhar  para os proprietários de estabelecimentos . Por meio desse trabalho , os produtos são feitos. Essas pessoas recebem salários para adquirir os bens de que precisam para viver. Essas relações econômicas , o priori tão simples , exemplificam alguns elementos constitutivos do sistema capitalista. O capitalista é um sistema econômico surgido no Ocidente , a partir do século XVI , que se alastrou pelo mundo nos séculos seguintes. Ao estudarmos esse sistema , estamos tentando compreender como as relações sociais , econômicas , políticas e culturais de nosso tempo se estabeleceram , tendo em vista a predominância do capitalismo no mundo de hoje. Para entendermos melhor sua dinâmica e influência nos dias atuais , porém , é necessário refletirmos sobre sua origem.  

domingo, 10 de maio de 2020

Origens Do Sistema


Para entendermos a origem do sistema capitalista , vamos nos reportar à crise do sistema feudal . O sistema feudal , ou feudalismo , existiu entre os séculos V e XV na Europa. Tradicionalmente  se denomina Alta Idade Média o período do século V ao XI, que corresponde ao seu início e ao seu apogeu . A Baixa Idade Média , que perdurou do século XII ao XV , marca o período de crise e dissolução do sistema feudal , o qual dá indícios do surgimento do capitalismo. No feudalismo , o poder era descentralizado , visto que cada feudo era administrado por um senhor feudal , tinha base agrária e uma economia amonetária (não existia moeda).  Observação: O chamado senhor feudal , por ser o proprietário das terras, estabelecia com os camponeses uma relação de servidão. Os camponeses tinham autorização para trabalhar nas terras do senhor feudal e , em troca disso , eram obrigados a entregar a ele a maior parte de sua produção, ficando apenas com a mínima porção necessária à própria sobrevivência.  Vamos destacar alguns fatores que levaram à crise do sistema feudal e à transição para o capitalismo.
Vamos destacar alguns fatores que levaram à crise  do sistema feudal e à transição para o capitalismo.

- Melhoria nas condições sanitárias , recuo das epidemias e consequente aumento populacional;
- Avanço das técnicas agrícolas , ampliação de terras férteis e colheitas abundantes;
- Aumento da demanda de alimentos;
- Êxodo rural , que originou a formação de pequenas cidades (vilas) ou burgos.
- Formação de uma nova classe social , a burguesia.
- Desenvolvimento das cidades e do comércio.
- Início do uso da moeda nas intermediações comerciais.
- Guerra dos Cem Anos (1337-1453) entre França e Inglaterra.

Pode-se dizer que as transformações ocorridas na Idade Média - desenvolvimento comerciais , crescimento das cidades , uso de moeda , aliança dos reis com a burguesia - condenaram o feudalismo à dissolução. As grandes navegações do século XV marcam , assim , o início de um novo período: o capitalismo comercial ou mercantilismo.

sábado, 9 de maio de 2020

Instrumentos da Cartografia


A escala é um elemento fundamental da cartografia . É por meio dela que se estabelece a relação entre as distâncias reais a serem cartografadas e as distâncias representadas no mapa. A escala pode ser numérica ou gráfica. Na escala numérica , cada centímetro no mapa representa uma quantidade definida de centímetros na realidade . Assim sendo , em um mapa de escala 1 : 10.000.000 , cada centímetro no mapa corresponde a 10.000.000 de centímetros na realidade. A escala numérica é geralmente centimétrica, podendo ser convertida pelo sistema métrico em metro ou quilômetro.  Na escala gráfica , emprega-se uma linha graduada como uma régua . Nela , as distâncias de um terreno são representadas por um segmento graduado de uma reta. Como se pode observar no mapa ao lado , cada centímetro  no mapa equivale a 26.000.000 de centímetros (ou seja , 260 km) na realidade. Dessa forma , é possível encontrarmos a distância aproximada real a partir de dois pontos em um mapa. Para isso , basta medirmos com a régua a distância entre dois pontos e multiplicarmos pela escala. 




sexta-feira, 8 de maio de 2020

A Musculatura


Ao acordamos pela manhã , geralmente realizamos uma série de movimentos : abrimos os olhos , bocejamos , espreguiçamos , esticamos braços e pernas e , antes de programarmos mentalmente nosso dia , sentimos vontade de ir ao banheiro! Para cumprirmos essa simples rotina , usamos , sem perceber , diferentes músculos do nosso corpo: em poucos segundos foram movimentados os músculos os músculos dos olhos , do rosto movimentados os músculos  dos olhos , do rosto , dos braços e pernas e da bexiga urinária. Isso sem falar  nos músculos que funcionam a noite toda involuntariamente , como o do coração e os responsáveis pela respiração. O corpo humano é constituído por mais de 600 músculos, que podem ser divididos em grupos: a musculatura estriada esquelética , composta por músculos que , na maioria das vezes , se ligam aos ossos por meio dos tendões; a musculatura não estriada ou visceral , composta por músculos que envolvem os diferentes  órgãos do corpo , e a musculatura estriada cardíaca , composta por um tipo especial de músculo esquelético , encontrado apenas no coração. Cada um desses músculos é formado por células alongadas , os miócitos ou fibras musculares , responsáveis pelos seus movimentos de contração. Tanto a musculatura estriada esquelética quanto a não estriada se contraem sob o comando do cérebro . No entanto , como já vimos anteriormente , ao contrário dos músculos estriados esqueléticos , os movimentos dos músculos não estriados, como os que formam as paredes do estômago e os intestinos , são involuntários , uma vez que a ação deles ocorre independentemente da nossa vontade. Nas extremidades dos músculos estriados esqueléticos estão os tendões , responsáveis pela fixação do músculo ao osso . Cada músculo estriado esquelético está ligado a pelo menos dois ossos. 

