Saiba Mais

Translate

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Cometa


Cometa é um corpo do sistema solar que quando fica próximo do Sol demonstra uma atmosfera difusa sendo que em alguns casos também apresenta uma cauda e ambos fatores são causados pelos efeitos da radiação solar . Estes corpos possuem uma imensa variedade de períodos orbitais sendo que vão variando de poucos ou centenas de milhares de anos . Há alguns dos quais os estudiosos acreditam que só passaram pelo Sistema Solar uma única vez antes de estarem no espaço interestelar. 

Os cientistas acreditam que os cometas de curto período sejam originados no Cinturão de Kuiper , ou em seu disco de espalhamento , que se encontra além da órbita de Netuno. No caso dos cometas de períodos longevos , acredita-se que estes sejam provenientes da Nuvem de Oort, dos quais são chamadas formados de resquícios da nebulosa condensação solar , que fica muito além do Cinturão de Kuiper. Os cometas são impulsionados dos limites externos do Sistema Solar em condução ao Sol por meio da perturbação gravitacional ocasionada pelo resultado do choque de objetos nestas regiões. 

Os cometas são diferentes dos asteróides por causa da existência de uma cauda ou coma . Certamente , os cometas mais antigos que perderem seu material volátil podem ser semelhantes a asteróides. Os estudiosos acreditam que alguns asteróides possuem origens diferentes dos cometas , sendo constituídos no Sistema Solar interior ao invés do Sistema Solar exterior. Porém, algumas descobertas deixaram mais abrangente a distinção entre cometas e asteróides .

Lágrima • Biologia


Trata-se de uma combinação de secreções provenientes das glândulas lacrimais que limpam e lubrificam os olhos sendo formadas por sais minerais, água , gordura e proteínas. Já nas situações de emoções fortes , prazer, alegria , admiração , irritação e bocejos podem originar a lacrimejação  (Choro). A lágrima é uma barreira física essencial  do sistema imunológico que trabalha na proteção dos olhos e nos seres humanos, o revestimento da película lacrimal contido no olho é conhecido como o filme lacrimal. A lágrima é composta por 98% de água sendo o cloreto de sódio, enzimas (lisozima e lipídios) e complexos imunológicos que fazem o restante do material sólido . Os fluídos são expelidos pelas glândulas lacrimais e passam pelos canais excretores para a região entre o globo ocular e as pálpebras . Quando os olhos piscam, os fluidos lacrimais são espalhados por toda a superfície do olho. Esses fluidos se aglomeram no lago lacrimal e depois são sugados para dentro do ponto lacrimal, trilhando por canalículos lacrimais , transpondo num reservatório com o nome de saco lacrimal. Depois disso tudo eles são levados pelo ducto nasolacrimal e se mantém na cavidade nasal. 

Células Procariontes


As células que possuem membrana plasmática , citoplasma, parede celular, material genético, citoplasma e não contém presença de núcleo são chamadas de células procariontes. Estas não detém uma "pele" fina que envolve o chamado envoltório nuclear . Envoltório nuclear é responsável por asseverar o material genético reservado. No caso de uma celular não  possuir esse envoltório , o material genético fica disperso no citoplasma.  Sistemas de Endomembranas não são encontradas nestas estruturas, o que significa que não há organelas delimitadas pelas membranas e as enzimas respiratórias estão ligadas à própria membrana celular sendo que o cromossomo é a molécula desacompanhada de DNA. Estas englobam uma organela que não é membranosa cujo nome é ribossomo. Nos procariontes, o ribossomo é a organela encarregada de sintetizar fitas  proteicas de Ácido Ribonucleico complementares que já existem ao formar enzimas.




Anuncios