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domingo, 17 de maio de 2020

Arte e Indústria Cultural


Um dos fatores mais importantes para a mudança no modo como s entende a arte no mundo contemporâneo foi o impacto da tecnologia . Até o século XVIII , a obra de arte tinha como característica o fato de ser única. Uma pintura podia ser copiada , mas era sempre possível distinguir o trabalho original de suas cópias , que não eram muitas. Em função desse caráter único da obra original ou da performance , podemos dizer que a obra de arte no passado possuía um aura , ou seja , envolvia certa forma de ritual. Afinal , o ato de entrar em um museu e contemplar uma pintura envolve um estado de espírito diferente em relação a outras atividades do cotidiano , como ir à padaria tomar um café ou ao banco pagar uma conta. No entanto , com o desenvolvimento de técnicas de reprodução de sons e imagens, a aura original de uma obra de arte de uma obra famosa , como Mona Lisa , de Leonardo da Vinci (1452-1519), ou a "Persistência da Memória" , de Salvador Dali (1904-1989). Essas imagens estão disponíveis aos milhares em livros , panfletos , revistas e na internet. Essa perda da aura da obra de arte já havia sido notada na primeira metade do século XX pelo filósofo alemão Walter Benjamin. Benjamin era vinculado a uma escola de teoria social que ficou conhecida como Escola de Frankfurt. Segundo esse autor , por um lado , a perda da aura estava levando à liquidação do  modo tradicional de conceber a obra de arte. Por outro , as técnicas de reprodução estariam ampliando o acesso das massas à produção artística , e esse seria um aspecto positivo de transformação das estruturas sociais. O filósofo alemão Theodor Adorno (1906-1969) , também ligado à Escola de Frankfurt , no mesmo período , criticava a visão otimista de Benjamin e afirmava que , na verdade , as técnicas de reprodução estavam levando a uma massificação da cultura. Embora a teoria estética de Adorno se coloque como crítica às formas de dominação no sistema capitalista , ele não condena a cultura de elite em favor da cultura popular . Pelo contrário , ele repudia a cultura de massa , que é formatada e  vendida indústria cultural à expressão cultura de massas , pois esta pode sugerir a ideia de um cultura emergindo de baixo para cima , das massas populares , quando o que ocorre é justamente o oposto . Os bens culturais produzidos para o mercado , na visão de Adorno , são carregados de ideologia a servem aos propósitos das classes dominantes. 

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