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Rins Artificiais


Vimos como os rins são órgãos importantíssimos para manter a homeostasia do corpo humano. Existem , porém , casos em que os rins não funcionam direito ou podem mesmo perder totalmente a capacidade de filtrar o sangue. Nesses casos , dizemos que a pessoa sofre de insuficiência renal . Vários problemas de saúde podem levar a uma insuficiência renal , como infecções , processos inflamatórios , intoxicações , diabetes e mesmo acidentes com pancadas ou perfurações nos rins. Se o tratamento convencional (medicamentos e dieta) não normalizar os desequilíbrios causados pelo mau funcionamento dos rins ao metabolismo , o tratamento recomendado é a hemodiálise. Na hemodiálise , uma máquina assume o papel os rins na filtragem do sangue. À medida que o sangue do paciente circula pela máquina , ele perde sódio , potássio e ureia , enquanto recebe outras  substâncias . como a glicose . Cada sessão de hemodiálise dura geralmente de 4 horas a 6 horas , sendo necessárias uma ou mais sessões semanais, dependendo da gravidade do caso . Por isso , nos casos mais graves , os pacientes submetem-se a cirurgias para receber a doação de rins. A hemodiálise também é um procedimento de risco , porque podem ocorrer infecções por microrganismos e intoxicação por substâncias que contaminam o equipamento ou a água usada.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

As Glândulas Sudoríparas


O corpo humano apresenta mais de 2 milhões de glândulas sudoríparas , distribuídas por toda a pele. No entanto , elas não estão distribuídas uniformemente , mas , sim , concentradas em algumas áreas do corpo  como as axilas , a virilha  , a testa , as palmas das mãos e as plantas dos pés. A atividade das glândulas sudoríparas produz uma secreção , o suor , eliminado através de ductos que se abrem nos poros da superfície da pele. O suor é formado por grande quantidade de água e pequeno quantidade de sais e outros compostos resultantes do metabolismo. A eliminação do suor é chamada de transpiração. Nos dias mais quentes ou quando nos exercitamos muito (em razão do aumento da atividade celular) , ocorre aumento da temperatura do corpo. Parte do calor produzido é absorvido pela água existentes nas células. Na mudança de estado de líquido para vapor , a água do suor retira calor da superfície do corpo e o transfere para o ambiente. A evaporação do suor ajuda a esfriar o corpo e a manter sua temperatura normal , que é por volta de 37ª C. Volta já deve ter percebido que , com o corpo todo suado , a pele fica mais fria e até se arrepia, se alguma brisa passa por ela. Portanto , além de auxiliar no processo de excreção , a transpiração é um mecanismo fundamental na manutenção da temperatura corporal constante.

terça-feira, 5 de maio de 2020

Sistema Nervoso Periférico


Os sistema nervoso periférico (SNP) é formado basicamente pelos nervos - feixes de axônios envolvidos por tecido conjuntivo que partem do encéfalo para os órgãos efetores (músculos ou glândulas) , responsáveis por desempenhar as ações do organismo. O SNP é divido em sistema somático e sistema nervoso autônomo. Assim , caminhar , sentar , mastigar e segurar objetos são ações que desempenhamos quando desejamos, ou seja , são ações voluntárias ou somáticas. As ações desempenhadas pelo nosso corpo que independem da nossa vontade , como os batimentos do coração , os movimentos peristálticos que deslocam o alimento pelo tubo digestório , a secreção de suor e a dilatação da pupila  do olho , são ações involuntárias ou autônomas. O sistema nervoso autônomos , por sua vez , pode ser subdividido em simpático e parassimpático , cujos nervos têm funções diferentes e atuam , em geral , de forma oposta. Isso quer dizer que , quando um deles estimula a secreção de determina substância ou a realização de uma atividade , o outro as inibe.  Por exemplo : ao entrarmos em um quarto ou penumbra, nossa pupila se dilata , de modo a permitir a maior entrada possível de luz através dela , possibilitando que enxerguemos . A dilatação da pupila é função da divisão simpática do sistema autônomo . Ao acendermos a luz , porém , a divisão parassimpática responde com um rápida contração da pupila , diminuindo a quantidade de luz que penetra no olho. As respostas do sistema nervoso autônomo reúnem condições para que o organismo possa reagir prontamente , por exemplo , as situações de perigo.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Capitalismo Monopolista E Financeiro


O intenso ritmo de produção no século XIX e o espírito expansionista dos Estados europeus podem ser considerados fatores responsáveis pela corrida colonial em direção à África e à Ásia , onde havia imensas porções territoriais ainda não incorporadas ao domínio colonial europeu.  Esses territórios eram muito cobiçados , por várias razões : a crescente industrialização originava crises cíclicas de superprodução , o que obrigava as nações industrializadas a buscar novos mercados consumidores ; havia a necessidade cada vez maior de novas fontes de matérias-primas; os países industrializados precisavam de novas regiões para investir os capitais disponíveis. Além de todos esses fatores, havia o fato de que a população europeia estava crescendo em um ritmo acelerado e buscava novas terras nas quais pudesse se estabelecer.  No plano político , os Estados europeus , preocupados em aumentar seus contingentes militares para fortalecer sua posição entre as demais potências , acirravam disputas belicistas. Teve início uma grande movimentação para ocupar territórios coloniais e estabelecer áreas de influência . A rivalidade entre as potências imperialistas pela posse das colônias asiáticas e africanas estimulou o nacionalismo dos países europeus. Formaram-se , assim , complexos sistemas de aliança entre o poder centralizado nas mãos dos reis e a burguesia industrial. No continente americano , os EUA consolidavam-se como principal liderança capitalista da América. Após sua independência , em 1776, eles elaboraram um plano de expansão continental iniciado com a conquista territorial do oeste e ampliado, em 1823, com a Doutrina Monroe. Nessa data , o presidente James Monroe dirigiu-se ao Congresso para defender a independência das colônias europeias da América e fez um pronunciamento no qual proferiu uma das mais conhecidas expressões do poder estadunidense: "A América para os americanos". A Doutrina Monroe apoiava a soberania dos novos Estados que surgiam na América , mas deixava claro , às lideranças do velho continente ,  que o continente americano seria , a partir daquele momento , área de expansão dos interesses dos EUA  no mundo. O capitalismo entrava então em uma nova fase , a do capitalismo monopolista , típico do imperialismo , que acabou resultando na Primeira Guerra Mundial , ocorrida entre 1914 e 1918 . O capitalismo monopolista , caracterizado pela concentração de capitais , pela luta por ampliação de mercados e pelo protecionismo das nações em competição , acentuou as desigualdades. A acumulação de poder e de capital pelos países imperialistas foi consolidada no século XX , ao serem estabelecidas as bases do capitalismo financeiro. Nessa fase , os bancos passaram a concentrar os capitais  resultantes do crescimento econômico , e as bolsas de valores passaram a negociar ações das grandes empresas em operação no mundo. E foram essas empresas que assumiram o papel de protagonistas do "jogo econômico da desigualdade". 

