Saiba Mais

Translate

quinta-feira, 14 de maio de 2020

O Anarquismo


Paralelamente ao socialismo marxista , outra corrente tem disputado a liderança do movimento operário ao longo da história. Trata-se do anarquismo. O termo , de origem grega , se dá pela junção do prefixo an ("sem") com a palavra arkhé ("soberania"), significando assim a "ausência de governo ou de Estado". Os anarquistas acreditam que o Estado é uma instituição essencialmente volta à manutenção do sistema de dominação. Desse modo , para eles , um projeto de reforma visando à promoção da justiça social deve se dar em primeiro lugar pelo fim do Estado. Como alternativa , são propostas diferentes formas de autogestão , como federação de associações voluntárias. Um dos pioneiros no pensamento anarquista foi jornalista e filósofo inglês William Godwin (1756-1836), para quem o ser humano é inerentemente bom e propenso a seguir os princípios da razão , mas se desvirtua dessa tendência devido às diferentes formas de controle . Isso o levou à conclusão de que a extinção do Estado seria a condição para a instauração da justiça social. Outro importante teórico precursor do movimento anarquista foi o filósofo e economista francês Pierre Joseph Proudhon (1809-1865). Em uma de suas obras mais conhecidas , "O que é propriedade?" (1840) , Proudhon argumenta que a propriedade é um roubo , uma vez que substitui a noção de possessão , que é anterior e mais de acordo com a natureza. Para ele ,  "quando todos têm direitos iguais de ocupação, a possessão varia de acordo com o número de possessores; a propriedade não pode se estabelecer senão por si próprio" (Proudhon , Pierre-Joseph. O que é propriedade?. In: Woodcock , George (Org.) . Grandes escritos  anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 1989). Como a propriedade é legitimada pelo poder político , Proudhon via a necessidade da derrubada do Estado como condição para a justiça social. Nas palavras do pensador francês:

"Portanto , numa sociedade , autoridade do homem sobre o homem é inversamente proporcional ao estágio de desenvolvimento  que aquela sociedade atingiu. A provável duração daquela autoridade pode ser calculada pelo desejo mais ou menos forte de um governo verdadeiro , isto é , de um governo científico. A justiça , como direito da força e o direito  do artifício , recua diante do avanço estável da justiça e , ao final , deve ser extinta pela igualdade ; assim como a soberania da vontade sobre a soberania da razão ,  e deve ser abolida no socialismo científico . A propriedade  e a realeza têm-se quebrado em pedaços desde que o mundo começou . Assim como o homem busca justiça na igualdade , a sociedade busca ordem na anarquia."

-Proudhon , Pierre-Joseph. O que é propriedade?. In. Woodcock, George (ORG.). Grandes escritos anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 1989 .P.61-62.

Anuncios