Saiba Mais

Translate

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O Ponto de Fusão (PF) e Ponto de Ebulição (PE)


A fusão da água sólida ocorre à temperatura fixa de 0°C ao nível do mar. Essa temperatura é o ponto de fusão (PF) da água no nível do mar. A ebulição da água também ocorre a uma temperatura constante , que é de 100° C ao nível do mar. Essa temperatura é o ponto de ebulição (PE) da água ao nível do mar. O ponto de ebulição das substâncias pode variar bastante, dependendo da pressão atmosférica em que a experiência parece ser feita . A pressão atmosférica , por sua vez, sensivelmente com a altitude do local. Vamos deixar subentendido , de agora em diante , que todos os dados relativos a ebulição referem-se ao nível do mar. Ao realizar essa experiência descrita com outras substâncias , os cientistas chegaram a interessantes resultados. Usando, por exemplo, a substância etanol - o álcool comum presente nas bebidas alcoólicas , altamente inflamável e usado como combustível - , verifica-se que a fusão ocorre à temperatura constante de -114°C e a ebulição , à temperatura constante de 78°C . Com naftaleno - substância tóxica presente nas bolinhas de naftalina -, a fusão ocorre à temperatura constante de 80° e a ebulição , à temperatura constante de 218°C. Esses resultados permitem afirmar que: 

• o ponto de fusão da água  é o 0°C, o do etanol é - 114 c e do naftaleno é 80 °C 

• O ponto de fusão de ebulição da água é 100 ° C , o do etanol é 78° C e do naftaleno é 218° C. 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Acondicionando Corretamente Ácidos E Bases


Ácidos podem ser guardados em frascos de vidro, pois, com exceção do HF, não reagem com ele. Já o HF, devido à capacidade de corroer o vidro, deve ser guardado em frascos plásticos . Atualmente há vários tipos de plásticos que não são atacados por ácidos e, portanto, podem também ser usados para acondicioná-los. Frascos feitos com metais mais reativos que o H não podem, obviamente, ser utilizados para guardar ácidos, pois são corroídos por eles. Já os metais nobres, como Cu, Ag e Aí , que não são atacados por ácidos, mostram-se muito caros para serem usados com tal finalidade. Bases também podem ser acondicionadas em frascos plásticos , mas não em fracos de vidro, pois reagem com ele . Há alguns metais que, além de reagir com ácidos , também reagem com bases , por meio de reações um tanto complexas e que não serão detalhadas aqui. Exemplos são o zinco, o alumínio, o estanho e o chumbo. Frascos de zinco, alumínio , estanho e chumbo não podem , portanto, ser usados para acondicionar bases. 

domingo, 29 de dezembro de 2019

Massa Molar


Massa molar de determinada entidade química é a massa de um mol de unidades dessa entidade química. 

Casos importantes em que utilizamos o termo massa molar são :

• Elemento químico - a massa molar de um elemento químico é a massa de um mol de átomos desse elemento. Assim, a massa molar do elemento carbono é 13 g e a do elemento alumínio é 27g.

• Substância metálica - como a substância metálica é formada por átomos de um metal , a massa molar de uma substância metálica é a massa de um mol de átomos do elemento metálico que forma a substância. Assim, a massa molar do alumínio é 27 g e a do conte é 63,5g. 

• Substância molecular - a massa molar de uma substância molecular é a massa de um mol de moléculas dessa substância . Por exemplo, a massa molar da água é 18 g e a da amônia é 17 g.

• Íon - a massa molar de um íon é a massa de um mol desse íon. Temos, por exemplo, que a massa molar do Na+ é 23 e a do S2- é 32g.

• Substância iônica - a massa molar de uma substância iônica é a massa de um mol de "fórmulas" dessa substância , entendendo-se por "fórmula" o conjuntos de íons que figura na fórmula usada para representar a substância . 

sábado, 28 de dezembro de 2019

Substâncias Puras X Misturas


A água possui densidade 1,00g/cm³ e o cloreto de sódio, 2,17 g/cm³. Ao acrescentar cloreto de sódio à água e mexer, obtém-se uma mistura cuja densidade é diferente da dos dois componentes isolados. Como se pode perceber , qualquer mistura de água e cloreto de sódio possui densidade que não permite que ela seja classificada nem como água nem como sal. Verifica-se experimentalmente que uma mistura de água e cloreto de sódio, colocada num congelador , não congela a 0°C . Essa mistura inicia seu congelamento abaixo de 0°C (o valor exato depende do teor de sal) e a temperatura não permanece constante durante o congelamento , mas diminui gradualmente . Quando aquecida , verifica-se que essa mistura não entra em ebulição a 100°C . Ela começa a ferver acima de 100°C (o valor exato depende do teor de sal) e a temperatura não permanece constante durante a ebulição , mas aumenta progressivamente . Perceba, portanto, que uma mistura de água e cloreto de sódio possui propriedades que não são características da água nem do sal. Agora podemos estabelecer uma importante diferença entre substância pura e mistura. Uma substância pura , como o próprio nome diz , está pura , ou seja, não está misturada com outra substância ou com outras substâncias. Em geral, quando um químico refere-se , por exemplo, à substância água ele está deixando subentendido que se refere à substância pura água. Já uma mistura é uma porção de matéria que corresponde à adição de duas ou mais substâncias puras. A partir do momento em que elas são adicionadas , deixam obviamente de ser consideradas substâncias puras. Elas passam a ser as substâncias componentes da mistura. 

Anuncios