domingo, 3 de maio de 2020

África - Os Contornos e As Formas


O relevo africano tem como característica marcante a regularidade das formas. Em geral , os planaltos predominam e , entre eles , alojam-se extensas áreas de depressão cortadas por rios e lagos. As planícies encontram-se nas proximidades da costa , e as localizadas na porção ocidental são muito povoadas , como as planícies dos países que compõem o golfo da Guiné. O continente africano também abriga montanhas de formação terciária em diversas partes do território. Tais elevações resultam do movimento das placas tectônicas iniciado há cerca de 35 milhões de anos , quando a placa africana se separou da placa da Arábia. A sequência de deslocamentos foi responsável pela formação do mar Vermelho , e o istmo de Suez permaneceu como único contato entre o continente africano e o asiático. A continuidade dos movimentos tectônicos provocou a formação de uma grande falha , n sentido norte-sul da parte leste do continente, conhecida como RIFT Valley . As falhas geológicas do Rift Valley , geradas pelas forças oriundas do movimento das placas tectônicas , formaram na região grandes cadeias de montanhas , preenchidas por muitos lagos e nascentes de importantes rios. Ali, por exemplo , encontram-se os lagos Vitória , Tanganica e Niassa , além das montanhas mais altas da África , o monte Kilimanjaro (5.895) e o monte Quênia (5.199 m). Na porção noroeste , destaca-se a cadeia do Atlas . O elevado conjunto montanhoso de formação terciária atravessa da Argélia , da Tunísia e do Marrocos , países denominados regionalmente como pertencentes ao Magreb. Esse termo é de origem Árabe e quer dizer "terra do continente" , ou "terra do sol poente" , e corresponde à área que incorpora os três países de domínio árabe citados anteriormente. Na porção nordeste da África , encontra-se a península da Somália , que abrange os territórios da Somália e do Djibuti . Essa península tem o formato de um chifre de rinoceronte , daí o nome da região : Chifre da África.  No extremo sul do continente , localiza-se a cadeia do Cabo. De formação geologia antiga , datada do Pré-Cambriano , essa cadeia apresenta maiores elevações nos montes Drakensberg , com altitudes superiores a 3 mil metros.

sábado, 2 de maio de 2020

Um Governo Centralizado | D. João


D. João respirava aliviado por ter escapado dos conflitos europeus e , pela primeira vez , sentiu-se verdadeiramente senhor da situação e capaz de construir uma obra que marcasse seu nome na história da dinastia Bragança. Rapidamente , percebeu que o Brasil tinha potencial para se transformar no centro de um poderoso império atlântico , uma vez que mantinha relações muito estreitas com a África ocidental , em razão do intenso tráfico negreiro. Para tanto , era necessário dotar o país de todas as instituições necessárias a um governo forte e centralizado , uma vez que o Brasil se tornara o centro do Estado lusitano. Entre as várias medidas e órgãos que foram criados, destacam-se:
- Alvará de 1ª de abril de 1808: anulava o Alvará de 1785 , que proibia a instalação de manufaturas no Brasil. Apesar das intenções , a concorrência desigual dos produtos ingleses (melhores e mais baratos) inviabilizou o desenvolvimento manufatureiro do Brasil. 
- Elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves : em 1815 , sob o impacto da derrota de Napoleão, o Congresso de Viena criou o princípio da legitimidade , para manter o direito à Coroa portuguesa , d. João mudou a condição do Brasil de colônia para reino. Na prática , esta medida eliminou o conceito de que o Brasil era uma colônia.
- Criação dos ministérios o Reino , da Marinha e Ultramar , da Guerra e Estrangeiros ; o Real Erário (depois Ministério da Fazenda); o Conselho de Estado , o Conselho Militar , os tribunais; a Academia Militar da Marinha. 
- Abertura do Banco do Brasil: o primeiro banco do país , para emitir notas e facilitar os negócios.
- Criação das faculdades de medicina  e direito , da Escola de Comércio , da Escola Real de Ciências , da Academia Imperial de Belas Artes , do Jardim Botânico e de escolas básicas.

Essas medidas atraíram muitos cientistas e artistas estrangeiros para o Brasil . O resultado mais importante desse conjunto de medidas foi exatamente a instalação no Brasil de uma máquina de governo centralizada , que contribuiu decisivamente para a integração de todas as regiões da colônia. Convergiam para o Rio de Janeiro e de lá partiam correios , tropas , mercadores , funcionários , estradas etc. Do Rio de Janeiro , os escravos trazidos da África eram distribuídos para as terras do sul e do interior do Brasil , que , por sua vez , enviavam à corte produtos para serem comercializados , criando redes de relações econômicas e sociais que interligavam cada vez mais distantes. Esse movimento fez aproximaram-se as elites regionais , que , interessadas em obter , do monarca , concessões , favores e prestígio , foram residir no Rio de Janeiro , ou pelo menos passar ali longos períodos. 

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Sístoles e Diástoles : Contraindo e Relaxando


A contração da musculatura cardíaca não acontece de maneira uniforme e por todo o órgão , mas alternando áreas de contração e áreas de relaxamento . Por exemplo , o sangue que está no átrio direito , por meio da contração da musculatura desta cavidade, é empurrado para o ventrículo direito , o qual para receber este sangue , precisa estar com a musculatura relaxada. Portanto , nesse momento , têm-se a contração do átrio direito e o relaxamento do ventrículo direito. Na sequência , o átrio direito relaxa a musculatura para receber mais sangue vindo corpo  e o ventrículo direito se contrai , impulsionando o sangue que está em seu interior em direção ao pulmão , pela artéria pulmonar. Denominamos de sístole à contração da musculatura cardíaca e de diástole o seu relaxamento . Sístoles e diástoles ocorrem alternadamente e impulsionam o sangue , fazendo-o circular pelos vasos sanguíneo e chegar a todas as partes do nosso corpo. 

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Alimentação Saudável Contribui Para A Saúde Do Coração


Você já reparou no que acontece com uma cidade quando , por causa de um temporal ou um acidente de trânsito , por exemplo , a única via de acesso a ela fica bloqueada? Todo o abastecimento dessa cidade é interrompido e , se o problema não é rapidamente resolvido , o caos logo se instala: faltam alimentos , medicamentos , gás de cozinha , combustível para os veículos etc. Comparando as vias públicas aos nossos vasos sanguíneos , podemos perceber que a situação em nosso corpo é muito parecida . A ingestão frequente de alimentos excessivamente gordurosos ou com excesso de cálcio pode levar ao entupimento de importantes vasos sanguíneos. A gordura (um tipo de lipídio) e o cálcio depositam-se nas paredes internas dos vasos sanguíneos, causando diminuição do seu diâmetro e o endurecimento das suas paredes, situação denominada aterosclerose. Essa situação se trona mais grave quando esse entupimento se desenvolve em importantes artérias do corpo , como a aorta (que recebe o sangue que está saindo do coração) e as coronárias (que irrigam o coração) . No caso das coronárias , a musculatura cardíaca deixa de receber alimento e oxigênio e para de contrair-se, desencadeando o infarto do miocárdio. 

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Coração: A Bomba Propulsora



O coração é a nossa grande  bomba propulsora de sangue. Suas contrações ritmadas conferem pressão e velocidade ao sangue, impulsionando-o para todas as partes do corpo. Localiza-se no interior da caixa torácica, tem o tamanho aproximado de uma mão fechada e pesa, aproximadamente , 400 g. Assim com o de outros mamíferos e aves , nosso coração está dividido em quatro cavidades:  duas superiores , os átrios (direito e esquerdo) , e duas inferiores , os ventrículos (direito e esquerdo). O lado direito do coração recebe sempre sangue venoso (que provém do  corpo e tem maior concentração de gás carbônico). Nos seres humanos , o lado direito está completamente separado do esquerdo , que recebe sempre sangue arterial (vindo do pulmão e com maior concentração de gás oxigênio). Átrios e ventrículos comunicam-se pelas velvas: a valva tricúspide separa o átrio do ventrículo direito e a valva mitral ou bicúspide separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo. Três camadas de tecidos constituem o coração: o pericárdio, que reveste o coração externamente; o endocárdio , que o reveste internamente ; e o miocárdio , músculo responsável pelas contrações cardíacas que se localiza entre o endocárdio e o pericárdio. 

terça-feira, 28 de abril de 2020

As Características Das Linguagens Artísticas



Para produzir uma imagem , o artista precisa necessariamente de algum material. Para o pintor , uma tela , tintas e pincéis ; um bloco de argila ou um pedaço de madeira para um escultor ; para o fotógrafo , uma máquina fotográfica , e uma filmadora para um cineasta . O material caracterizava a linguagem artística ; neste caso , estamos falando de linguagem visual. Entre as linguagens artísticas que buscam a imagem , vamos destacar a linguagem fotográfica , tão usada como documento da realidade , mas também tão apreciada e valorizada como expressões artística , pois pode transmitir ideias além da imagem , causar emoções , desencadear pensamentos e nos estimular a desenvolver atitudes críticas. A fotografia surgiu em 1839 , quando o artista francês Louis-Jacques Mandé Daguerre (1789-1851) , Paris , inventou um processo para fixar a imagem num papel especial , aperfeiçoando as experiências do químico francês Niépce (1765-1833) , que obteve imagens com cloreto de prata sobre papel e , em seguida , fixou uma imagem um pouco contrastada sobre uma placa metálica. O aperfeiçoamento para a técnica de fixação de imagens levou o nome de daguerreotipia , que consiste num processo em que ocorre a formação de imagens sobre uma placa de cobre recoberta por uma camada de prata. Essa placa é colocada numa câmara escura - o daguerreótipo - contendo um pequeno orifício por onde  entra um feixe de luz que projeta sobre a placa das imagens dos objetos que estão no exterior . Como a prata é sensível à luz , as imagens ficam registradas na placa que , a seguir , é revelada em vapor de mercúrio. Obtém-se assim o negativo de uma imagem que , ao ser fixada em solução alcalina , se torna positivo . Esse mesmo processo foi aperfeiçoado com o tempo , até chegarmos a uma era digital em que as câmeras fotográficas oferecem esse recurso. Pode ser que você tenha em sua casa a tradicional caixinha de fotos de família , de amigos e acontecimentos de sua vida; possui também seu retrato nos principais documentos pessoais e , possivelmente , teve a oportunidade de conhecer seus antepassados por meio de fotos ; afinal , elas têm o poder de congelar um tempo que não voltará, uma situação única , uma pessoa querida , um objeto histórico e , assim , documentar , registrar . Na verdade , a fotografia tem uma linguagem familiar que enriquece em grande medida textos de jornais , revistas , livros. 

segunda-feira, 27 de abril de 2020

A Conjuração Mineira (1789)



Em 1788, o governador de Minas , visconde de Barbacena , anunciou que a Coroa realizaria uma grande derrama para compensar impostos não pagos nos anos anteriores. A notícia foi suficiente para agitar um grupo de intelectuais , militares , profissionais liberais e funcionários que já vinha conspirado contra o domínio português. A derrama só  viria a facilitar seus planos , porque provocaria o descontentamento da população e tornaria mais fácil aos conspiradores conseguir o apoio popular para um movimento armado contra o domínio português , que levaria à independência e à criação de um governo republicano , nos moldes dos Estados Unidos. E , tal como ocorrera naquele país , caso obtivesse sucesso , os conspiradores mineiros não pretendiam abolir  a escravidão , já que a maioria deles pertencia à elite da colônia e tinha propriedades nas quais se empregava o trabalho escravo. A ideia inicial dos revoltosos era aguardar que fosse fixada a data da derrama para desencadear o movimento , executar o visconde de Barbacena e proclamar a república, tendo Tiradentes e o comandante dos Dragões , Freire de Andrade , papéis de liderança do movimento. Muito se tem estudado sobre a Conjuração Mineira e , de acordo com pesquisas recentes , vários dentro os conspiradores se envolveram no movimento por terem dívidas atrasadas a saldar com o governo português. Caso viesse a derrama , eles poderiam perder todo o seu patrimônio , daí o interesse em romper com a metrópole o quanto antes . Dentre estes , estava Joaquim Silvério dos Reis , que , em março de 1789 , denunciou a conspiração ao governador , visconde de Barbacena , em troca do perdão de suas dívidas com o tesouro metropolitano. Barbacena suspendeu a derrama e capturou os conjurados . Dentre os líderes presos estava o alferes Joaquim José da Silva Xavier , o Tiradentes . A devassa durou três anos , ao fim dos quais onze acusados foram condenados à morte . Destes , apenas um - o de origem mais humilde - foi executado , enquanto os demais tiveram a pena modificada para degredo perpétuo. Acusado de crime de lesa-majestade , ou traição ao rei , Tiradentes foi enforcado e depois esquartejado , em 21 de abril de 1792. Desse forma , podemos concluir que a Conjuração Mineira , apesar de sua importância para a história do Brasil - uma vez que , além de ter sido o primeiro  movimento efetivamente separatista na colônia , introduziu os ideais iluministas no país - , foi reprimida antes mesmo de acontecer , não saindo , portanto , do campo das ideias. 

domingo, 26 de abril de 2020

Congresso de Viena


Em 1815, reuniram-se em Viena , capital da Áustria , os representantes dos diversos reinos e governos europeus com a finalidade de restaurar a situação dos países europeus antes das mudanças ocorridas no período napoleônico . As principais decisões couberam à Inglaterra, Áustria , Rússia e Prússia. A mais importante delas baseava-se no chamado princípio da legitimidade, segundo o qual as dinastias derrubadas pela Revolução Francesa e por Napoleão deveriam reassumir o governo de seus reinos , cujas fronteiras também seriam restabelecidas . Por isso , o Congresso  de Viena ficou conhecido como um período de restauração do absolutismo e de eliminação das conquistas burguesas decorrentes da Revolução Francesa e do período Napoleônico. Para evitar que novas revoluções acontecessem , Rússia , Áustria e Prússia formaram a Santa Aliança , uma aliança militar com autoridade para agir em toda a Europa e nas colônias americanas , reprimindo qualquer contestação aos padrões restaurados do antigo regime. Aparentemente , a obra da revolução estava vencida na França e na Europa , mas só aparentemente... Isso porque , depois de 15 anos de governo napoleônico , as novas leis e instituições liberais já estavam consolidadas, havendo transformado completamente as relações na sociedade , extinguindo a herança feudal e absolutista e preparando o terreno para o desenvolvimento do capitalismo industrial na Europa. 

sábado, 25 de abril de 2020

Império da França (1804-1815)


Desde a época da Convenção Nacional , a guerra revolucionária adquiriu dupla finalidade: defender a França das potências inimigas e propagar a causa da liberdade humana, colaborando com todos os povos que quisessem rebelar-se contra o antigo regime. Assim , os franceses ajudaram e foram ajudados pelos belgas , holandeses , italianos , alemães (os dois últimos povos divididos numa multiplicidade de reinos). Uma vez aliados à França , os governos das diferentes regiões empreendiam  reformas jurídicas , econômicas e culturais nos moldes franceses. Entretanto , uma situação contraditória também se estabelecia e , em poucos anos , cobraria o seu preço : em nome da "causa da liberdade" , o Estado francês cobrava tributos dos aliados para financiar as guerras e a reconstrução do país e , como as guerras não acabavam , essa cobrança tornava-se cada vez mais impopular. A persistente resistência de ingleses e austríacos e a formação de novas coligações contra a França napoleônica impunham também , aos povos aliados , a obrigação de enviarem homens para lutar junto ao exército , com alto custo para a população jovem masculina. E , para piorar , aquilo que estrategicamente representava a força do exército francês , ou seja , sua grande mobilidade de deslocamento , apesar dos milhares de soldados , devia-se em parte ao fato de as tropas não transportarem muitos mantimentos durante as campanhas , contando principalmente com pedidos e saques às populações locais. 

domingo, 19 de abril de 2020

Natureza da Poluição


A poluição quanto à natureza pode ser: 

a) Química : quando os poluentes são de natureza química. Quando a poluição acorre por uma descarga maciça de produtos químicos é dita Brutal. Quando a incidência é lenta e gradativa é dita INSIDIOSA. Os produtos químicos tidos como poluentes são detergentes, metais pesados, ácidos , álcalis, hidrocarbonetos etc;

b) Biológica : quando os poluentes são excretos orgânicos fermentáveis , provenientes de esgotos de cidades, indústrias de tecidos, celulose e de alimentos; 

c) Radioativa : quando os poluentes são resultantes de processos atômicos , chamados de poeira radioativa . Você deve estar lembrado que as irradiações ionizantes alteram a bagagem hereditária do indivíduo. 

d) Mecânica : Quando ocorre deslocamento maciço de areias, rios provenientes de acúmulo de água, inundações , chuvas torrenciais, drenagem de canais etc; 

e) Térmica : quando os poluentes são provenientes das caldeiras industriais, reatores de usinas atômicas , refinarias etc; 

f) Sonoras: quando os poluentes são sons estridentes de buzinas de carros, fábricas , aparelhos de terraplanagem etc; . 

sábado, 18 de abril de 2020

Bioquímica Comparada


A bioquímica comparada mostra a grande semelhança existente entre dois principais compostos orgânicos: DNA e proteínas . O DNA apresenta maiores semelhanças entre os animais de parentesco mais próximo m Milhares de testes realizados em diferentes animais revelaram grande semelhança entre as proteínas do sangue dos mamíferos . Como sabemos , os peixes eliminam amônia, os anfíbios , ureia e os répteis , ácido úrico. Um embrião de ave inicialmente elimina amônia , depois ureia e, finalmente, ácido úrico , atestando uma recapitulação do processo evolutivo do metabolismo nitrogenado. 

A seleção e o cruzamento de plantas cultivadas e de animais domésticas demonstra os mecanismos evolutivos. Inúmeras variedades de cães, todas originadas de uma ou de algumas espécies de cão selvagem ou de lobo. No caso dos vegetais, as plantas hoje cultivadas representam variedades produzidas por seleção e intercruzamentos de outras.


sexta-feira, 17 de abril de 2020

O Que É A OPEP?





É uma organização internacional formada por países em desenvolvimento cuja principal fonte de receita provém das vendas de petróleo. Qualquer país que seja exportador de petróleo pode se filiar à OPEP. Os atuais membros são Arábia Saudita, Argélia , Catar , Emirados Árabes Unidos, Indonésia , Irã, Iraque , Kuwait , Líbia , Nigéria e Venezuela. As vendas de petróleo são vitais para o desenvolvimento econômico dessas nações . Por isso elas procuram trazer estabilidade ao mercado do petróleo , ajustando a sua produção para ajudar a equilibrar a balança  entre a oferta e a demanda. Duas vezes por ano, ou mais frequentemente se necessário , os membros da OPEP se reúnem para decidir quanto oferecer do produto e considerar se é preciso ajustar a quantidade para o mercado. Os onze membros da OPEP, juntos, suprem cerca de 40% da produção mundial de petróleo e possuem mais de 3/4 das reservas mundias de óleo. 

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Especiação




A especiação é o processo de formação de uma nova espécie. Os cientistas classificam a especiação sob dois processos: 

A anagênese que ocorre quando a população vai se modificando gradativamente , em função das modificações do meio. E a cladogenese que ocorre por irradiação adaptativa, isto é, a partir de grupos que se isolam da população original e se adaptam a diferentes regiões. Depois de longo tempo de isolamento , as populações originam novas espécies. Considerando uma população vivendo em um ambiente homogêneo que de repente sofre uma modificação forçando a separação da população em dois grupos , A1 e A2 que são isolados por uma barreira geográfica (como uma cadeia de montanhas ou uma massa de água), ocorrendo assim o isolamento geográfico, fator que impedirá a troca de genes entre as populações A1 e A2 
. Isoladas geograficamente e submetidas a diferentes pressões seletivas, as populações passarão a constituir raças geográficas ou subespécies. Com o tempo, aumentará a diferenciação entre as populações separadas, de maneira que, mesmo colocadas no mesmo ambiente , não conseguirão cruzar , devido aos mecanismos de isolamento reprodutivos. A essa altura A1 e A2 podem ser consideradas espécies distintas. 

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Conforto da Religião


Para muitos filósofos , a questão sobre o sentido da vida remete a uma explicação geral , a um fundamento único sobre o qual são estabelecidos os sentidos de cada uma de nossas vidas individuais . Eles não estão à procura de um significado particular para cada vida , mas , sim , de um significado único que se relacione com a vida de toda a humanidade. Em geral , essa é a abordagem dos pensadores religiosos , para os quis a existência humana na Terra se explica por um propósito divino . Porém , a busca por um fundamento último para explica o sentido da vida humana não é exclusividade dos filósofos religiosos. Pensadores gregos antigos , como Platão e Aristóteles , explicavam a existência humana com base na ideia a alma humana tende para o bem ou com base em uma oposta racionalidade do cosmo do qual o ser humano faria parte. Em outras palavras , para eles , embora não acreditassem na existência de um Deus pessoal , como o do cristianismo , também havia um sentido único para a existência humana que era vitalício para cada ser humano em particular. De qualquer  modo , no pensamento religioso encontramos uma expressão particularmente clara do modelo do quebra-cabeça . Para dar sentido à vida , juntamos as peças de um argumento que , ao final, revelará a imagem de um Deus bom , inteligente e amoroso que criou o mundo e dá sentido ao absurdo da existência humana. Essa , por exemplo , é a visão do pensador dinamarquês Sören Kiekegaard , que viveu no século XIX (você já conheceu algumas ideias dele no capítulo anterior). Para esse filósofo , a inevitabilidade da morte tornava absurda qualquer iniciativa do ser humano . Pra fugir da angústia e do desespero , poderíamos buscar a distração com os prazeres do mundo , poderíamos dar um "salto no escuro", por meio da experiência religiosa. É essa terceira possibilidade que Kierkgarrd acreditava ser mais acertada. Ainda no século XIX , Tolstói apresenta-se como outro exemplo de um pensador que buscava na religião a resposta para a questão sobre sentido da vida. Já vimos que Tolstói , na velhice , sentia-se em crise, como se estivesse se segurando em um galho e como se nada mais em sua vida fizesse sentido . Em suas próprias palavras:

"Eu tinha simplesmente entendido que a vida não tem sentido , eu poderia ter sido capaz de aceitar isso tranquilamente; eu poderia ter reconhecido que essa era a minha sina. Mas eu não conseguia me contentar com isso. Se eu tivesse sido como um homem que vive numa floresta da qual ele sabe que não há saída , eu poderia ser capaz de continuar a viver; mas eu era como um homem perdido, como um homem que estivesse andando apressadamente , esperando encontrar caminho e sabendo que cada passo ia em direção a uma confusão ainda mais profunda , e que ainda assim não conseguia deixar de andar apressadamente."

Tolstói, Liev. Confession. New York : W.W. Norton , 1983. p. 32-33. (tradução do autor.)

Ao procurar consolo para sua angústia nos escritos de filósofos , Tolstói chegou à conclusão de que o pensamento racional abordava suas preocupações de maneira muito vaga e impessoal . Por esse motivo , ele passou então da Filosofia à religião , como ele mesmo nos conta:

"Tendo entendido isso , percebi que eu não podia procurar uma resposta para minha pergunta no conhecimento racional . A resposta dada pelo conhecimento racional é meramente uma indicação de que uma resposta pode ser obtida somente por uma formulação diferente da pergunta , ou seja , somente quando o relacionamento entre o finito e o infinito é introduzido na pergunta. Eu também percebi que , não importa o quão irracional e pouco atrativas possam ser as respostas dadas pela fé , elas têm a vantagem de trazer a cada resposta uma relação entre o finito e o infinito , sem a qual não pode haver resposta . Entretanto, eu posso colocar a questão de como devo viver e a resposta é : de acordo com a lei de Deus. Há alguma coisa verdadeira que acontecerá a mim ? Tormento eterno ou felicidade eterna. Que sentido há que a morte não destrua? União com o Deus infinito , paraíso."

Tolstói , Liev. Confession . New York : W.W. Norton, 1983. p.60. (Tradução do autor.)

Tanto para Tostói como para maior parte dos filósofos religiosos , a crença em um ser supremo governando o Universo poderia trazer conforto à angústia do ser humano. Lois Hope Walker , por exemplo , uma pensadora cristã contemporânea , argumenta que a crença em Deus sustenta nossa confiança na justiça , fornece um fundamento para a ideia de que os seres humanos são todos iguais e alimenta a nossa esperança de uma vida após a morte e de que , ao final , o bem triunfará sobre o mal . Acreditar em Deus , contudo , exige um ato de fé. Assim , a explicação religiosa é suficiente somente para aqueles que aceitarem dar esse "salto no escuro". 

Nossa Relação Com O Passado


"Não lhe ocorreu que fosse aquela a primeira manifestação do esquecimento , porque o objeto tinha um nome difícil de lembrar. Mas poucos dias depois, descobriu que tinha dificuldade de se lembrar de quase todas as coisas do laboratório . Então , marcou-as com o nome respectivo , de modo que bastava ler a inscrição para identificá-las. Quando seu pai lhe comunicou o seu pavor por ter-se esquecido até dos fatos mais impressionantes da sua infância, Aureliano lhe explicou o seu método , e José Arcadio Buendía o pôs em prática para toda a casa e mais tarde o impôs a todo o povoado . Com um pincel cheio de tinta , marcou cada coisa com o seu nome: mesa , cadeira , relógio , porta , parede , camada , panela. Foi ao curral e marcou os animais e as plantas : vaca , cabrito, porco , galinha , aipim , taioba , bananeira. Pouco a pouco , estudando as infinitas possibilidades do esquecimento , percebeu que podia chegar um dia em que se reconhecessem as coisas pelas suas inscrições , mas não se recordasse a sua utilidade. Então foi mais explícito. O letreiro que pendurou no cachaço da varanda era uma amostra exemplar da forma pela qual os habitantes de Macondo estavam dispostos a lutar contra o esquecimento. Esta é a vaca , tem-se de ordenhá-la todas as manhãs para que produza o leite e é preciso ferver para misturá-lo com o café e fazer café com leite. Assim , continuaram vivendo uma realidade escorregadia momentaneamente capturada pelas palavras , mas que haveria de fugir sem remédio quando esquecessem os valores da letra escrita."

- Márquez , Gabriel García. Cem anos de solidão. Rio de Janeiro : Record, 1994 , p. 47-48.

Nesse trecho do romance "Cem anos de solidão, do escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014) , os habitantes da aldeia fictícia de Macondo estão "dispostos a lutar contra o esquecimento" , causado por uma doença da insônia que levava progressivamente à perda da memória. Poderíamos então imaginar o futuro dessa comunidade à medida que a perda de memória é agravada: as pessoas simplesmente parariam de agir , pois não saberiam o que fazer.  A palavra memória faz parte de nosso dia a dia respeito a algo que em geral temos como positivo. Por meio da memória , somos capazes de evocar lembranças necessárias para orientar nossas ações. Graças a ela , podemos nos lembrar de compromissos assumidos , favores prestados , contas a pagar , piadas que ouvimos alguém contar , além de uma série de outras informações. Quando temos dificuldade em nos lembrar das coisas , dizemos que a memória está "fraca" , que na maioria das vezes consideramos algo negativo . Tanto assim  que uma das coisas que mais assustam as pessoas é o mal de Alzheimer , que causa a perda progressiva da memoria. Nossa relação com o passado pode se dar não só no âmbito individual como também no coletivo. Assim como a perda da memória apavora José Arcadio Buendía , personagem do romance de García Márquez , ela também representa uma ameaça à comunidade de Macondo. Isso acontece porque as sociedades desenvolvem modos coletivos de se relacionar com o passado. No Ocidente , podemos identificar duas formas principais de representação do passado coletivo : a memória (social ou coletiva) e a história. A primeira consiste em uma manifestação relativamente  espontânea da coletividade, que busca no passado elementos para compreender a si mesma no presente. A história , por sua vez , se apresenta como uma representação formal do passado com base em uma análise crítica de suas fontes. Em breve , conheceremos algumas das inúmeras reflexões que a tradição filosófica nos legou sobre essas formas de lidarmos com a passagem do tempo e nos relacionarmos com o passado. 

O Falso Raciocínio: As Falácias



Uma das tarefas da lógica é denunciar as falhas no raciocínio , também chamadas de falácias. Um raciocínio pode ser incorreto por vários motivos. Em primeiro lugar , as premissas podem ser falsas. Lembre-se do exemplo apresentado anteriormente , que tinha como premissa : "Nenhum homem tem pulmões".  Já que essa proposição é falsa, a conclusão também é, embora o raciocínio fosse formalmente correto. 
-Todo bode tem quatro patas.
-Todo elefante tem quatro patas.
- Logo , todos os elefantes são bodes.

Nesse raciocínio , partimos de premissas verdadeiras. É verdade que todo bode tem quatro patas , assim como é verdade que o elefante também as tem. Mas o raciocínio é incorreto porque o termo médio (ter quatro patas) não é tomado em sentido universal em nenhuma das premissas. Em outras palavras , a forma como foi construído o raciocínio é que nos leva ao equívoco.

Há outras formas fáceis de identificar silogismos inválidos. Por exemplo :
- De duas premissas negativas nada se conclui.
- De duas premissas particulares nada se conclui.
- Se uma premissa for particular , a conclusão não pode ser geral.
- Se uma premissa for negativa , a conclusão não pode ser afirmativa.
- Duas afirmações não podem gerar uma negação.
- Em pelo menos uma das premissas o termo médio tem de ser tomado como universal.
- A conclusão não deve conter o termo médio.

Muitas vezes , os raciocínios são considerados falsos por uma questão de redundância. Se alguém , por exemplo , argumenta que " a democracia é o governo da maioria" porque , "no governo da maioria se dá a democracia" , na verdade não houve silogismo . O que se fez simplesmente inverter os termos : o que era sujeito virou predicado , e o que era predicado virou sujeito. A conclusão , portanto , não passou de uma maneira diferente de dizer o que havia sido afirmado antes.

Vejamos outros exemplos de falácias:
- Todo brasileiro é flamenguista.
- Eu sou brasileiro.
- Logo , eu sou flamenguista.

Nesse caso , o raciocínio é formalmente válido  mas ainda assim é uma falácia , pois o conteúdo de uma de suas premissas é falso: "não é verdade que todo brasileiro , é flamenguista".
- Nenhum cachorro é bípede.
- João não é cachorro.
- Logo , João não é bípede.

Nesse caso , o raciocínio também é uma falácia , embora as premissas sejam verdadeiras. O erro acontece porque as duas premissas são negativas , pelo uso das expressões "nenhum" e "não é". E, de acordo com as regras da lógica formal , de duas negativas nada se conclui. 
- Todo os vegetais têm células.
- Todos os animais têm células.
- Logo , todos os animais são vegetais.

Novamente , as premissas são verdadeiras. É verdade que todos os vegetais têm células , assim como é verdade que todos os animais têm células . Mas não é verdade que todos os animais sejam vegetais. A forma do raciocínio é inválida , pois o termo médio ocupada o lugar de predicado nas duas premissas. 
- Alguns médicos são mato-grossenses. 
- Alguns mato-grossenses não têm curso superior.
- Logo , alguns médicos não têm superior.
Novamente , o problema é a forma do raciocínio . As premissas são verdadeiras, pois é verdade que alguns médicos sejam mato-grossenses, assim como é verdade que alguns mato-grossenses não têm curso superior. Mas a conclusão é equivocada , pois de dois enunciados particulares nada se conclui. 
-Toda cidade grande tem controle de trânsito.
- Tóquio é uma cidade grande.
- Logo, há o controle de trânsito em uma cidade grande.

Nesse silogismo , as premissas são verdadeiras e a conclusão também . Onde está o erro então? Veja que a conclusão é simplesmente uma decorrência da primeira premissa: se é verdade que toda cidade grande tem controle de trânsito , é necessariamente verdadeiro que em uma cidade grande haja controle de trânsito. A segunda premissa é simplesmente desnecessária para a conclusão. Não se trata, nesse caso , de um verdadeiro raciocínio , mas de uma redundância , pois a conclusão já está compreendida em uma das premissas. Assim como as demais formas de raciocínio , as falácias também fazem parte de nosso dia a dia. Em muitas soluções , é comum a utilização de argumentos mal formulados para não admitir contradições ou ignorância sobre um determinado assunto. Analisando discursos desse tipo à luz da lógica , podemos identificar os mais consistentes e rejeitar os incoerentes. Do mesmo modo , no trabalho , na escola ou em outros momentos da vida, a lógica nos torna mais aptos para avaliar as ideias de outras pessoas , assim como torna nosso próprio discurso mais coerente para as outras pessoas.



Anuncios